sexta-feira, 27 de abril de 2018

Resenha || Quando as Estrelas Caem, de Amie Kaufman e Meagan Spooner | Starbound #1

Novo Conceito, 2018 || 416 páginas || Skoob
Sinopse: Tarver só tem 18 anos, mas já ocupa o posto de Major e foi condecorado como herói. Lilac é mimada e arrogante, e acha que o mundo existe somente para servi-la. A menina mais rica da galáxia e o guerreiro misterioso. Perdidos em um planeta abandonado, os únicos sobreviventes de um desastre que matou milhares de pessoas sabem que precisam aprender a conviver e não estão certos de que conseguirão voltar para casa um dia. Juntos, eles enfrentam aparições, vozes fantasmagóricas, coisas que desaparecem e a presença cada vez mais próxima da força desconhecida que ejetou do espaço a nave Icarus. Criando um vínculo que supera o clichê os opostos se atraem , Lilac e Tarver provam que a coragem e a lealdade podem ser muito maiores que o instinto de sobrevivência. Personagens que, de tão imperfeitos, nos fazem torcer por eles. Suspense arrebatador, amadurecimento e um desfecho eletrizante daquelas fantasias que nos cativam e fazem querer compartilhar a história com todo mundo... Quando as estrelas caem é apaixonante.  

RESENHA ✍

Quando as Estrelas Caem é o primeiro livro de uma trilogia escrita a quatro mãos pelas autoras Amie Kaufman e Meagan Spooner. Há alguns anos li a sinopse desse livro e fiquei bem curiosa, afinal se trata de um jovem adulto com um pé na ficção científica, e eu queria ver como as autoras iriam introduzir esse último elemento na trama. Finalmente o livro foi lançado aqui no Brasil!

O livro apresenta dois personagens bem diferentes: Tarver tem 18, ocupa o posto de Major e foi condecorado  como herói após uma bem-sucedida missão que o deixou bem conhecido. Em uma festa ele conhece a bela Lilac e se encanta por ela...

Lilac é a garota mais rica de toda a galáxia (e mimada também); quando conhece Tarver ela acredita que o Major só se aproxima pelo mesmo motivo que todos os outros: seu dinheiro e posição. Mal sabe ela que Tarver não faz a mínima ideia de quem é Lilac; talvez a única pessoa em todo o universo a não saber.

Quando a nave que eles ocupam entra em pane, eles são os únicos sobreviventes do desastre que ceifou milhares de vidas; agora os dois se encontram em um planeta desconhecido e abandonado onde precisam, juntos, lutar pela sobrevivência enquanto algo ali parece querer enlouquecê-los.
"Ela não está olhando para mim e vendo um cara criado no lado errado do planeta. Ela não está vendo um soldado, nem um herói de guerra, nem um rústico sem cultura que não entende quão difícil isso é para ela, nem um idiota que não sabe o que é certo. Ela apenas me vê."
O livro é todo narrado por ambos os personagens, em capítulos alternados. Isso é algo que gosto bastante e que, neste caso, as autoras foram bem sucedidas.

Os personagens em si mudaram bastante no decorrer dessa história; comecei o livro querendo esganá-los. Sério, tem alguns clichês que deveriam ser banidos do gênero! A Lilac se mostrou bem mimada, mas esse não foi o principal problema. Seus surtos de arrogância e complexo de superioridade quase me fizeram jogar o livro na parede, mas como sou bem insistente continuei a leitura. E ainda bem que fiz isso.

Na segunda metade da obra (o título tem mais de 400 páginas) as autoras colocam seus protagonistas em situações bem difíceis onde eles precisam confiar um no outro e continuar lutando enquanto o planeta ia se mostrando mais e mais perigoso para eles, física e psicologicamente. A partir daí eles mudam, e para melhor. Vê-los encontrar força de onde não parecia haver nenhuma foi realmente um ponto forte na leitura; adorei!


Obviamente, temos um romance que vai se desenrolar aqui. Achei a dinâmica dessa aproximação entre os personagens um tanto quanto rápida, mas a química entre eles foi tão forte que deixei passar e só aproveitei os momentos fofos e previsíveis que me fizeram abrir um sorriso bobo em algumas passagens.
"E ali surge, contra o que se poderia esperar, como o sol espiando por detrás das nuvens. Um esboço de sorriso."
A ficção científica aqui realmente foi o que mais me incomodou, pois achei a forma como as autoras tentaram explicar um tanto quanto rasa, especialmente em se tratando da queda da nave onde os protagonistas estavam. Fiquei bem perdida!

Como um romance YA o livro cumpre o que promete e reserva algumas surpresas bem bacanas ao leitor. Eu realmente não estava esperando aquela reviravolta perto do fim, confesso que fiquei com o coração na mão e torcendo muito pelos personagens.

Achei alguns erros de revisão no meu exemplar, mas nada que dificultasse o entendimento da narrativa.

Leitura recomendada!
Espero que tenham gostado da resenha! Comenta aqui embaixo se já leu o livro ou tem curiosidade :)

19 comentários :

  1. Achei a capa apenas linda!!!
    Entretanto a sinopse não me ganhou!
    Não gosto de ficção científica e nem sou muito fã de YA. Juntando os dois então.... é algo bem perigoso para mim.
    Mas adorei conhecer a obra aqui no seu blog.
    Acho que minha sobrinha iria curtir bastante!
    Vou passar a dica para ela!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei muito da capa! Super entendo, Ana! Indica sim a leitura pra ela :D
      Beijos!

      Excluir
  2. Acho a capa desse livro linda e a premissa não fica muito atrás. Fico curiosa para conhecer mais de Lilac e Tarver nessa luta por sobrevivência, mas é uma pena que o romance tenha se desenrolado rápido demais. O fato dele cumprir com o que promete e ainda trazer uma reviravolta é muito bom, quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Confesso que a capa não me chamou atenção, mas ao saber que se trata de um YA com ficção científica que te surpreendeu me deixou um tanto animada, ainda mais que te fez ficar com o coração na mão pelos personagens.
    Espero ter a oportunidade de ler em breve, mesmo com os errinhos.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabrielly!
    Primeiro, tenho que comentar sobre essa capa, que é horrivelmente feia, rsrsrs. Meu irmão de 12 anos consegue fazer uma capa melhor.
    Agora, sobre o livro, até têm alguns pontos que me interessam no livro, mas pela sua resenha, achei uma história com muitos clichês e pouco diferencial, então pulo a dica desse vez.
    Adorei a sua resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu já tinha visto esse livro por aí, mas não curti a capa dele. rsrs De certo modo, fiquei surpresa por ser ficção científica, pensei que fosse algo de fantasia, mas mesmo assim não me atraiu tanto assim. Não sei se leria, achei a protagonista fútil demais, mas, nunca se sabe, posso mudar de ideia.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, essa leitura em nada me atrai. Não gosto de mocinhas assim tão fúteis, isso me irrita tremendamente num livro. Fico com vontade de arremessar longe.kkkkkkkk... E acho que nem o fato de ela mudar ao longo do livro acabaria com minha antipatia. Além disso, não sou muito de ficção científica, menos ainda num romance. Até leio ficção científica, mas prefiro que não seja em romance.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Há anos tenho curiosidade sobre esse livro, porém decidi esperar que ele fosse lançando aqui no Brasil. Agora que esse momento chegou, estou muito curiosa para fazer essa leitura. Confesso que o que mais me atraiu no livro foi essa capa, seguida dos comentários muito bacanas que ouvi na época de lançamento lá fora. Enfim, espero aproveitar essa leitura e não me sentir tão incomodada com as explicações rasas.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    A capa desse livro é lindo, o único receio que tenho de iniciar é por se tratar de série e a Novo Conceito demora demais para lançar as continuações.
    Por isso vou deixar pra ler mais pra frente.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Oi! Não gosto muito de ficção científica, e misturada com um romance assim, acho meio difícil me interessar pela leitura. Ainda que tenha achado bastante diferente, os personagens, o modo como acabam ficando juntos e como precisam passar por esse acidente e desenvolver o amor dos dois. Obrigada pela resenha.


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  10. Oiie!
    Achei a capa desse livro legal, mas a premissa meio estranha hahaha'.
    Eu até gosto de sci-fi e pretendo da uma chance futuramente a esse livro
    Você disse que na trama ocorre mudanças na personagem, mas também disse que tem erros de revisão tradução. Será que seria o mesmo que encontrei em A Hospedeira, mesmo sendo editoras diferentes?
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  11. A capa deste livro é maravilhosa, mas confesso que meu interesse por ele é só isso. Não curto muito ficção cientifica e não curto muito livros escrito por mais de um autor. Mas quero vencer esse meu preconceito e quem sabe, dar uma chance para esta obra.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tudo bom?

    Ainda não tinha ouvido falar do livro e não tenho muita certeza se eu o leria. Está dos capítulos serem alternados para mim nem sempre dá certo, mas fico feliz que neste caso foi bem sucedido. Gostei de saber que os personagens mudam para melhor ao decorrer da leitura. Enfim, adorei a resenha ❤️

    Um beijo

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?

    Eu não conhecia esse livro antes do seu lançamento, então não estava tão ansiosa assim. A premissa é interessante, mas tem alguns pontos que me chamam a atenção por serem circunstâncias que não me agradam tanto: ficção científica rasa, com falta de explicações em algumas situações; relacionamento rápido, apesar de terem química; a personalidade da protagonista, que não me agrada muito pela descrição; e começo lento. São mais pontos negativos do que positivos, por isso não fiquei tão animada com essa obra. Porém, você gostou tanto e elogiou algumas coisas, que podem me fazer reconsiderar. Vou procurar saber um pouco mais sobre a obra e ver se eu vou querer ler <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação, mesmo assim :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Gabi

    Está aí um livro anunciado há muito tempo, mas que só agora deu as caras! Hahahah
    Confesso que não leria porque não curto ficção científica. E mesmo com essa pegada mais jovem a história ainda não chamou minha atenção.
    Que bom que houve essa mudança nos personagens após as adversidades, principalmente em Lilac. Não curto personagens arrogantes, então bom saber que ela evolui.
    No mais, adorei a resenha e espero que a editora não demore anos para publicar o próximo.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  15. Que capa linda! Porém para uma distopia fantástica me conquistar, precisa ser muito incrível! Preciso ler mais resenhas sobre para saber se será uma leitura proveitosa para mim. Mas ameiseu post! 1 Ponto positivo da obra para mim!

    ResponderExcluir
  16. Oi oi querida!
    Eu ganhei o ebook desse livro de um amigo, mas não peguei o livro ainda pra ler. Pois estou na temporada e seminários/provas. A história me deixou bem intrigada e fiquei curiosa para conhecer esse enredo criado pela autora. A sua resenha foi bem sincera e esclarecedora, o que me deixou encantada para saber mais sobre os personagens. Espero gostar da leitura, pois o gênero é um dos meus favoritos.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  17. Oi Gaby!
    Sinceramente não fiquei muito animada com esse livro, não. Eu não esperaria até a metade, se nas primeiras 200 páginas tava um saco, eu largaria. kkkk Uma pena que as autoras não foram felizes na hora de fazer o leitor entender todo o universo.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?
    Não curto muito livros com pegada de ficção científica, então não acho que seja uma leitura para mim, ainda mais quando esta temática se mostra um tanto confusa e deixa o leitor perdido, como aconteceu com você.
    Apesar disso, curti saber que mesmo a aproximação entre o casal tendo sido rápida, ela convence, devido os sentimentos intensos.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!