quarta-feira, 18 de outubro de 2017

O Menino de Boa Esperança, de Sérgio Douglas

Autor: Sérgio Douglas 
Editora: Autografia
Ano: 2017
Páginas: 282
*Exemplar recebido em parceria com a editora
Sinopse: O romance conta a história de um garoto da periferia do Rio de Janeiro que lutou para vencer a barreira da miséria. Filho de mãe solteira, o rapaz não teve referencias familiares em que pudesse se inspirar. Ao longo da vida, foi conhecendo pessoas e passando por situações que o fizeram acreditar que tinha inteligência suficiente para conseguir ir longe. Dotado de uma determinação implacável, este herói popular teve a audácia de determinar claramente, ainda na adolescência, seus ambiciosos objetivos pessoais. Munindo-se de muita coragem, força de vontade e fé no que não podia ver, ele usou toda sua garra e talento para deixar de lado os mais duros empecilhos da vida e tornar-se um homem realizado

Neste livro vamos conhecer a trajetória de vida do próprio autor Sérgio Douglas, um carioca de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense que viveu sua vida toda em um barraco com seus familiares, até que com muita força de vontade e amor pelo conhecimento, acabou se tornando consultor financeiro de um dos maiores bancos do país.

Em O Menino De Boa Esperança, o autor narra de forma romanceada e sob o pseudônimo de Francisco Luiz, a história de vida de sua família, desde sua avó que teve que fugir de casa ainda muito nova para se livrar dos abusos do próprio pai; sua mãe que também sofria bastante violência por parte de seu padrasto até seu amor pelo conhecimento, que acabou o levando ao sucesso profissional. 


Sobre minha experiência de leitura: Confesso que demorei um pouco para engatar nessa leitura, pois o autor nos leva muito tempo atrás para contar a história de seus antepassados, a história de sua avó foi muito dura, de sua mãe igualmente; mas quando finalmente chegou a parte onde ele aparece de fato, a leitura ficou muito mais interessante e rápida, tão rápida que acabei devorado o livro em poucas horas. 

Sua história me cativou totalmente, seu amor pelos estudos me motivou bastante a seguir com os meus e ir atrás dos meus objetivos. Sua garra de ajudar a família e sempre procurar obedecer e dar orgulho para sua mãe me deixou extremamente feliz e emocionada.


A linguagem usada nesse livro é direta, crua e verossímil, mesmo que o autor tenha decidido nos contar sua história de forma romanceada deu pra notar que, em momento algum, ele nos manipula para nos envolvermos ou aflorar nossas emoções, isso acontece de forma natural, pois não tem como não sentir grande emoção com sua história, além de  orgulho por ele, por ser um garoto esforçado e não ter se deixado abater pelas inúmeras dificuldades e preconceitos pelos quais passou. 

Outra coisa que me interessou bastante durante a leitura, foi a parte social abordada; o livro trata, sem rodeios, temas bastante fortes e necessários como a fome, a falta de condições dignas e o preconceito pelos quais a maioria da população pobre passa, independente da região em que vive.


Enfim, essa leitura foi ao mesmo tempo um soco no estomago e motivo de orgulho; é uma leitura importantíssima e que eu indico para todos, principalmente para os adolescentes em idade de duvidas quanto ao futuro, O Menino de Boa Esperança é uma verdadeira lição de vida.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!