sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Todos os Pássaros no Céu, de Charlie Jane Anders

Autora: Charlie Jane Anders
Título original: All the Birds in the Sky
Editora: Morro Branco
Ano: 2017
Páginas: 480
Skoob
*Exemplar recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Uma grandiosa história de amor, fantasia e ficção científica.  Desde pequenos, Patrícia e Laurence tinham formas diferentes – e às vezes opostas – de enxergar o mundo. Patrícia podia falar com animais e se transformar em pássaros. Laurence construía supercomputadores e máquinas do tempo de dois segundos. Enquanto tentavam sobreviver ao pesadelo interminável da escola, seu isolamento se transformou em uma amizade cautelosa. Até que circunstâncias misteriosas os separam para sempre. Ou assim eles pensavam. Dez anos depois, ambos se reencontram em São Francisco. O mundo está prestes a implodir. Patrícia é formada em uma secreta escola de magia, e Laurence é um cientista tentando salvar a humanidade. A medida que os dois se reconectam, se veem levados a lados opostos em uma guerra entre ciência e magia. E o destino do mundo depende dos dois. Provavelmente. Uma profunda, mágica e divertida análise sobre a vida, o amor e o apocalipse.
Todos os Pássaros no Céu é um livro de ficção científica com elementos de fantasia e tem como protagonistas dois personagens bem diferentes: Laurence e Patrícia.

Laurence é um jovem gênio da computação, construindo uma máquina do tempo de dois segundos e montando supercomputadores antes mesmo de chegar à adolescência; já Patrícia não é nada ligada à tecnologia. Quando criança teve uma experiência meio maluca, quando percebeu que entendia os pássaros, e melhor: podia se comunicar com eles. Desde então sua ligação com a natureza aumentou ainda mais.

Na escola, ambos sofreram bullying por ser quem eles eram. Um carinha estranho e desajustado e uma garota meio bruxa. Duas crianças diferentes; e todos sabemos bem o quanto o diferente pode ser malquisto. De qualquer forma eles se tornaram grandes amigos, compartilhando descobertas, aventuras e segredos. Até que alguns episódios realmente estranhos os separa.


Alguns anos depois, agora na idade adulta, eles se reencontram. As situações que os reúne depois de tanto tempo são as mais bizarras, mas mesmo assim isso parece aproximá-los ainda mais. Agora, com a tecnologia ainda mais avançada, a poluição e o descaso tomam conta do mundo, e a natureza reage. Enquanto Patrícia usa seus poderes para curar as pessoas, Laurence usa os seus para criar uma supermáquina que poderá salvar uma parte da população, enviando-a para outro planeta. Os planos de Laurence e seus amigos cientistas ameaçam a Terra, pois para salvar os seres humanos, eles teriam que destruí-la. Em contrapartida, Patrícia e seus amigos bruxos tem ideias diferentes. A natureza também.
"_ E você, senhorita Delfine? Acha que queimar a bruxa da vez ajuda a unir a sociedade?
_ Bem - disse Patrícia. - Uma sociedade que precisa queimar bruxas para se manter unida é uma sociedade que já falhou, mas ainda não sabe."
Todos os Pássaros no Céu é uma "fantasia científica" bem elaborada e com vários elementos interessantes - e inesperados. O livro é ganhador de prêmios mega importantes, como o Prêmio Nebula na categoria melhor romance e o Locus Award como melhor livro de fantasia; além de ser finalista do prêmio Hugo de ficção científica. Charlie Jane Anders já ganhou também o prêmio Lambda de romance transgênero pelo livro Choir Boy.


Esse foi um dos lançamentos mais esperados por mim esse ano, e valeu muito os meses de espera. Desde que o livro foi lançado lá fora eu li diversas opiniões sobre ele no Goodreads, algumas bem positivas e outras negativas; mas me chamou atenção o fato de que cada leitor via o livro de forma diferente, sob olhares e diferentes perspectivas; e cada um apontava elementos no livro que o outro aparentemente não tinha notado. Claro, minha curiosidade alcançou uma magnitude preocupante, afinal criar grandes expectativas para uma leitura é bem perigoso.

Finalmente realizei a leitura e posso dizer que o livro não é nada do que estava esperando, e ainda assim foi uma experiência incrível.
"Ela desapareceu na floresta, vez após vez, até gravar em seu coração todos os caminhos para se perder."
O livro é uma reflexão sobre o impacto de nossas ações no planeta. O apocalipse ecológico de Todos os Pássaros no Céu não está nada longe do que vemos todos os dias nas notícias. Não é um livro nonsense, é um livro real e desolador. A autora não poupa, não maquia ou prefere esconder; é tudo bem escancarado. Os personagens erram e sofrem as consequências. E eles erram bastante. São, acima de tudo, humanos. A humanidade no livro faz com que o leitor se questione e reflita, e existe algo melhor?


A fantasia presente no livro, no meio de toda a ficção científica, é bem introduzida e a autora abordou tudo de forma bem poética e inteligente. Patrícia é uma personagem claramente de humanas, falando com árvores e ouvindo os pássaros; enquanto Laurence é seu total oposto, e completamente das exatas. Mas o livro não é bem uma guerra entre esses dois opostos, e chama atenção para o fato de que não existe um lado certo, e que se todo mundo trabalhar junto para salvar o planeta e seus habitantes podemos ter um final feliz.
"Sociedade é a escolha entre a liberdade dos termos de outra pessoa e a escravidão nos seus."
É sim um livro maluco, e vai ficando mais e mais maluco da segunda metade para o final. Mas calma! Não é um livro difícil de ler ou complicado de entender, longe disso. Assim que a gente mergulha nessa história e fica em uma profundidade legal, é possível acompanhar a viagem da autora e viajarmos nós mesmos nessa história facilmente.


Fascinante é a palavra certa para esse livro. É bonito, inteligente, instigante e real. Nada menos. E é com certeza uma releitura certa para um futuro próximo. Todos deveriam ler; Todos os Pássaros tem o poder de abrir nossa mente um bocado, nos instiga a pensar e estimula a nossa imaginação. De fato, uma obra memorável.

A editora Morro Branco fez um trabalho incrível de edição. Além de manter a capa original, o livro está muito bonito por dentro também. Encontrei alguns poucos erros de revisão, e nada que tenha atrapalhado a leitura e sua compreensão. Fotografei alguns detalhes para vocês terem um vislumbre do quão bonito ele está. E pessoalmente é ainda melhor ;)

Leitura super recomendada, ainda mais para os fãs de autores como Neil Gaiman, Terry Pratchett e Douglas Adams. Certeza que essa viagem será inesquecível para vocês também. 

16 comentários :

  1. oi, gabi, essa editora tem lançado coisas ótimas. Gostei de saber que supriu suas expectativas, e que traz esse tom de humanidade tão intenso. Ainda, achei bem interessante esses temas importantes sobre vida e que levam a reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O catálogo deles é mesmo maravilhoso <3 Sou apaixonada! Realmente foi uma leitura incrível e que super recomendo!

      Excluir
  2. Ola,
    Achei bem interessante sua resenha e conhecer esse novo livro e o que me chamou mais atenção é que ele retrata o modo como estamos tratando nosso planeta. Esse é um assunto bem delicado para mim porque acredito sim que os homens estão destruindo a Terra e nós mesmos seremos responsáveis pela nossa extinção se isso não parar. Gostei muito da sua dica vou anotar e se puder quero ler.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2017/09/outlander-viajante-do-tempo-de-diana.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Raquel! Que bom que se interessou pelo livro! Tenho certeza que fará uma ótima leitura! Depois volta aqui e me conta <3

      Beijos!!

      Excluir
  3. Gabrielly, não sou uma grande fã de ficção cientifica, mas adoro os outros elementos que compõe o enredo e admito que a premissa desse livro me deixou muito curiosa. A capa do livro, assim como toda as partes dele é super linda. Fiquei mega interessada em fazer a leitura e conhecer melhor o mundo de Laurence e Patrícia, e espero ter essa oportunidade em bereve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é mesmo uma mistura irresistível! Eu, que também não sou uma graande fã de ficção científica, fiquei completamente apaixonada pela história. Faça sim a leitura, e depois me conta o que achou <3

      beijos!

      Excluir
  4. Olá! Primeiro, que diagramação linda!!!! Amei!! Gostei da sinopse, amo fantasia e fiquei curiosa por saber que tem ficção científica. Já amei de cara os protagonistas, vou anotar a dica e ler logo esse livro, beijos!
    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Suzana!! Fico muito feliz que tenha gostado e se interessado pela leitura! Boa leitura!!

      Super beijo

      Excluir
  5. O trabalho gráfico do livro está incrível! Já me encantei logo de cara com a capa. Estou numa vibe boa para ficção científica, saber que tem fantasia me atrai ainda mais. Não conhecia a obra, nem o autor e já estou louca para mudar isso depois de ler sua resenha.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa edição é mesmo fabulosa! Fico feliz que tenha se interessado pela leitura! Certeza que não irá se arrepender :D

      beijos!!

      Excluir
  6. Misturar amor com fantasia e ainda ficção científica parece legal, me lembra os desenhos animados da Disney, espero que a autora tenho trabalhado bem o tema e o resultado seja maravilhoso; e comoo sua resenha falou tão bem, isso deve ter acontecido mesmo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo uma mistura bem interessante, não é?! E a autora desenvolve muito bem os elementos que adiciona na trama. <3

      Excluir
  7. A capa me lembrou o livro Águas sombrias.
    Gostei da história, mas eu prefiro ficção científica nos filmes.
    Mas na verdade, acho rico quando o autor consegue explorar várias temáticas em um só livro. Como neste que tem romance, fantasia, aventura...
    A diagramação me pareceu muito boa.
    Gostei da sugestão! Beijos!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  8. Olá linda,

    Eu gosto de livros que imaginamos de um jeito pela sinopse, mas ao ler...nos deparamos com uma narrativa bem distinta das nossas expectativas, mas a mesma nos surpreende profundamente e ainda ganha um favorito na nossa estante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Gosto de me surpreender, mas essa premissa não me chamou a atenção, mesmo a autora tendo ganhado prêmios importantes. Mas vou indicar a amigas que curtem o gênero, com certeza elas vão curtir.

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Realmente a edição está linda.
    Eu não conhecia a obra, mas gostei muito da premissa. Essa questão de a lógica das ciências poder se misturar com aspectos não tão lógicos é muito interessante para mim.
    Gostei muito também do fato de cada leitor ter uma perspectivas diferente sobre a obra. Adoro quando isso acontece.
    Geralmente em livros assim parece que estamos lendo pela primeira vez a cada releitura.
    Adorei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!