domingo, 13 de agosto de 2017

Um Verão Para Recomeçar, de Morgan Matson

Autora: Morgan Matson
Título original: Second Chance Summer
Editora: Novo Conceito
Ano: 2017
Páginas: 352
Skoob
*Exemplar recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Taylor Edwards nunca se sentiu importante, muito menos alguém que se destaca. Além disso, ela tem a estranha mania de fugir quando as coisas ficam meio complicadas. No dia do seu aniversário, Taylor recebe uma terrível notícia: o pai dela está muito doente. Ela até tenta fugir novamente, mas agora sua família precisa de toda ajuda e união possível. Então eles tomam a seguinte decisão: passar o verão juntos na casa do lago. Taylor não vai à casa do lago, onde ela e a família passavam o verão, desde que tinha doze anos, e ela definitivamente nunca planejou voltar. No lago Phoenix, ela reencontra sua ex- melhor amiga, Lucy, e Henry Crosby, sua primeira paixão. De repente, Taylor se vê cercada por lembranças que preferia ter deixado no passado. Apesar do medo e de querer fugir mais do que tudo, a única coisa que resta a ela é ficar com seu pai e enfrentar os dias da melhor maneira possível. Nesse verão em família, vivendo momentos tristes e felizes ao mesmo tempo, Taylor percebe que ela tem uma segunda chance de refazer laços familiares e até, quem sabe, poder viver um grande amor. Um verão para recomeçar é um notável romance sobre esperança, amor e superação.
Taylor Edwards é uma garota de 17 anos que no momento não está muito próxima de ninguém. Seu namoro acabou, seus "amigos" se afastaram depois disso e sua família não é o maior exemplo na hora de demonstrar os sentimentos ou mesmo sentar para conversar; não até o pai de Taylor ser diagnosticado com uma doença severa e sem cura.

Agora a família Edwards está indo para a casa de veraneio do lago Phoenix, onde Taylor não pisa há anos, e para onde definitivamente não quer voltar. Mas é esse o desejo de seu pai, ter todo mundo unido de novo e aproveitar seus últimos meses de vida junto àqueles que mais ama naquela casa repleta de velhas memórias; e são dessas memórias que Taylor quer fugir, ou melhor, continuar fugindo.

Logo em seu primeiro dia ali ela revê Henry Crosby, seu primeiro amor, mesmo tendo feito de tudo para que isso não acontecesse. O problema é que ele parece estar em todos os lugares, e naquela pequena cidade as pessoas vivem se esbarrando, para o seu pesadelo. Foram 5 anos longe de Phoenix, longe de Henry e sua ex melhor amiga, Lucy. Taylor sabe que foi a culpada por ter ido embora de repente e deixado os dois na mão, sem explicações, e sabe também que eles nunca iriam perdoá-la pelo que fez naquele último verão juntos; ou será que ainda existe espaço para o perdão? Será que ela finalmente estará disposta a enfrentar seus medos e receios e ficar, quando tudo a faz querer fugir?
"Enquanto conversávamos, lembrei por que sempre fomos tão bons amigos na infância. Era como ele me ouvia falar, como não ficava simplesmente esperando para contar sua história. Era como ele sempre media as palavras e sempre respondia com ponderação. E, sempre que ele ria - o que não acontecia com frequência -, sua risada parecia sincera e me fazia desejar que ele risse ainda mais. Era o entusiasmo dele pelas coisas e como ao falar sobre algo pelo que era apaixonado, eu me sentia levada junto com ele."
Apresento hoje a vocês o livro que mais me fez chorar na vida: pode entrar, Um Verão Para Recomeçar!


Essa é uma história extremamente emocionante sobre família, primeiro amor e amizade. Acompanhar o amadurecimento dessa protagonista tão acostumada a fugir dos problemas e a descoberta de uma força que ela desconhecia possuir é inspirador, no mínimo. O livro fala, entre tantas outras coisas bacanas, sobre a importância de ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros, enfrentar os seus medos e sobre a arte de perdoar.
"É preciso apenas prestar atenção a alguns sinais. Sempre dá para encontrar a saída, por mais perdido que você imagine estar."
Taylor se mete em muitos problemas quando foge de outros, e isso se transforma em uma característica sua, além de um círculo vicioso no qual ela se encontra desde a infância; quando enxergamos a verdadeira Taylor, sem as amarras da culpa e do orgulho, vemos uma personagem muito diferente da que encontramos no início, o que não é de se estranhar, depois de todas as transformações pelas quais ela passa até o final do livro.


A relação dela com seu pai, um workaholic, sempre foi melhor do que com sua mãe, que é mais ligada à filha mais nova. Seu irmão mais velho também não é dado a muita demonstração de afeto, e eles mal conversam. Nesses 5 anos afastada dos verdadeiros amigos, Taylor se fecha bastante, e acompanhar seu crescimento é também ver o quanto ela perdeu nesse tempo, e o quão mal isso fez a ela.

O final... bem, acho que vocês já imaginam como essa história termina. Antes de ler eu também sabia, todos sabemos, mas mesmo se eu soubesse detalhe por detalhe, acredito que choraria o mesmo. E o livro não é bom apenas por ser emocionante, não é bem assim, o livro é bom por diversos motivos, incluindo construção de personagem, trama, temas abordados, cenário etc. Mas o fato de um livro conseguir tocar tanto o leitor a ponto de estimular reações como o choro é tão incrível, tão digno de nota, impossível não ficar mais encantada!

E acho que encantador pode ser a palavra certa para descrever esse livro. Encantador, em todos os sentidos. Morgan Matson tem uma escrita bem leve, descritiva na medida certa e muito envolvente. E sua descrição de ambiente é tão boa que nas horas que levei para ler o livro me senti em pleno verão, em uma praia, quando na realidade estou tremendo no inverno. Essa é a magia da literatura!


A editora Novo Conceito mais uma vez acertou em cheio na edição, trazendo o livro em uma capa muito bonita que tem tudo a ver com a história, além de ótima diagramação. Encontrei um ou dois erros de revisão, e nada que atrapalhasse a leitura.

Se você gostou de livros como Eu Te Darei o Sol e A Última Música ou gosta do estilo de autoras como o de Sarah Dessen e Stephanie Perkins, esse livro é para você! Prepare os lencinhos e mergulhe na leitura :)

17 comentários :

  1. Bom dia amiga!
    Minha visita hoje é para divulgar o blog da Biblioteca da escola que trabalho EREM DR Mota Silveira. Biblioteca Madre Ódila Maroja, este cantinho especial nasceu recentemente. É um blog voltado para pesquisas nas mais diferentes áreas de conhecimento, já tem postagens de , Matemática, Química, Biologia, Língua portuguesa, Filosofia, Sociologia, Direitos Humanos e outras áreas de conhecimento. Também faço parte na organização e pesquisas das postagens. O link é este, http://bibliotecamadre.blogspot.com.br/ caso deseje conhecer e seguir, será um grande prazer, pois como seguidora e comentarista dos meus blogs, você só engrandece as postagens. Obrigada, tenha um Domingo de muita paz e um início de semana abençoado.
    Desculpe não comentar a sua maravilhosa postagem, logo retornarei. Abraços Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lourdes! Obrigada pela visita e meus parabéns pelo lindo trabalho com a biblioteca e o blog <3
      Super beijo!

      Excluir
  2. Olá,

    Não conhecia o livro, mas a premissa me conquistou já que estou investindo em romances. Fiquei curiosa para saber como vai se desenrolar a relação dos protagonistas e essa edição realmente está maravilhosa, aliás suas fotos ficaram lindas. Dica super anotada.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Parece ser realmente um livro emocionante que toca em temas próximos de qualquer pessoa - família, vida, morte, amigos, laços rompidos. Bela resenha que explorou os principais temas do livro e as sensações que despertou. No momento, não é o que estou procurando, mas guardarei a dica para uma leitura futura. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei pensando que meio que parece uma história que já foi contada muitas vezes e com nenhuma diferença. Não sei se é porque ando lendo demais livros do genero. Talvez esteja na hora de mudar um pouco pra voltar a me encantar por histórias assim.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá, primeira resenha que leio desse livro mas já quero ler ele, não sou muito de ler livros que fazem choras mas pela sua resenha já fiquei curiosa com a história dessa protagonista e seu passado. Gosto de histórias que falem sobre família e amizade.

    ResponderExcluir
  6. Achei sua resenha completíssima, não conhecia o título mas parece ser uma leitura maravilhosa. Anotei a dica!

    ResponderExcluir
  7. Oi Gaby!

    Adorei a resenha e fiquei bastante interessada em fazer essa leitura, espero gostar tanto quanto você! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Que história incrível! Pela sua resenha, já senti o que o livro quer passar. Não conhecia nem a autora, nem a obra, mas já anotei a dica com certeza.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Gaby
    Que resenha linda, menina! NOssa, se te fez chorar tanto eu já quero. Gosto de sofrer nas leituras haha mas também daqueles emoções que aquecem o coração.
    Gostei das mensagens que o livro passa. Não lembro de ter lido outras resenhas do livro. Amei a dica!

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Adoro esse tipo de leitura sobre se reencontrar e passar a valorizar as coisas que realmente importam e ter a sua vida mudada positivamente por se deixar permitir e se importar, com certeza fiquei curiosa com o livro e espero lê-lo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá! Adoro esses livros que falam sobre encontros e desencontros, com dramas familiares e amizade! E é raro vermos um amadurecimento tão grande da personagem no decorrer de uma trama, como você mencionou! Fiquei curiosa para saber o que ocorreu no passado dela e também como ela retoma as relações após tanto tempo. Sim, quando um livro nos faz chorar é porque realmente o autor soube conduzir toda a história!
    Vou procurar para ler.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá! Amei a premissa, fiquei curiosa para conhecer a história toda! Amo quando encontro bons dramas nos livros e pelo que percebi vou gostar e me emocionar com a leitura, parabéns pela resenha, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Já tinha ouvido falar desse livro mas não sabia que a premissa era tão cativante, estou investindo em romances e por isso com certeza irei dar uma chance a essa leitura. Ótima resenha!

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  14. Oie! Tudo bem?

    Achei a capa dessa obra muito bonita, mas não sei se a leria por agora! Parece ser uma história bastante encantadora mesmo, mas estou numa vibe bem diferente dessa obra, mas vou deixar o nome anotado para quem sabe no futuro ler!

    BJss

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Eu já estava de olho nesse livro há algum tempo, mas como não é uma prioridade foi ficando para depois.
    Adorei a resenha e só me mostrou que preciso ler logo.
    Njs

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro, mas só de ser o que mais te fez chorar na vida já me ganhou. Amo livros que emocionam a esse ponto, então com certeza vou precisar adquirir. E vou guardar a dica de que pode me ajudar a esquentar, pelo menos psicologicamente, num dia bem gelado... Rs...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!