quarta-feira, 15 de março de 2017

A Lista Negra, de Jennifer Brown

Resultado de imagem para a lista negra livro capaAutora: Jennifer Brown
Título original: Black List
Editora: Gutenberg
Ano: 2012
Páginas: 272
Skoob
Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.
Neste livro vamos conhecer Valerie Leftman, uma garota de 16 anos que está no ultimo ano do ensino médio; sua vida pessoal não anda nada bem, seus pais brigam a todo instante, e na escola ela não é nada popular e sofre muito bullying.

Sua unica fuga dos problemas é o namorado, Nick. Em um certo dia, ela resolve criar uma "lista negra", um caderno onde listava nomes de coisas e pessoas de quem ela não gostava, principalmente seus bullies; depois ela mostra o caderno ao namorado e assim eles decidem fazer da lista uma coisa conjunta; mas Val, como é conhecida pelas pessoas mais próximas, vai descobrir que revelar a lista para o garoto foi o pior erro de sua vida.

Para Valerie, a lista era só uma forma de extravasar sua raiva; o que ela nunca poderia imaginar era que Nick fosse levar essa raiva tão a serio. Um certo dia ele foi para o colégio armado e abriu fogo na cantina da escola, o que acabou vitimando varias pessoas, todas da Lista Negra; e a chacina só cessou quando Valerie se jogou na frente do ultimo alvo de Nick, e acabou sendo baleada, o que acarretou no suicídio do Nick.
“Eu tinha mudado a mamãe. Mudado seu papel de mãe. Seu propósito não era mais fácil e claro como tinha sido no dia em que nasci. Seu papel não era mais me proteger do resto do mundo. Agora, seu papel era proteger o resto do mundo de mim”
Depois de um tempo no hospital e fazendo terapia com um psiquiatra, Valerie vai, muito a contra gosto, tentar seguir sua vida; e para isso, o primeiro passo é voltar para o colégio, o local onde sua vida parecia ter acabado.


A Lista Negra é um livro extremamente forte sobre bullying e como essa pratica tão cruel pode acarretar consequências drásticas na vida de quem a recebe e também de quem a pratica. Mas acima de tudo é um livro sobre volta por cima.

Sobre minha experiencia de leitura: Essa foi uma releitura, já havia o lido em 2015 e me apaixonado. Confesso que tive bastante receio de fazer essa releitura, por medo de a minha paixão por esse livro não sobreviver a uma segunda experiencia; mas, felizmente, eu não me decepcionei. A Jennifer Brown sabe como poucos como nos envolver em suas historias; ela é mestra em escrever sobre assuntos pesados de maneira simples e direta; sua escrita é totalmente apaixonante e fluida.

Todos os personagens são construídos e desenvolvidos de maneira totalmente verdadeira. A Valerie é uma protagonista muito verdadeira e cativante, o livro é narrado por ela, o que torna a leitura muito mais impactante, pois, como estamos em sua cabeça, percebemos o quanto ela é e sempre foi uma garota perturbada.

Gostaria muito de ter tido o ponto de vista do Nick também; pelo pouco que ficamos sabendo sobre ele através da Val, podemos perceber que ele é um cara totalmente perturbado, e, ao meu ver, se tivéssemos o ponto de vista dele, a experiencia da leitura, teria sido mas completa. Não gostei nem um pouco dos pais da Val, eles me irritaram muito, principalmente o pai da garota por nunca ficar do lado da filha e sempre a culparem pelo que aconteceu.

Enfim, esse livro me destruiu pela segunda vez, e eu super recomendo essa leitura.

36 comentários :

  1. Olá,

    Eu já tinha visto a capa desse livro em alguns blogs, mas nunca tive o interesse em abrir a matéria e ler sobre o que se tratava. Mas agora, sabendo mais sobre a trama através da sua resenha as, as coisas mudaram. Fiquei muito interessado pela obra e achei a trama bem chocante, acompanha a protagonista tentando lidar com a vida após esse evento me deixa muito curioso. Adicionei o livro à minha lista de desejados e irei fazer a leitura o mais rápido possível! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fico muito feliz que tenha gostado da dica e espero que goste da leitura quando tiver a oportunidade de fazê-la. Beijos

      Excluir
  2. Olá
    Esse é um livro que já tive muita vontade de ler, mas com o tempo e com outras leituras do gênero essa vontade morreu, então não é um livro que leria por hora.
    Fico muito contente da releitura ter sido tão gostosa quanto a leitura, é muito bom quando encontramos esses livros amados da vida né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele!
      Espero que dê uma chance ao livro algum dia e que goste da leitura. Beijos

      Excluir
  3. Olá.
    Tenho muita vontade de ler A lista negra. Só leio elogios sobre a obra e a premissa me chama muito a atenção.
    Acredito que deve ser uma leitura intensa, pelos temas abordados, e marcante.
    Espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Essa obra é mesmo muito intensa; espero que faça a leitura o mais rápido possível e que goste tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  4. Oi, Maria Eduarda.
    Pelo o que pude perceber pela sua resenha, esse é um livro que exige muito do emocional da gente, né?!
    Acho que ainda não estou preparada, mas vou anotar a dica!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Sim, essa é uma obra que exige muito do lado psicológico do leitor; mas vale muito a pena a leitura, espero que goste quando a fizer. Beijos

      Excluir
  5. Oie! Não sei se seria um bom livro para ler no meu atual momento. No entanto, é louvável a iniciativa da autora em tratar de um tema, infelizmente, muito atual. Maldade leva à maldade e nem sempre as pessoas sabem como lidar com as consequências. Vou indicar para algumas amigas e amigos professores, talvez renda bons debates em salas de aula. Obrigada pela dica! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beta! Espero que dê uma chance ao livro algum dia, você irá gostar com certeza! Beijos

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu amo esse livro, acho a história bem diferente e maravilhosa!
    Parabéns por trazer a resenha desse livro, eu não consegui escrever uma sem dar spoiler :(
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayanni, estou bem e você?
      Esse livro é maravilhoso mesmo! Fico feliz que tenha gostado da resenha. Obrigada! Beijos

      Excluir
  7. Olá!
    Só ouço elogios a respeito desse livro e tenho MUITA curiosidade. E agora após ler sua resenha é que fiquei curiosa mesmo, não lembrava da premissa. Fiquei bem surpresa ao saber que foi o próprio namorado que fez isso, fiquei curiosa pra saber o lado dele, ok ele morre, mas o que levou ele ficar com tanta raiva? era doença mental? ou o quê?
    Quero conhecer a protagonista também, e já detesto os pais dela. Putz...
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamilla!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e que tenha interesse na leitura, espero que goste quando a fizer! A autora deveria ter posto o ponto de vista do Nick também, acho que ficaria muito mais completo. Beijos

      Excluir
  8. Olá,

    Li esse livro pouco depois que foi lançado, e foi uma experiência incrível! A autora conseguiu passar todos os sentimentos com perfeição. Senti angústia, dor e sofrimento, como se aquilo de fato tivesse acontecido. Além disso, o modo como depois de toda a tragédia, uma das vítimas mudou drasticamente o modo de pensar e viver, me deixou bem alegre, apesar de tudo. Tenho planos de reler esse livro também, mas ainda não sei quando.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayenne!
      Esse livro é maravilhoso mesmo. Espero que tua experiência com a releitura seja tão positiva quanto a minha. Beijos

      Excluir
  9. Oi, Maria
    Sou doida para ler esse livro, pois parece muito comovente como todos falam. Quando gosto muito de um livro, também fico com receio de fazer releituras, mas afinal, te conquistou de novo. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!
      Esse livro é simplesmente maravilhoso, leia-o sim. Pois é, fiquei com muito receio de fazer essa releitura com medo de que o meu amor por essa obra fosse afetado, mas graças a Deus, não foi!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste da leitura também. Beijos

      Excluir
  10. Hey!

    Eu só ouvi belezas sobre esse livro, ele está na minha lista de futuras aquisições. Ele é tão incrível, sua resenha só me atraiu mais.

    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Fico feliz em saber que tem interesse na leitura; espero que possa realizá-la em breve é que goste da história. Beijos

      Excluir
  11. Olá!

    Vem cá, vamos nos abraçar e nos impactar com essa obra! Eu li no ano passado, acho, e também fiquei assim como você, indignada com os pais da Val e chocada com Nick, que foi um completo idiota. Como eu disse, li no ano passado, mas não sei se releria, porque não sei se aguentaria sofrer de novo junto com a Val. Obrigada pela resenha, ela me fez relembrar um pouco da trama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila!
      Bom saber que teve as mesmas indignações e revoltas que eu ao longo da leitura rs
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos

      Excluir
  12. Oiii!!

    Uma das melhores coisas da vida é reler uma obra e se encantar por ela novamente.
    Adorei sua resenha e de saber como você se sentiu novamente.
    Espero um dia ler essa obra!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Fico muito feliz em saber que gostou da resenha. Espero que possa fazer a leitura dessa obra em breve e que se apaixone por ela assim como eu. Beijos

      Excluir
  13. Heiii, tudo bem?
    Sou doida pra ler os livros da Jennifer Brown! Muita gente ama e esse A Lista Negra ja vi que tem temas pesados, mas tb que nos fazem refletir.
    Gostei do que falou do livro e a vontade de ler aumentou.
    Acho que vou gostar mto.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzzy! Estou bem e você?
      Os livros da Brown são todos maravilhosos, pode lê-los sem medo, garanto que irá gostar muito. Beijos

      Excluir
  14. Olá,
    Já li algumas outras resenhas sobre a obra e todas bem positivas.
    A premissa é bem interessante e trata de um tema muito atual e todas as consequências que a prática do Bullying pode ocasionar na vida de uma pessoa.
    Val com certeza deve ter sofrido muito com toda a situação e também com a decisão de seu namorado.
    Espero poder ler em breve.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele!
      Espero que possa fazer essa leitura em breve e que goste dela. Beijos

      Excluir
  15. Oie!
    Que livro mais intenso!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler a obra, mas estou bem curiosa. Não é a primeira resenha que leio, e a cada indicação fico ainda mais curiosa para poder conferir.
    Gostei dessa indicação!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!
      Pois é, esse livro é tenso demais, mas é maravilhoso. Espero que goste da leitura quando tiver a oportunidade de fazê-la. Beijos

      Excluir
  16. Olá, tudo bem? Fico de olho nesta leitura desde que a Pam Gonçalves rasgou elogios para ele no seu canal. E agora, vendo mais uma resenha super positiva, não tem como pegar a dica. Gosto desses temas trabalhados da atualidade, que um deles é o bulliyng e gosto de refletir sobre isso. Acho que esse livro será uma ótima escolha. Adorei e ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carool! Estou bem e você? Pode fazer essa leitura sem medo, garanto que não irá se arrepender. Beijos

      Excluir
  17. Olá,

    Sempre quis ler esse livro e sua resenha me deixou ainda mais intrifada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivianne!

      Fico feliz que tenha interesse na leitura e espero que goste dela tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  18. Já vi sobre o livro a um tempo e já queria ler.
    Foi bom ler sua resenha pra me lembra dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste da leitura caso a faça em algum momento. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!