terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Todos Iguais, Poucos Diferentes, de Morais de Carvalho

Autora: Morais de Carvalho
Editora: Chiado (Lisboa, Portugal)
Ano: 2016
Páginas: 146
*Recebido em parceria com a autora.
Sinopse: Agora, neste preciso momento, esqueça o que está ao seu redor. Pare e sente-se comigo neste banco de jardim. Observe todas estas pessoas que correm, que sobrevivem, que morrem. Sinta o seu cheiro a desespero, veja a sua luta diária para pertencer à sociedade. Repare agora nos pormenores: a vizinha que me acolhe nos seus braços e me vem dizer um «olá», uma mulher que foge de mim por ter medo de se tornar num ser louco como eu e um gato que se esfrega nas minhas pernas. Venha, sente-se comigo no meu banco de jardim e no final poderá decidir se quer ser afinal como todos os outros, levantar-se e ir a correr atrás de todos nós, à procura de coisa nenhuma, ou se por outro lado prefere sentar-se neste banco e caminhar os seus próprios pensamentos. Sente-se, vou contar-lhe a minha estória, a minha loucura.
Neste livro da autora portuguesa Diana Morais de Carvalho, com lindo prefácio escrito por Jorge Cruz, da banda Diabo na Cruz (de grande sucesso em Portugal), temos um protagonista sem nome, e acompanhamos sua história a partir do momento que testemunha um assalto, mas nada faz para evitá-lo. A reação da mulher vitima do crime, que no mesmo momento pede a Deus para que o assaltante seja perdoado, o deixa atordoado.

Quem era ela? O que se passa em sua cabeça? Por quê reagiu de tal maneira àquele momento tão aterrorizante para tantos? Sua curiosidade o leva a procurar e observar o dia a dia daquela mulher e sua família. Em pouco tempo, ele já sabe o segredo que a filha guarda, sabe do comportamento do filho mais velho e a dinâmica do casal. Mas essa sua curiosidade por esses estranhos o faz refletir sobre a própria vida, seu passado e suas próprias relações.


Sua única companhia é a vizinha, Dona Maria, com sua tv sempre ligada e o chá de camomila que tanto gosta. Ela é a única capaz de acalmar esse solitário homem, tratando-o como um filho, que nunca teve. Os dois se completam em sua solidão.

Esse homem tão diferente, que não se encaixa em nenhum grupo e tampouco faz questão de se encaixar, vai liberando suas memórias ao leitor, indo e voltando do passado, especialmente de sua época de menino, calado e diferente, como sempre foi, causando estranheza na própria família e sendo rejeitado.
"Não devemos criticar quando alguém já não quer ver para além da sua janela, em vez disso, devemos entrar em sua casa e juntarmo-nos a ela, do lado de dentro da janela, com uma mão por cima do seu ombro."

Todos Iguais, Poucos Diferentes é uma leitura que envolve muita reflexão sobre a vida, as relações humanas e, claro, as diferenças, que nos fazem tão únicos mas que ainda causa tanta estranheza por parte de alguns, que não suportam o que não é exatamente igual a eles e a forma como pensam.

Morais de Carvalho construiu uma história muito interessante e com bons personagens. Não concordei com algumas atitudes de alguns deles, especialmente do protagonista, mas me apeguei a inocente e simpática Dona Maria, uma senhora já viúva que tem muito a ensinar.
"Se alguém era feliz neste mundo, essa pessoa era a Dona Maria. Acredito que sentada no sofá, a comer biscoitos de limão e a ver o programa da tarde, a felicidade sempre existiu dentro daquele coração, que continuava a bater porque simplesmente é simples continuar a fazê-lo"
O final é de cortar o coração e bem intenso, mas acredito que foi coerente com todo livro, e não podia ter acabado de outra forma.


Eu gostei da leitura e a indico, especialmente para quem gosta de dramas e temas como crise existencial. Não encontrei nenhum erro de revisão que atrapalhasse a leitura, as páginas são amareladas e as fontes de tamanho confortável para a leitura.

Quero agradecer a autora pela confiança e parceria  e também à editora Chiado, pelo envio do exemplar. Muito obrigada!  Para comprar, vocês podem clicar AQUI.

20 comentários :

  1. Oii, Gaby!
    Não conhecia o livro, mas gostei da premissa e fiquei interessada em ler o livro. Uma das coisas que gosto da Editora Chiado é a diagramação dos livros, principalmente as folhas amareladas.
    Amei a resenha!

    Beijos - Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Achei a proposta do livro bem interessante, eu gosto desse tipo de interação, tentar entender porque uma pessoa hage de certa forma, mas acho que não estou em um bom momento para a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gaby!
    A Chiado tem umad publicações bem diferentes e conceituais né?
    Adorei o enredo e fiquei curiosa. Parece algo simples e ao mesmo tempo complexo. Quem será, realmente, nosso protagonista?
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Excelente dica. Realmente, quando se vive de forma simples, tende-se a ser mais feliz. A ignorância é uma benção.
    Vou anotar esse título e irei conferir futuramente.

    Um grande beijo Gaby.
    Hugo,
    Raposa Cultural

    ResponderExcluir
  5. Não conheço a autora, mas me interessei muito, adoro dramas existenciais! Vou dar uma olhada no site! Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Não conhecia o livro, mas fico um pouco receosa com finais um pouco triste. Passei por uma situação bem complicada e estou fugindo de livros assim.
    Fico feliz que gostou da história.
    Beijos
    Daya

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não conhecia a obra, mas gosto de livros com drama que fazem reflexões sobre relações humanas. Portanto, gostei da dica. Só não sei se leria agora. O bom é que ele é curtinho, né?

    ResponderExcluir
  8. Caramba, não conhecia o livro mas ele me ganhou de várias formas, a história parece ser um ótimo drama e a capa é muito chamativa e conversa com a história. Achei muito bacana e vou colocar na minha lista de futuras leituras. Amei <3

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  9. Logo de início a sinopse conquistou toda a minha atenção e a sua resenha foi alimentando mais a minha curiosidade, hehe. Parabéns! Vou adicionar à minha listinha de desejos, apesar de ser bem diferente do meu habitual, creio que vou me envolver muito.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Nossa é um livro bem diferente do que estou acostumado a ler. Parece que leva a altas reflexões. Gostei da premissa e da resenha por isso dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Não conhecia o livro, mas achei interessante a premissa. Se tivesse pra vender nas lojas físicas brasileiras eu comprava, porque parece ser muito bom pra refletir após a leitura!

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    Eu não conhecia essa obra, mas acho que é uma leitura mega valida. Eu particularmente gosto de livros onde há essa temática e que nos faça pensar um pouco sobre certas atitudes.
    Dica anotada

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá, gostei bastante da temática do livro, parece ser ralmente um drama que te leva a pensar e refletir sobre a sua vida, não parece o tipo de livro que eu leria no momento mas futuramente quem sabe.

    ResponderExcluir
  14. Ola lindona dessa vez a sinopse do livro não me chamou atenção, porém gostei do livro falar sobre crise existencial e abordar mais o lado psicológico. Quem sabe não leia em outro momento. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  15. Hello, tudo bem?
    Adoro conhcer novas obras e novos autores e está sendo uma surpresa conhecer o livro Todos Iguais, Poucos Diferentes.
    Ainda não tinha conhecimento do autor e acho que vou gostar do livro.
    Gostei das partes que pontuou na resenha, realmente aguça mais a curiosidade da gente pra saber os rumos dos personagens e o desfecho da historia.
    Vou tentar ler.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Acredita que nunca li nada da editora Chiado? Pois é, ainda não tive oportunidade.
    Curti bastante a premissa deste livro. Achei muito interessante o personagem sem nome e eu adoro livros assim, que trazem mensagens para refletirmos e pensarmos. Adoro um bom drama, então, valeu pela dica. ;)

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro mas achei a proposta bem interessante e com certeza gostaria de acompanhar todo o desenrolar da trama. Adoro livros que nos fazem refletir e por isso já estou incluindo essa história na minha lista de desejados. Obrigada pela dica e pela resenha maravilhosa.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Ainda não conhecia o livro, mas achei bem interessante esse tema de explorar as relações humanas, que parece ser muito bem desenvolvido. Fiquei curiosa sobre o final, não imagino o que possa acontecer.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Olá Gaby,
    o fato de explorar as relações humanas com essa pegada existencial me parece pesado pro momento que estou vivendo, mas de fato parece um livro muito interessante. Acho muito legal quando o protagonista não tem nome, porque muitas vezes nem percebo e no final fico tentando lembrar o nome.

    Ótima resenha.
    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!