quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

A Rainha Vermelha, de Victoria Aveyard

Autora: Victoria Aveyard
Título original: Red Queen #1
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 422
Skoob
Sinopse: O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses. Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho? Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.
Mare Barrow é uma vermelha, o que significa que ela e todos de seu vilarejo passam por necessidade e mal têm o que comer. São os  destinados a servir. Para garantir comida no jantar e energia em sua casa, ela comete pequenos furtos. Os vermelhos vivem à marge, praticamente escravizados pelos Prateados, que possuem poderes sobrenaturais e são quase intocáveis, vivendo sempre da melhor forma. Neste mundo, o sangue define quem você é, o que vai fazer, e como irá morrer.

Quando um episódio terrível se desenrola contra ela e sua irmã, sua única opção é fugir. Mas o destino lhe prega outra peça e ela acaba indo trabalhar no palácio real, onde aprende a servir aqueles que mais odeia, os Prateados. Naquele dia acontece a seleção para escolher a garota que se casará com Cal, o príncipe mais velho. Lá elas precisam mostrar todo seu poder, criando e destruindo coisas. 


Em um episódio para lá de estranho durante uma dessas apresentações, Mare acaba mostrando que também possui habilidades sobrenaturais, o que deixa todos abismados. É a primeira vez que algo assim acontece, e agora sua vida e a de sua família está em risco. Em um jogo de poder, violencia e muitas intrigas, Mare precisa escolher entre ser ela mesma e fingir ser alguém totalmente diferente, alguém que ela detesta. No meio desse jogo, entra mais uma peça: seu próprio coração.

"Todo mundo pode trair todo mundo."
Este livro é o primeiro de uma série distópica onde somos apresentados a um mundo dividido entre vermelhos e prateados e onde uma guerra está em pleno curso. Victoria Aveyard mistura muitas características já conhecidas no gênero; guerra, "casas" diferentes, um príncipe solteiro e uma menina que precisa lutar contra o sistema. Além, claro, da parte em que garotas precisam mostrar suas habilidades para casar com o cobiçado herdeiro do trono, que lembra muito a serie A Seleção.


Mas neste livro o romance não é nem de longe o assunto principal. A autora consegue apresentar muito bem o mundo criado, suas leis e seu governo, além de dar explicações plausíveis sobre certos assuntos que aparecem no meio da trama. Outra coisa que adorei foram as reviravoltas, que servem não só para balançar um pouco as coisas, mas também para fazer o leitor arrancar os cabelos e querer jogar o livro longe.

As cenas de ação foram muito bem descritas e em diversos momentos me senti dentro da história. Os diálogos também foram bem escritos e aproxima o leitor dos personagens. Eu gostei da protagonista, apesar de ela ser muito irritante às vezes.
"Não posso dar um escorregão sequer. Nem agora nem nunca. Sou especial. Sou um acidente. Uma mentira. E minha vida depende simplesmente de sustentar a ilusão."
Aveyard não inova tanto, mas também não deixa absolutamente nada a desejar. É um livro gostoso de se ler, bem rapidinho e prende o leitor do inicio ao fim, nos deixando malucos pela sequência (foi o que aconteceu comigo). Assim que ler o segundo, Espada de Vidro, trago resenha para vocês.

Se já leu, não esquece de comentar o que achou!

35 comentários :

  1. Lembro que um amigo meu lia ao meu lado esse livro, e ficava comentando como essa autora não tem dó dos personagens haha imagino que deva ter muitas mortes e coisas do tipo. Eu adoro a qualidade das capas dessa história e com certeza está na minha pilha de próximas leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo bem o seu amigo, Dayhara! hahaha É um livro cheio de reviravoltas.
      As capas são lindas, né? Também adoro.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Eu também já fiz essa leitura e particularmente adorei a narrativa, foi uma boa surpresa e recomendo bastante a leitura, é muito envolvente e carismático né?! Realmente prende o leitor! Suas impressões refletem bem as minhas próprias e que bom que curtiu a leitura!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro incrível, não é? Lerei a continuação em breve e espero curtir.
      Beijos

      Excluir
  3. Não sou muito fã do gênero. Prefiro eles nas telas do cinema. Me parecem sempre uma adaptação uns dos outros o que me incomoda um pouco. Apesar de você destacar as diferenças, ainda assim não me desperta interesse.

    Bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Essa série deve ser bem arrasadora mesmo, porque o fuzuê que ela causou em seu lançamento não foi brinquedo não kkk. Ele está nos meus desejados a muito tempo, desde seu lançamento, mas ainda não consegui comprar. Fico feliz que mesmo não sendo nada tão inovador não deixou nada a desejar,,amo as capas dessa série e seu material kkk. Até mais ver
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente fez e ainda faz bastante sucesso entre os leitores! As capas são lindíssimas.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá!
    Esse livro está na minha lista de leituras desde o ano passado, porém ainda não peguei pra ler.
    Espero que pra mim funcione, mas também depende do momento em que lemos né, por isso estou ainda segurando um pouco a leitura dele!
    Gostei muito das suas impressões!
    Beijos!

    https://bookobsessionresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, depende do momento! Leia quando estiver na vibe de distopias.
      Fico feliz que tenha gostado! Espero vê-la por aqui mais vezes.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oie! Tudo bem? Sempre vejo os leitores falando muito bem dessa livro, ele faz completamente o meu gênero literário, mas não vou ler ele por agora, pois sei que se eu não gostar vou ser massacrada no blog! kkk ótima resenha e bom saber que ele não é tão inovador assim quanto eu pensava, ele se mantem neutro por assim dizer!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha curtido a resenha! Espero que goste da leitura também <3
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu sei como esse livro e toda a série ficou bem popular, mas acredito que essa seja a primeira resenha que leio do livro. Adorei tudo o que você ressaltou sobre a obra, eu realmente não tinha entendido sobre sangue vermelho e prateado, e adorei que você tenha esclarecido isso, e também adorei saber que uma garota que luta contra o sistema possui poderes sobrenaturais. Me lembrou um pouco A Seleção mesmo, mas estou bem curiosa para conferir.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembra bem A Seleção, não é? Eu nem li essa serie mas só pelos comentários que ouço, já deu para observar algumas semelhanças. Espero que goste da leitura, Amanda! <3

      Excluir
  8. Oi, eu li este livro na época do lançamento e confesso que não sei dizer ainda se gostei ou não. Acho que teve muitas referencias e isso me deixou um pouco desgostosa. O que mais gostei foi algo que você citou na resenha, do fato do romance não ser o foco principal da trama.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!!

    Eu preciso ler esse livro, todas as resenhas que leio me deixam com vontade, e somente esse título e capa conquista qualquer leitor!! Espero poder ler em breve. Sua resenha ficou ótima, soube muito bem apontar a história!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Achei muito legal conhecer suas impressões sobre esse livro. Preciso ler ele para um projeto de leitura esse mês, mas acho que não vai rolar :(
    Gostei de saber que, apesar de a autora não inovar, ela não decepciona. Outra coisa que me atrai é o romance não ser o foco principal nesse livro.
    Gostei de conhecer suas impressões e super anotei a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Não curto distopias, mas, essa série anda fazendo tanto sucesso que me rendi e comprei os exemplares, ainda não li, mas pretendo fazer isso em breve.
    Gostei de saber que é uma leitura envolvente e nos faz desejar a leitura do próximo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Sou fã de distopias, então corri pra conhecer a rainha vermelha e apesar de não achar totalmente original, ele tem seu diferencial e amei a leitura, foi bem proveitosa.
    Já li o segundo livro e os contos, e estou mega ansiosa pra conferir o desfecho dessa aventura.

    Até mais!!
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu fazia outra ideia deste livro, não imaginava que vermelho significava perigo, escassez ou coisa parecida.
    Se envolve prendendo o leitor, vou arriscar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oiee, eu amei o livro e acompanho a série a espera do 3 livro, o 2 é ainda melhor, mt mais ação!

    Bjs

    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Essa série é uma que eu tenho muita vontade de ler, comprei o primeiro e ele está até agora em minha estante :x gostei de saber mais sobre a história e sobre seu desenrolar, apesar de gostar de originalidade gostei que lembre A Seleção, um livro que eu super amo. Então espero poder ler e gostar e já estou shippando os dois e tentando entender como ela, uma vermelha, tem poderes... Espero que tudo acabe bem e já vou separar aqui para ler!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  16. Lembra em alguns detalhes a Seleção, mas eu achei a distopia mais focada na treta que tá rolando na sociedade. Gostei muito da leitura, mas até hoje não li o segundo kkkkk
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  17. Li esse livro e amei! Achei até essa coisa de escolher quem se casaria com o príncipe bem diferente de A Seleção, já que só pessoas específicas podem competir e a pessoa é escolhida basicamente por ser a mais poderosa. A competição é de um nível completamente diferente. Também me senti dentro da história em vários momentos, e adorei as cenas de ação. Estou louca pra ler o segundo volume.

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    Tenho o livro, mas ainda não li.
    Estou louca para ler, mas como seu trata do meu gênero favorito não vou poder fazer isso agora. Simplesmente porque não consigo me controlar e simplesmente parar de ler livros assim antes de chegar ao final. Sem contar que muitas vezes termino de ler e já começo a reler logo na sequencia. Por enquanto estou me contentando com romances previsíveis e água com açúcar (que eu gosto muito também).
    Sua resenha aguçou ainda mais minha curiosidade. Pretendo ler assim que der.

    ResponderExcluir
  19. Eu vejo esse livro e só me vem a cabeça um vídeo do Bruno Miranda falando que esse livro foi como.uma droga para ele. Para mim também foi, eu não conseguia parar de ler até chegar no final. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Eu queria muito ler esse livro, mas como você citou, a autora não inova, e no momento busco livros ditópicos e de fantasias que seja avassaladores e com coisas novas. Acho que foi mais por isso que fui deixando a série cair no esquecimento. Um dia ainda quero ler, mas acho que vou esperar sair logo todos por aqui.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Li esse livro algum tempo, gostei muito do enredo e tal como você diz, não inova tanto assim, mas consegue nos marcar e fazer uma boa história. Eu confesso que surpreendi muito com aquele final e até hoje não o superei haha. Quero muito ler os demais livros, incluindo os contos, mas ainda não tive oportunidade. Fico feliz que você tenha apreciado essa história, tanto quanto eu.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Nossa quando eu li esse livro eu simplesmente o devorei mesmo que seja uma história com elementos de outeos a autora conseguiu criar seu próprio mundo e tornar eletrizante. Menina se prepara com o final de espada de vidro que eu quase infartei. Kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Otimo ver como o livor deixa de lado o romance e foca mais no mundo criado pela autora, fazendo com que assim possamos fazer parte da história. Fiquei eletrizado com cada momento que você descrevia a história e seus personagens. Ouço falar muito do livro e adorei saber mais dele.

    ResponderExcluir
  24. Absolutamente, amo este livro! E todos os outros da série é claro, gostei de todos!

    Mare é uma personagem forte que sempre sabe o que quer. Acaba descobrindo sempre como fazer as coisas darem certo e os vilões também são muito bons. Não sei como as pessoas podem gostar do Maven, mesmo ele sendo como é! Bleargh.

    Ótima resenha!!!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  25. Oie
    Tudo bom?
    Eu estou com esse livro aqui para ler, mas sempre acaba ficando pra depois.
    Gosto muito desse gênero e fiquei feliz em saber que a autora não focou no romance e sim na questão de sobrevivência.
    Gostaria de saber realmente o que aconteceu para ela servir os
    prateados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oiee Gaby ^^
    Eu adorei este livro, principalmente por ele não focar no romance, coisa que, acredito eu, 90% dos livros façam. A protagonista é incrível, né? Acho que todos os personagens têm um quê de irritantismo no meio, mas a gente aguenta...haha' estou doida para ler a continuação, comecei esses dias, mas estava perdida na história, então quero reler "A rainha vermelha" primeiro *-*
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Eu gostei bastante desse livro. Fiquei inquieta na cama enquanto lia, realmente tem vezes que queremos voar com o livro, mas ele envolve tanto, que me vi na situação de não querer parar a leitura até ver como iria terminar.
    Ainda tenho que ler a continuação e espero gostar também.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  28. Estou namorando esse livro já faz algum tempo, mas confesso que tenho receio de ler. Não, minto. Tenho receio de esperar demais e não ter minhas expectativas alcançadas. Isso porque parecem ter o mesmo tanto de admiradores e haters.
    Gosei bastante da sua resenha. Me despertou o interesse saber das reviravoltas e das explicações que o livro traz.
    Enfim, talvez eu acabei lendo mesmo. Só espero gostar tanto quanto você.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!