terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Minha Sombra Cabe Ali, de Leon Idris

Resultado de imagem para minha sombra cabe ali leon idrisAutor: Leon Idris
Editora: Independente
Ano: 2016
Páginas: 240
Skoob
Amazon
Sinopse: Um retorno à cidade de Cristina, interior do sul de Minas Gerais, faz ressurgir lembranças e uma voz que ninguém pôde ouvir. "Eu queria ter o brio de um filósofo ou a inocência da mocidade para voltar a ver na finitude uma curva, um nó do tempo. Assim, a agonia poderia descansar e a memória deixaria de ser um lugar tão impiedoso às revisitações. Caso alguém tenha descoberto esta escritura é porque cumpriu-se um desejo. Toda palavra quer romper o papel e ser lida, quer trair quem a colocou aqui e correr em direção a outros olhos, que possam entendê-la melhor e ver sentidos além dos planejados. Quem tira a palavra do silêncio não sabe do que ela é capaz. Há quem diga que ela pode sempre menos do que pensamos, que ela nunca alcançará a realidade plenamente. Mas a palavra quer sempre mais do que nós podemos dar."
Neste livro vamos acompanhar o próprio Leon em um retorno as suas origens, não só à cidade onde viveu parte de sua infância, Cristina - sul de Minas Gerais, mas muito além disso, ele faz uma viagem aos seus antepassados mas principalmente a si mesmo.
Em Minha Sombra Cabe Ali, Leon Idris se baseia em um momento bastante intimo de sua vida para construir essa tão tocante auto-ficção, ou mais precisamente uma autobiografia ficcional.
"Mas esses regressos que as palavras e as coisas nos dão me parecem incompletos quando fazemos a viagem sem companhia. Se por um lado a solidão nos impulsiona a escavar com as próprias mãos os profundezas das raízes, e sim seguramos a memoria com louvor e ansiedade, por outro lado conferimos falsas verdades aos achados, pois na terra, não há mais os traços da nossa criança"
Esse é mais um livro maravilhoso do autor; já havia lido sua obra anterior O Deserto Dos Meus Olhos, que já tem resenha aqui, e me apaixonei de primeira por sua escrita fluida e poética. Mas esse livro, por ser algo mais intimo, é muito mais tocante; me apaixonei completamente por mais essa obra; como em seu livro anterior, nessa obra, a escrita do Leon é rica em detalhes, tanto geográficos quanto históricos.

Para quem se interessar em fazer essa leitura, essa obra pode ser encontrada em formato e-book no site da Amazon, e está concorrendo ao Premio Kindle de Literatura, na categoria romance, onde o vencedor irá ganhar um contrato para a publicação da obra pela Editora Nova Fronteira; então, não esqueçam, se forem fazer a leitura, não esqueçam de avaliá-lo no site da Amazon, pois o livro depende das avaliações dos leitores para ter chance de ganhar o premio. Adquira seu e-book AQUI.
"A morte é um esquecimento. Sempre tive alguma noção de que somos apenas o que lembramos, que existimos na medida em que formamos e reformamos uma ideia do que fomos, mas demorei para realizar que também somos o que os outros lembram de nós."
Enfim, como já deve estar mais do que obvio, eu recomendo demais mais essa obra nacional.

34 comentários :

  1. Olá,

    Não conhecia a obra e nem o autor, confesso que não me agradou muito a premissa pois não gosto de livros que misturam ficção com uma autobiografia, mas ainda assim fico feliz que você tenha apreciado a obra e desta vez vou passar a dica.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane! Que pena que não tem interesse em fazer a leitura. Beijos

      Excluir
  2. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Eu nunca tinha ouvido falar da obra, e apesar de alguns detalhes terem chamado a minha atenção, não sei se leria ele no momento. É um estilo que eu não costumo ler com frequência, mas achei legal que esta concorrendo ao prêmio kindle de literatura na categoria romance. Só por ser nacional, já merece muito destaque, e claro, sucesso no caminho!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer! Que pena que não tem interesse na leitura, espero que dê uma chance algum dia, pois esse livro merece muito ser lido e conhecido. Beijos

      Excluir
  3. Oi!
    É a primeira vez que vejo alguém falar sobre a obra e as suas impressões foram muito agradáveis e positivas, fico feliz com isso.
    Eu gostei das duas citações que você trouxe. Apesar disso, acredito que não seja o gênero literário que eu costumo e gosto de ler.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamires! Que pena que não tem interesse na leitura. Beijos

      Excluir
  4. hi baby, tudo bem? que premissa diferente e interessante! desejo sorte ao autor no premio kindle e lerei com toda certeza! amei a resenha, adoro leituras poéticas, sei que vou gostar muito!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian! Estou bem e você? Pois é o livro é bastante poético e tocante, fico feliz que tenha interesse na leitura pois esse livro merece ser conhecido e principalmente ganhar esse prêmio, espero que se apaixone por essa obra e pela escrita do autor tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  5. Oie, gosto desses livros que trazem histórias reais e íntimas, e esse parece ser um perfeito do estilo. Gostei de saber que temos muitos detalhes históricos e geográficos, isso sempre me deixa bastante animada e adoro conferi-los. Correndo para a amazon e adicionando o livro a lista de desejos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara! Fico feliz que tenha gostado da dica e tenho certeza que vai adorar fazer essa leitura. Beijos

      Excluir
  6. Olá!

    Nossa que bom que ele está concorrendo a o prêmio. Tomara que ele tenha ficado entre os 10 finalistas. Quand oa sua resenha foi ótima, mas não leia o livro não faz meu tipo.
    Parabéns ao autor!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tonny! Sim, ele ficou entre os 10 finalistas! Fico feliz que tenha gostado da resenha. Abraço

      Excluir
  7. Oie Eduarda,
    Apesar da ambientação se passar em Minas (lugar que eu amo), não é o tipo de enredo que costumo ler. Mas tua resenha pontuou detalhes sem dar spoiler. Saber que o concorre ao prêmio Kindle de literatura, me deixa na curiosidade para saber se ele será um finalista.
    Beijos,
    Amanda M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Espero que possa mudar de ideia e dar uma chance para essa leitura pois vale muito a pena. Beijos

      Excluir
  8. Olá Maria Eduarda,
    Ainda não conhecia esse livro, nem o autor, mas achei sua resenha muito interessante. Gostei de saber que o livro foi baseado em um momento bastante íntimo do autor e, pelo conteúdo, acho que ele tem grandes chances de ganhar esse prêmio.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Fico feliz que tenha gostado da resenha. Espero muito que ele ganhe esse prêmio, merece muito. Beijos

      Excluir
  9. Olá! Tudo bem por aí?

    Confesso que não conhecia a obra e nem o autor. Achei a premissa bem interessante e adorei o fato de se passar no Brasil. O autor deve ter ficado muito feliz por concorrer ao prêmio... Espero que ganhe, parece ser uma obra incrível. Sua resenha ficou ótima e talvez eu leia o livro em 2017.

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleydson! Estou bem e você? Sim, essa obra é realmente incrível e merece muito ganhar esse prêmio. Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  10. Olá eu vi que esse livro estava concorrendo ao premio kindle, mas como não gostei da capa nem dei tanta importancia. Agora que eu vi a sua resenha eu estou animada para poder ler esse livro que eu acbei de comprar. Espero ler em breve. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cat! Fico feliz que minha resenha tenha te feito mudar de ideia quanto a fazer essa leitura e espero que goste. Beijos

      Excluir
  11. Oiee Maria Eduarda ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa para ler, principalmente quando você disse que possui um conteúdo histórico e geográfico muito grande. E eu também adoro escritas poéticas ♥ haha' fico feliz em saber que gostou tanto da obra e se apaixonou pela mesma, espero que o autor consiga a publicação com a editora :)
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh! Pois é, estou torcendo muito para que o autor vença esse prêmio, esse livro merece muito ser publicado. Fico feliz em saber que tem interesse na leitura e espero que goste quando a fizer. Beijos

      Excluir
  12. Oi,

    Esse autor realmente tem um lance poético na escrita né? Eu não li nenhum dos dois livros, mas vejo maravilhas sobre o outro livro dele. Adorei sua resenha, me passou exatamente o que eu senti quando li sobre O Deserto dos Meus olhos. Eu espero ler essa história e me encantar por ela também. Hahah.

    Parabéns pela resenha e boas festas! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise! Sim, a escrita do Leon é sempre muito poética. Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste das leituras quando as fizer (tanto desse quanto de O Deserto dos Meus Olhos). Beijos e boas festas para você também <3

      Excluir
  13. Não conhecia a escrita do autor,mas fiquei curioso quanto a sua forma poética de escrever. Gosto de livros que são ricos em detalhes e conseguem fazer isso na medida para não deixar a história arrastada. Pelas suas impressões o livro merecer ter ganho o prêmio, mas acho que não o vi na lista de vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro merece muito ganhar o prêmio, e está sim entre os finalistas. Espero que goste da leitura caso a faça. Beijos

      Excluir
  14. Ola, tudo bem?

    Gostei de poder conhecer mais um nacional por aqui, porém não é um tipo de leitura que está me agradando ultimamente!

    Gostei das suas impressões e fiquei feliz em saber que está concorrendo ao Premio Kindle de Literatura!

    Anotarei a dica! Parabéns pela resenha!

    Abraços, Amanda M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Estou bem e você?
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que possa dar uma chance para essa leitura algum dia. Obrigada, beijos!

      Excluir
  15. Oi Maria Eduarda!
    Eu não conhecia o livro nem o autor, mas fiquei interessada na história desse. Gosto dessa pegada mais filosófica e por esse ser mais íntimo - fiquei mais curiosa ainda.
    A única coisa que me preocupa um pouco é essa escrita poética. Não sou muito fã desse estilo de escrita e muitas vezes ela me atrasa na leitura. Mas quando for ler, espero que isso não me atrapalhe.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/12/critica-animais-fantasticos-e-onde.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina! Fico feliz que tenha interesse em fazer a leitura, a escrita poética do autor só vai ajudar na leitura, garanto! Espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que nunca tinha visto esse livro antes e que não fiquei muito animada, porque ultimamente não estou lendo muito histórias poéticas, sabe? Mas gostei de saber que é uma autobiografia ficcional e parece ser bem emocionante mesmo, por isso marquei a dica para ler algum dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! Espero que dê uma chance para essa leitura e que goste quando a fizer. Beijos

      Excluir
  17. Oie!!!!
    Uma ficção autobiográfica! Nunca tinha ouvido falar! No mínimo é interessante, aesar de não ser o que estou procurando no momento. Gostei de sua resenha e deixei anotada a sua dica!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine! Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que dê uma chance para essa leitura, garanto que vai valer a pena. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!