quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Magnus Chase e os Deuses de Asgard #1: A Espada do Verão, de Rick Riordan

Resultado de imagem para magnus chase capaAutor: Rick Riordan
Título original: The Sword of Summer
Série: Magnus Chase e os Deuses de Asgard
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 448
Skoob
Sinopse: A vida de Magnus Chase nunca foi fácil. Desde a morte da mãe em um acidente misterioso, ele tem vivido nas ruas de Boston, lutando para sobreviver e ficar fora das vistas de policiais e assistentes sociais. Até que um dia ele reencontra tio Randolph - um homem que ele mal conhece e de quem a mãe o mandara manter distância. Randolph é perigoso, mas revela um segredo improvável: Magnus é filho de um deus nórdico. As lendas vikings são reais. Os deuses de Asgard estão se preparando para a guerra. Trolls, gigantes e outros monstros horripilantes estão se unindo para o Ragnarök, o Juízo Final. Para impedir o fim do mundo Magnus deve ir em uma importante jornada até encontrar uma poderosa arma perdida há mais de mil anos. A espada do verão é o primeiro livro de Magnus Chase e os deuses de Asgard, a nova trilogia de Rick Riordan, agora sobre mitologia nórdica.

Se você gosta de mitologia nórdica, Magnus Chase: A Espada do Verão é uma boa pedida. Rick Riordan traz os deuses e mitos nórdicos de forma diferente, que já não é segredo para quem acompanhou as sagas de Percy Jackson. Parece que o tio Rick, assim como nós, adora uma referência. Começando pelo personagem principal que qualquer pessoa que olhe, independente de gostar ou não, vai lembrar do vocalista do Nirvana, Kurt Cobain.

E não para por aí, ele também faz referências a famosas series como; Doctor Who e Game of thrones. E claro, não podia deixar de lado seus personagens já conhecidos como: Annabeth Chase e Jason Grace. Além de referências, Riordan fala, mesmo que implicitamente, sobre inclusão. Trazendo uma descendente de árabes (Samirah Al-abbas), um anão negro (Blitz) e um elfo surdo (Hearthstone). Hearthstone por ser surdo, usa linguagens de sinais para se comunicar com Magnus e Blitz. Mesmo sendo um dialeto próprio que ele inventou, eles conseguem se comunicar.


A história se desenvolve bem. No começo já vimos alguns deuses já conhecidos como Loki e Thor. Conhecemos Valhalla (Um majestoso e enorme salão com 504 portas, situado em Asgard, dominado pelo deus Odin). Seres mitológicos nórdicos como: Valquírias, Trolls, Nornas, Jörmundgandr (Serpente do Mundo) e o Lobo Fenrir completam a história. Alguns mundos são mostrados; Jötunheim, Svartalfheim, Niflheim, Fólkvangr e etc. Sabemos mais um pouco da distinção em clãs entre os deuses nórdicos. Aesires (Deuses guerreiros como Odin, Thor e Tyr) e Vanires (Deuses da fertilidade, assim como o comércio, a paz, e o prazer. Ex: Njorör, Frey e Freyja) e da guerra que se deu entre esses dois clãs e como ela foi resolvida. E como esses deuses tentam atrasar ou adiantar o ragnarok (que seria o dia do juízo final na mitologia nórdica).


Assim como todo livro do Riordan, há uma profecia que diz que Magnus será o responsável por atrasar ou adiantar o Ragnarok. Uma série de fatores acontecem durante o livro e influenciado por Loki, Magnus acredita que vai ser o responsável por adiantar o ragnarok. Isso se dá pelo fato de que as cordas que amarram o lobo Fenrir (Gleipnir) estarem se desgastando e será necessário a troca. Mas, devido ao que aconteceu com sua mãe (morta por lobos), Magnus adquire um trauma por lobos e tem medo de fazer algo que traga o ragnarok. A jornada de Magnus consiste em ajudar seu amigo anão a encontrar uma nova corda para amarrar o lobo, procurar Thor para saber a localização da ilha que o lobo fica preso, trocar as amarras e atrasar ou adiantar o ragnarok.
A questão do destino é o seguinte: mesmo que não possamos mudar o cenário, nossas escolhas podem alterar os detalhes. É assim que nos rebelamos contra o destino, como deixamos nossa marca.
Magnus Chase e a Espada do Verão foi uma leitura prazerosa e sem muitos empecilhos. Riordan escreve bem e você não sente o tempo passar nem se cansa dos personagens. Um livro cheio de aventura, e claro, muito humor, típico dos livros do Rick Riordan. O segundo livro da série Magnus Chase e os Deuses de Asgard: O martelo de Thor foi lançado em outubro desse ano e já está disponível em todas as livrarias do país.


Resenha escrita por Elton Nascimento.

38 comentários :

  1. Olá,

    Abandonei esse livro ,pois estava com várias leituras atrasadas, mas lendo sua resenha fiquei mais animada em dar prosseguimento a história. Como você adoro os livros do autor e sim, são carregados de bom humor, achei incrível o 'hotel' que o protagonista vai haha.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o humor que ele coloca nos livros dá uma 'quebrada' na rotina monótona de alguns romances... rsrsrs

      Excluir
  2. Ola
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Confesso que não sei muito bem o que esperar desse livro, mas fico curiosa diante dos comentários que leio a respeito. Na verdade, o que me deixa mais intrigada nas obras do autor sao as profecias, alem de toda mitologia envolvida. Acredito que deve ser um bom desenvolvimento, pelo que pude compreender.
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as profecias são maravilhosas. Nos deixam pensando horas a respeito e depois ele nos surpreende. E sim, desenvolve bem. Só não terminei mais rápido por motivos acadêmicos. rsrsrs

      Excluir
  3. Eu não sei se é por causa da implicancia que peguei quando tentei ler Percy Jackson, mas sabe quando por mais que você leia elogios e até fiquei com um certo interesse em ler mas não o suficiente para colocar na lista?
    é isso que sinto com os livros do autor... por mais que me pareçam interessantes, fico com a sensação de que falta algo para me conquistar e voltar a dar uma chance...
    Mas, parabens pela resenha :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lica!
      Acredito que talvez seja afinidade mesmo. Tem certas sagas que são best-seller e nem gosto. Mas espero que um dia cê gosta da saga. rsrssrs
      Bjs!

      Excluir
  4. Li o primeiro livro da série do Percy Jackson e não gostei muito, então, nunca mais me interessei por nada do autor. Os seus elogios para com este livro aqui me fizeram mudar de ideia e quero ler também. Espero gostar tanto quanto você.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira saga é um tanto infantil, acredito. Mas a segunda fica um pouco mais madura e acho bem interessante as coisas que ele trata no livro que são do dia a dia dos jovens que o leem!
      Espero que goste dos livros!
      Bjs!

      Excluir
  5. Oie...
    Adorei sua resenha! Achei lindo a forma apaixonada que você falou do livro ;)
    Não pretendo realizar a leitura, pois, o gênero não me atrai, mas, achei esse quote do destino lindo e até anotei em um post it aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigado!
      A saga tem uns quotes muito bons mesmo!
      Bjs!

      Excluir
  6. Olá!
    Gostei de saber sua opinião, queria dar de presente e apesar de ter gostado de PJ não sabia se esse era tão bom quanto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Elton.

    Além de ter uma capa muito bonita, uma resenha que deixa curiosa e sabendo que foi uma leitura prazerosa e sem empecilhos. O que me resta é adicioná-lo na minha lista de desejados, pois tenho certeza que será uma grande aventura. Dica anotada.

    Bjos
    Blog: Histórias Existem Para Serem Contadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Acredito que você não vai se arrepender. Eu gosto de mitologia nórdica e o livro me fez pesquisar muito mais sobre.
      Bjs!

      Excluir
  8. Oi!

    Só li Percy Jackson do autor e acho que li na época certa, quando era adolescente. Hoje em dia esse tipo de romance juvenil que o autor escreve não me deixa tão mais animada para ler, mesmo amando mitologia nórdica. De qualquer modo, que bom que gostou da leitura!

    bjs =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu comecei a ler quando lançou o filme e foi uma aventura totalmente diferente. Desde então adoro os livros do autor. Mas sim, de certa forma é bem juvenil. rsrsrs
      Bjs!

      Excluir
  9. Oi Elton.
    Adoro livros do gênero.
    Parece que foram escritos para crianças mas trazem enredo mais intrincado e linguagem mais complexa do que a maiorias dos livros destinados a adultos que vejo por aí.
    Adorei ler suas impressões e é uma leitura que pretendo fazer em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Percebo que desde Heróis do Olimpo o autor vem trazendo questões importantes nos livros. Destinado ao publico mais jovem, mas claro, todos podemos aprender lendo.
      Bjs!

      Excluir
  10. Oi Elton.
    Adoro livros do gênero.
    Parece que foram escritos para crianças mas trazem enredo mais intrincado e linguagem mais complexa do que a maiorias dos livros destinados a adultos que vejo por aí.
    Adorei ler suas impressões e é uma leitura que pretendo fazer em breve.

    ResponderExcluir
  11. Olá. Eu amei sua resenha mas não sei se esse é livro que eu leria por não gostar de mitologia nórdica e também pela referência a outros livros, sei que às vezes é legal as referências mas eu sempre acabo achando que isso é o autor não usar a imaginação. Posso estar errada até porque como não li a obra não posso julgar. Vou dar a dica para uma amiga. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      As referencias são para deixar o livro mais atual, acredito. Mas eles são apenas citados durante a narrativa. Pode dar a dica. ;)
      Bjs!

      Excluir
  12. Olá Elton,
    Acho que esse autor é muito bom em escrever histórias baseadas em mitologia, não é?
    Curti muito a ideia de que Magnus é o responsável por adiantar ou atrasar Ragnarok, pois não tinha esse conhecimento. Gostei de saber que a leitura foi prazerosa e que te agradou.
    Vou anotar essa dica, pois eu não o tinha em minha lista.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, ele escreve muito bem sobre o assunto. Espero que goste da leitura também!
      Bjs!

      Excluir
  13. Só li PJ do autor, e simplesmente amei todos os livros. Preciso me atualizar nas suas novas séries. Comprei essa obra porque adoro mitologia nórdica, mas sei pouco sobre, então é uma boa forma de aprender mais coisas! Que bom saber que a leitura é boa, tenho certeza de que irei amar!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá!
      Pj foi uma das primeiras sagas que li também e despertou a curiosidade sobre mitologia. Acho que isso é legal da parte dele. Fazer os jovens terem interesse por esse assunto.
      Bjs!

      Excluir
  14. Eu gosto bastante de mitologia nórdica e estou bem curiosa com esse livro, achei a capa maravilhosa e gostei bastante da sua resenha. A trama parece ser muito boa e os personagens parecem ser bem construídos, eu fiquei curiosa para poder conhecer um pouco mais sobre a história e entender melhor o enredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo mitologia, qualquer uma. Rsrsrss.
      Mas Magnus fez eu aprender muito mais e pesquisar muito mais sobre a mitologia nórdica.
      Espero que goste da leitura.
      Bjs!

      Excluir
  15. Oiii!!!
    Nunca li nada de mitologia, tenho a saga Percy Jackson em casa, mas até agora não tive tempo para ler. Achei a trama bem interessante, e realmente, cheia de referências kkkkk. O personagem principal que eu vi na capa, é igual ao Kurt kkkkkk. Adorei. Espero ler depois de conseguir ler Percy Jackson.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Menina, dá pra ler a saga rapidinho. Li a saga em pouco mais de uma semana. Claro, era mais jovem e só estudava no ensino médio. Mas se você gostar da leitura, dá pra ler bem rápido.
      Espero que termine a saga PJ e depois possa ler essa.
      Bjs!

      Excluir
  16. Oi!!

    Elton, primeiramente quero parabenizar sua resenha. Você foi direto, sem dar spoiler e o melhor sucinto. Realmente meus parabéns!! Nada de ficar enrolando. Enfim, decorrente da sua resenha senti uma enorme vontade de ler a obra, e olha que nem li Percy Jackson, mas consegui pegar a essência da narrativa e saber mais sobre a obra. Muito obrigada mesmo pela dica. beijos@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Bem, gostaria de agradecer imensamente! Fico muito feliz em ler isso!
      E espero que venha a ler Percy Jackson e goste.
      Bjs e muito obrigado de novo!
      Bjs!

      Excluir
  17. Olá!
    Adorei a sua resenha! Eu tenho uma experiência muito positiva com a escrita do tio Rick, ele tem uma mágica que me faz gostar de qualquer coisa que ele lê e quando ele lançou essa série sobre a mitologia nórdica eu apenas pirei. Tenho muita vontade de ler mais essa série, ainda mais depois dessas suas considerações tão positivas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. A capa deste livro é muito bela, e ainda mais por trazer algo sobre a mitologia nórdica, algo que sempre me deixou instigado. Já li outra obra de Rick e ele conseguiu me surpreender com sua escrita deveras, diferente. Agora está série não conhecia ainda, ms as profecias que você falou, além das batalhas e personagens envolvidos me deixam com uma grande curiosidade apela leitura.
    Parabéns pela resenha, percebi o cuidado que você teve de relatar tudo sobre a obra.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Elton!

    Vou te confessar que esse não é o meu gênero favorito, então por isso que vou deixar a dica de lado. Nunca me interessei muito nesse mundo da mitologia... Tenho amigos que curtem, então vou indicar sua resenha, que por sinal está incrível, para eles. Parabéns!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Já ouvi falar muito desse livro e tenho curiosidade em ler. Fico feliz que o livro é bem-humorado e que você não se enjoou dos personagens, além de que a leitura flui muito bem, afinal, são mais de 400 páginas, não pode haver tédio! hehe

    Bela resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu já li toda a saga do Percy e amo o Rick Riordan e sua escrita ainda mais por ele inserir tanta mitologia em seus livros tema que acho super interessante. Aida não li Magnus Chase mas pretendo fazer em breve a leitura pois amo mitologia nórdica e achei interessante você mencionar que o protagonista é idêntico ao Kurt do Nirvana. Adorei mesmo.
    Rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Acredita que eu nunca li nada do autor? e para ser sincera eu não me agrado muito com o gênero dos livros dele e em particular esse não me interessou também, então acredito que eu não leria no momento. Gostei muito da sua resenha e de ver a sua opinião. Talvez um dia dou uma chance a ele e quem sabe mudo de ideia né?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  23. Oiee Elton ^^
    Eu adoro mitologia nórdica (na verdade, acho que adoro todas as mitologias, principalmente quando tem alguma coisa a ver com os livros do Rick...haha'). Ainda não li esse livro (minha irmã o tem) porque estou esperando todos serem lançados primeiro. Cansei de dar ao Rick poder sobre mim kkkkk' a ansiedade que eu tinha por ficar esperando as continuações de "Os heróis do Olimpo" era horrível!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!