domingo, 4 de dezembro de 2016

Em Algum Lugar nas Estrelas, de Clare Vanderpool

Em Algum Lugar nas EstrelasAutora: Clare Vanderpool
Título original: Navigating Early
Editora: DarkSide
Ano: 2016
Páginas: 288
Skoob
Sinopse:Um romance intenso sobre a difícil arte de crescer em um mundo que nem sempre parece satisfeito com a nossa presença. Pelo menos é desse jeito que as coisas têm acontecido para Jack Baker. A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas ele não tinha motivos para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai... bem, seu pai nunca demonstrou se preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine (o mesmo estado onde vivem Stephen King e boa parte de seus personagens). O colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático Early Auden. Em Algum Lugar nas Estrelas é uma daquelas grandes histórias que permanecem com você por muito tempo, perfeita para ler entre amigos ou passar de pai para filho. Tudo que é real pode ser uma grande fantasia ou uma coincidência inevitável. Somos muito mais que um simples desejo do acaso. Nossos caminhos vão se cruzar no primeiro semestre de 2016 nesta obra premiada com o Printz Honow Award em 2016, indicada a outra dezena de prêmios e eleita o livro do ano em dezenas de listas preparadas pelos leitores.

Jack Baker tem apenas treze anos, acabou de perder a mãe e não tem um bom relacionamento com seu pai, um capitão da marinha. Sem saber como lidar com o filho, o pai de Jack o coloca em um colégio interno só para meninos, o Morton Hill. Sozinho numa cidade nova Jack não tem amigos e a última pessoa com a qual ele quer se envolver é Early Auden, o esquisito.

Com o passar dos dias Jack percebe que Early é ignorado por todos os alunos e nem os professores ligam para o garoto. Early assiste as aulas que quer e nas poucas aulas que assise, sai sorrateiramente antes do final. Numa aula de matemática o professor começa a falar sobre o fim do número pi, e Early se aborrece e diz que Pi não acaba, que ele está apenas perdido mas irá encontrar o seu caminho de volta.
“A história de Pi começa com uma família. Três é a mãe. Ela é bonita e bondosa, e o leva sempre no coração. Quatro é o pai. Ele é forte e bom. E aqui – Early apontou o número um no meio – está Pi. A mãe deu a ele o nome de Polaris, mas disse que ele teria de conquistar seu nome."
Early Auden é um garoto estranho. Early mora no colégio, é bastante inteligente, fala o que pensa, tem um sapo de estimação, organiza balas por cores para se acalmar e tem um músico/a específico para cada dia da semana, inclusive para os dias de chuva. Sabe decorado dezenas de números que compõe o pi, e enxerga nos números cores, sensações e histórias. Seu último parente vivo, o irmão, foi morto na Segunda Guerra Mundial, sozinho no mundo o colégio agora é seu lar.
“O irmão dele estava morto, tanto quanto minha mãe estava morta. Porém, de algum jeito, Early não havia perdido a direção. Sabia quem era e onde ia."
Uma das mais importantes atividades do colégio é uma corrida de barcos. Jack não sabe como manter o barco em linha reta, e a ajuda vem de onde ele menos espera, Early. Com algumas simples instruções sobre como manejar um barco Jack e Early começam uma forte amizade.



Num feriado em que os pais levariam os filhos para casa, Jack é deixado para trás. Com a única companhia que lhe sobra Jack descobre os planos de Early de embarcar em uma aventura em busca de pi. Para Early, pi representa o seu irmão Fisher. Early acredita fielmente que seu irmão não está morto, mas apenas perdido e precisa ser encontrado.

Jack sem saber o que fazer para impedir Early, resolve embarcar nessa louca aventura atrás de um número perdido. A aventura dos dois é emocionante, e quanto mais tempo juntos passam, mas Jack começa a entender como Early vê o mundo, e a se identificar com as dores dele.


Em Algum Lugar Nas Estrelas não é um livro sobre dois garotos atrás de aventura, é sobre uma amizade improvável e sobre lutar pelo que se acredita. Early é um personagem irritante e encantador, e com o passar do tempo começamos a entender que sua esquisitice tem um motivo. Early tem a síndrome de Asperger, o que explica seu comportamento. Jack é outro personagem muito interessante, leal além do que se espera ele enfrenta piratas, pula em um rio, enfrenta cobras e ursos só para não abandonar seu amigo.
“Eu me apoiei no remo, grato por aquilo e pelo momento em que podia absorver todas essas coisas. Early havia me permitido vislumbrar o que ele via, ouvia e sentia por intermédio dos números. E havia nisso uma beleza que era calorosa e real."


Amei cada página desse livro, e ele ganhou o direito de ir para a melhor prateleira da minha estante. Isso só falando da história, eu nem quero falar de toda as ilustrações maravilhosas que rechearam o livro de beleza, nem do marcador que ainda não sei como lidar com ele, nem dessa capa simplesmente sensacional...

A editora DarkSide como sempre arrasando nas edições! 

21 comentários :

  1. Quero muito ler esse livro! Espero ganhar ele no fim desse ano, já pedi a todas as pessoas possíveis haha
    Que edição linda 💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahhaha
      Eu o comprei com um preço ótimo no submarino.

      Excluir
  2. A darkside sabe fazer livros! Eu digo isso sempre, mesmo ainda não tendo lido nada da editora. E sabe... Eu simplesmente amei a capa e o enredo por você citado. Vou anotar na lista interminável de livros que preciso ter
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid,
      sabem mesmo! Tenho apenas duas edições deles, mas são as mais bonitas da minha estante.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eitha que legal esse livro já amei.
    A primeira frase da sinopse já me ganhou " Um romance intenso" e é darkside né meu bem? Arrasou na indicação. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu to loca por esse livro da Dark! <3 Aliás tem vários deles que eu quero, mas esse foi uma surpresa por não ser de terror e sim tratar de outro assunto:Amizade! <3
    Amei a proposta e a sua paixão só me deixou ainda mais ansiosa para ter o meu em mãos!*o*

    Beijinhos e até logo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda,
      você não vai se arrepender de adquirir esse livro.
      Beijos

      Excluir
  5. Eu já tinha me apaixonado pela capa e por essa edição tão linda, agora acho que vou me apaixonar também pela história :)

    ResponderExcluir
  6. Olá Kamylla, tudo bem?

    Primeiramente parabéns pelas fotos, ficaram maravilhosas. A edição é muito linda, tenho aqui em casa e o marcador que vem com ela, é sensacional. A história é muito bonita, já dei umas pinceladas em outras resenhas, bem como li algumas páginas da obra. Pretendo ler e resenhar em janeiro.
    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yvens,
      Sobre as fotos, os créditos são da Gaby. Essa edição é maravilhosa e a história então ♥
      Beijos

      Excluir
  7. Parece uma história incrível. Já fiquei com raiva do pai do Jack, como pode deixar o garoto assim em um colégio interno? E Early, ninguém sabe que ele tem s Síndrome de Asperger? Uma escola deveria saber identificar isso. Adoro enredos onde mostra a beleza e a força de uma amizade sincera.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabrícia,
      A história se passa no fim da Segunda Guerra Mundial. Não sei ao certo se na época era possível diagnosticar a síndrome facilmente.
      A história é recheada de lealdade e amizade. Espero que você lei-o!
      Beijos

      Excluir
  8. Adorei suas fotos! A história desse livro parece ser realmente incrível! Fiquei bem curiosa para conhecer melhor Early. As edições da Darkside são um primor mesmo.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa edição é uma das mais lindas da Darkside.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi, parabéns pela resenha, ficou muito bem escrita.
    Esse livro é lindo em todos os sentidos e quero muito essa edição. Espero poder conhecer em breve essa amizade; beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Primeiramente que fotos lindas, magníficas e parabéns pela ótima resenha. Adoro essas edições arrasadoras da Darkside e só por isso já merece ser lido.
    Beijos,
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Morro de vontade de ler essa obra, ainda mais de ver tantas opiniões positivas a respeito. As suas fotos ficaram maravilhosas e o seu post só me deixou com ainda mais vontade de realizar essa leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!