quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Vocação Para o Mal, de Robert Galbraith

Vocação Para o MalAutor: Robert Galbraith
Título original: Career of Evil
Série: Detetive Cormoran Strike #3
Editora: Rocco
Ano: 2016
Páginas: 496
Skoob
Sinopse: Quando um pacote contendo a perna decepada de uma mulher é entregue a Robin Ellacott, seu chefe, o detetive particular Cormoran Strike, suspeita de quatro pessoas de seu passado que poderiam ser capazes de tamanha brutalidade. Mas quando a polícia foca no suspeito que Strike tem cada vez mais certeza de que não é o criminoso, ele e Robin precisam correr contra o tempo para descobrir a verdade. Depois de O chamado do Cuco e O bicho-da-seda, o terceiro romance da aclamada série escrita por Robert Galbraith, pseudônimo de J. K. Rowling, é um suspense inteligente, com reviravoltas inesperadas a cada página, e também a emocionante história de um homem e de uma mulher numa encruzilhada em suas vidas pessoais e profissionais. O livro, que estreou em segundo lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times e alcançou os principais rankings nos Estados Unidos e na Inglaterra, chega ao Brasil simultaneamente em edições brochura e capa dura.

Neste terceiro volume da serie Detetive Cormoran Strike, a nossa dupla implacável Strike e Robin estão no centro do crime. Uma perna decepada é entregue à Robin no escritório com um bilhete que não faz o menor sentido para ninguém além de Cormoran. Agora o trabalho dos dois não envolve apenas pessoas desconhecidas, mas eles mesmos e o passado conturbado do nosso amado detetive. 

Em Vocação Para o Mal reencontramos esses personagens, agora passando por uma situação ainda mais enervante que nos dois primeiros livros, pois agora alguém está atrás deles. E Cormoran tem suas suspeitas e uma lista com 3 nomes que podem ter enviado o indesejado presente.

Enquanto isso, o assassino age mais uma vez, e outra. Agora a polícia está lidando com um serial killer de mulheres que guarda partes do corpo de suas vítimas. E mais: temos a visão do indivíduo, sem saber quem ele realmente é, em capítulos alternados.

Vocação Para o Mal é um livro que eu estava aguardando ansiosíssima pela chegada, desde que terminei o segundo, em 2015. Finalmente comprei meu exemplar e consegui realizar essa leitura! Agora estou aqui para me rasgar de elogios  contar o que achei.

Quem já leu os primeiros volumes pode reparar que o estilo desse aqui é um pouco diferente dos outros, pois além de o assassino querer atingir nossos protagonistas, temos a visão do mesmo, em terceira pessoa. Mas não, não conhecemos sua identidade, o que nos deixa ainda mais apreensivos e curiosos, ao mesmo tempo.

Este é o volume mais "parado" da serie até agora e isso não é ruim, pelo menos para mim. Apesar de cenas mais movimentadas estarem em falta, e estão, Robert Galbraith escolhe focar bem mais na vida de Robin e Strike. Aqui sabemos muito, muito mais sobre o passado deles, de onde vieram, seus traumas, sua família... Se nos dois primeiros o autor nos apresenta aos personagens, neste livro ele os desnuda para os leitores.


Aqui temos uma Robin mais forte, destemida e impulsiva, apaixonada pelo trabalho e ao mesmo tempo frustrada, com seu noivado indo de mal a pior. E Strike está um pouquinho mais vulnerável, confuso com seu relacionamento com a namorada, novamente atormentado pelo passado.

O mistério foi ótimo e me deixou ligada na leitura do começo ao fim. A estória continua muito bem descrita, desde as cenas de menos ação até as de assassinato. Só descobrimos quem é o assassino no final, e eram tantas as possibilidades que eu já desconfiava de todo mundo. E, como sempre, o último parágrafo é de fazer o leitor implorar por uma sequência.

Como fã da série indico essa leitura sem sombras de dúvida. E para quem tem curiosidade, essa é a ordem: O Chamado do Cuco, O Bicho-da-Seda e Vocação Para o Mal. Vocês podem sim ler em outra ordem, mas indico lerem certinho para entender melhor a relação entre os personagens e a vida de cada um.

Ah, e para quem não sabe: Robert Galbraith é o pseudônimo da nossa querida J.K. Rowling

25 comentários :

  1. Eu adorei O Chamado do Cuco e estou com o Bicho da Seda na pilha. Ainda não tenho Vocação para o Mal, mas ele é um dos prioritários na minha lista dos desejos. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa série é só amor <3 Espero que faça ótimas leituras, Beta!! Beijão

      Excluir
  2. Ola
    Gostei da sua resenha.
    Qdo li o chamado do cuco, vi muito de Agatha Christie e outros recursos de autores maravilhosos. Amei o livro. Mas fiquei receosa se a autora ia conseguir manter o pique, pq ela veio com tudo no primeiro.
    Eu acho q aconteceu a mudança que eu esperava, pq apesar de muito bom os seguintes, eles não são tão impactantes.
    Eu adorei Vocação para o mal e vejo que vc tb sentiu a mudança. Não que isso seja ruim.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ocorreu essa mudança, e gostei muito disso. Sou apaixonada pelos personagens e adorei que ela está focando mais neles.
      Fico feliz que tenha gostado *-*
      Beijoos

      Excluir
  3. Olá
    Ainda estou com O Chamado do Cuco na lista, e quando li a sinopse de Vocação para o Mal eu pensei, preciso ler esse livro. Acho bem interessante ter a visão do assassino, eu gosto do recurso, ainda mais sem saber quem ele é. Vou tentar pegar o livro agora em 2017.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Daniele! Vale muito a pena começar essa série :D
      Beijos

      Excluir
  4. Olá!

    Quero conhecer essa faceta da J.K., ela parece ser brilhante, ainda mais porque ela mostra ser capaz de escrever alguma coisa fora do universo HP. Está na minha lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Totalmente brilhante, Kamila! Ela já mostrou que sabe MUITO de fantasia (HP) de drama (Morte Súbita) e agora com uma serie de detetive maravilhosamente bem escrita. J.K. <3

      Excluir
  5. Oi!
    Quando o primeiro volume foi lançado eu fiquei doida pra o ler e conhecer essa nova face da JK mas a sinopse do livro não me atraiu nem um pouco e por isso desisti da leitura, já Vocação para o mal me atraiu de cara pois parece ser exatamente o tipo de livro que gosto. Agora fiquei com uma dúvida enorme: seguir o seu conselho e ler a série na ordem correta ou ser "rebelde" e ir direto para o terceiro livro haha? De qualquer maneira gostei muito de poder ler suas impressões sobre a trama e fiquei animada com esse volume da série.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que sentiu vontade de realizar a leitura, Larissa! Eu aconselho começar pelo primeiro, mas se você quer ler Vocação para o Mal primeiro, vai fundo! É uma leitura altamente prazerosa!! :D

      Beijos

      Excluir
  6. Só de saber que esses livros são escritos pela Rowling já quero todos independente do que as pessoas estejam falando sobre... rs... Já conhecia a obra e as anteriores, apesar de não ter lido ainda, estou ligada para não perder a chance de comprar. Me anima mais encontra outras pessoas curtindo tanto.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raíssa!!! Leia sim!!! Se gosta do gênero tenho certeza que não irá se decepcionar com a série <3
      Beijoos

      Excluir
  7. Oi Gabrielly, sua linda tudo bem?
    Eu vi o lançamento desse livro em um evento de leitores da Rooco e desde então está na minha lista. Já tenho os dois primeiros, só falta esse. Fiquei muito animada por termos vários prováveis suspeitos e só conseguirmos descobrir no fim sua identidade. Nossa, eu iria ficar muito nervosa se recebesse essa perna, ficaria traumatizada. O que ele quis dizer com isso? Estou louca para ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa, Cila, tudo bom?
      Você já leu os dois primeiros? Gosto?
      Muuuito obrigada pelo comentário!!
      Beijos!

      Excluir
  8. Oie
    muito legal sua resenha, não sei se tenho muita curiosidade mas confesso que o enredo é bem interessante e incrivel, bem legal mesmo sua resenha e o povo sempre elogia muitos os livros

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!! Nossa, preciso muito ler esses livros !!! J.K é rainha do mundo né kkkkkk sua resenha está maravilhosa e só me atiçou ainda mais para comprar essas belezuras =) Obrigada! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que amor! Fico feliz que tenha gostado da resenha! J.K. é diva!

      Beijoos

      Excluir
  10. eita lelê, fiquei com medo de ler essa resenha e ganhar spoiler pois só li o primeiro livro e AMEI!!!
    é ótimo saber que o nivel continua ótimo,não vejo a hora de ler o bicho da seda, estou morrendo de saudades da robin kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robin é maravilhosa, né?! Já estava sentindo falta dela também.
      Beijos!!

      Excluir
  11. Olá!
    Eu ainda estou lendo o primeiro volume e acho que peguei algumas informações que não queria saber hahaaha mas fazer o que. NA verdade, eu estou meio desanimada porque a leitura está um pouco arrastada para mim, mas saber que o livro é tão bom assim me deu vontade de continuar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oiii!!

    Eu acho uma pena que a visibilidade desse livro seja menor, a premissa da obra é encantadora e eu gostei bastante das suas considerações...
    Vou procurar ler em breve!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Gabrielly, tudo bem?

    Sou doida pra ler esses livros. Fico aqui de olho pra conseguir comprar as edições em capa dura, por um preço convidativo. Espero ler em breve!

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Bom acho que todos conhecem a autora por trás desse livro haha Ainda não li nenhum por não ter me despertado o interesse. Quem sabe futuramente? Ótima resenha!
    Beijos
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Eu não sabia que "O chamado do Cuco" tinha continuação! Quero lê-lo, mas não pesquisei sobre ele, apenas li uma resenha sobre e fiquei interessada. Lendo essa sua resenha fiquei pasma! Gente, preciso desses livros e olha que não sou fã da JK.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!