sexta-feira, 4 de novembro de 2016

O Grande Zoológico, de Howard Jacobson

O Grande ZoológicoAutor: Howard Jacobson
Título original: Zoo Time
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2016
Páginas: 350
Skoob
Sinopse: Guy Ableman é um romancista apaixonado pela mulher, Vanessa, uma ruiva deslumbrante, contraditória e assustadoramente estressada. O problema é que ele não está menos fascinado pela sedutora sogra, Poppy. Essas duas constituem uma presença potente que destrói a paz de espírito de Guy, fazendo-o imaginar histórias ao mesmo tempo que impossibilita de se concentrar tempo suficiente para escrevê-las. Não que alguém leia seus livros. Ou qualquer outra coisa. A leitura, Guy teme, acabou. Seu editor, consciente disso, suicidou-se. Seu agente anda sumido. Vanessa, por outro lado, está escrevendo o próprio romance. Guy não espera que ela termine, mas se apavora quando pensa que pode estar errado. A ficção pode estar morta, mas o desejo, não. A partir desse desejo, ele acredita que pode escrever um ótimo livro.

Guy Ableman está passando por uma crise em sua carreira. Já passando dos 40 e não mais vendo seus livros em destaque nas prateleiras das livrarias, ele teme que a ficção esteja morrendo, assim como sua criatividade para começar um romance novo, algo que venda. Consciente de que os leitores de ficção estão sumindo e o mercado de livros está caindo, seu editor comete suicídio, deixando um Guy ainda mais perdido.

Seu primeiro livro Vai Pentear Macaco! conquistou alguns leitores e o levou a aparecer em listas de melhores autores ingleses por um tempo, porém o mesmo livro também recebeu críticas negativas e o autor é acusado por muitos pelo conteúdo machista e sacana de sua obra. 

Mas esse não é o único problema na vida do personagem; ele está apaixonado por sua sogra, Poppy, de 63 anos. Seu casamento com Vanessa vai de mal a pior e ele já não consegue parar de pensar em Poppy, que invade sua mente até na hora de escrever, o levando a criar enredos onde ela sempre aparece, com uma  forte conotação sexual.
"Numa outra época, a guerra ou a peste teria dizimado a nossa raça. Agora, sem quem nos lesse, morríamos de gangrena vocabular. Nossas próprias palavras sem receptores vinham nos matando."

O Grande Zoológico é um romance sobre um homem na meia-idade atrás de uma grande ideia para um novo livro, mas que acaba com sua atenção toda voltada para um romance proibido com sua sogra, além de ficar ruminando sobre o seu casamento, as mulheres com quem já dormiu e o futuro das obras de ficção - e do mercado editorial. 

Essa foi uma leitura que em nada me conquistou. O protagonista, Guy, é um personagem detestável que testou minha paciência em muitos momentos. Sua obsessão com a própria sogra, seus desejos sádicos e infidelidade com a esposa me fizeram querer jogar o livro na parede. Outra coisa que me irritou profundamente foi o preconceito do mesmo com livros jovens e literatura contemporânea, chamando autores de lixo e também suas obras.

Não vou me alongar falando sobre essa obra, pois acredito não ter mais nada a acrescentar. Acho que, se o protagonista fosse diferente, algumas coisas poderiam ter sido salvas do enredo, mas como é narrado em primeira pessoa, isso infelizmente não aconteceu.

Lembrando que essa é a minha opinião sobre a obra, e que a experiência de leitura de vocês pode ser  totalmente diferente.

A edição não apresenta erros de revisão e as páginas são amareladas.

18 comentários :

  1. Pelo que você descreveu, esse livro não combina com o que gosto de ler no momento. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  2. olá
    Gostei da produção da sua foto.
    Não gostei do estilo pela sinopse, apesar da sua bela resenha!!!
    Esse não é um livro que me agradaria à leitura.
    Dessa vez, vou passsar a dica. Mas tks!
    bjss

    ResponderExcluir
  3. Gostei da forma como descreveu a obra mas não faz em nada meu gênero então dificilmente eu leria. Mas obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi. Parabéns pela sinceridade em sua resenha. Mesmo antes de lê-la por completo, já na tinha me interessado pelo livro, não faz muito meu estilo de leitura. Ótima resenha, Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Nossa só lendo seu resumo já achei o Guy um pé no #$%_£¥, me lembrou um outro personagem de um livro que li, detesto personagem que acha que se tem algo errado com ele a culpa é dos outros, e isso já é o suficiente para ficar bem longe.

    ResponderExcluir
  6. Gaby, tudo bem?
    Que livro mais encantador menina, confesso que fiquei bastante curiosa e interessada em realizar a leitura desse livro,são poucas editoras que lançam obras com esse tema, super anotei a dica.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. OI, Gaby
    Nossa, estou com esse livro em casa e tinha gostado bastante da premissa. Que pena que o personagem não te agradou. Do jeito que você falou, acho que ele também não me conquistaria com esses defeitos. Mas vamos ver, né?
    Gostei da opinião sincera.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Não é um livro que me interessa, por isso vou deixar passar a dica.
    Confesso que me irritei com o personagem conforme foi descrevendo ele. Definitivamente, não me interessei para ler esse livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. O livro já não me convida a ler desde a capa, saber que o protagonista é tão detestável me afasta ainda mais... já tive ímpetos de jogar livros da parede em minhas tentativas de ler Harlan Coben... rs... e desde então não leio mais nada dele. Saber que esse livro fez isso com vc me poupa o trabalho de pegar birra de mais um autor... kkkk

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Eu já tinha ouvido falar do livro, mas para falar a verdade ele nunca chamou a minha atenção, eu não gosto de livros onde o protagonista traí ou fica constantemente pensando em trair, isso me irrita e me faz abandonar o livro. Vejo que esse livro tem isso. Eu provavelmente nunca vou ler esse livro, eu acho que realmente não faz meu estilo.
    amei sua resenha super sincera.
    Bjsssss
    http://blogdosjovensleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Nunca ouvi falar nesse livro e agora acredito que com razão, e achei essa capa horrível, sou dessas que compra livros pela capa. Pelo o que li de sua resenha, esse livro em nada faz o meu estilo, odeio pré-conceitos e ainda mais quando o autor alimenta isso, além disso achei muito bizarra esse lance dele com a sogra. Com certeza não seria um livro que eu leria ou gostaria de fazê-lo.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Genteeeee que premissa louca é essa??? kkkkkkkkk Nunca tinha lido nada parecido, acho que só por isso vale a pena conferir hahahha. Gosto muito dos livros dessa editora, mas admito que não compraria esse livro pela capa. Mas agora lendo sua resenha, fico muito curiosa. Acho que embora vc tenha irritado com o personagem acho que ainda vale a pena conferir.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  13. Gabrielly, tudo bem?

    Comecei a ler a sinopse e sua resenha e pensei: não é possível que ela tenha gostado desse livro. Gente, que premissa mais estranha! Ficou claro o que você disse, que o protagonista é detestável. Será que essa era a intenção do autor?

    Você foi guerreira, hein? Eu teria abandonado a leitura.

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  14. Olá! Gostei muito da sua resenha. Passo longe de livros como personagens machistas, no contexto atual em que vivemos, isso é o que com certeza não me interessa. Obrigada ! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Gabrielly, sua linda, tudo bem?
    Não gostei muito da capa, não a achei atrativa. E confesso que a história não chamou minha atenção. E depois que disse que também não foi conquistada por esse livro, tive mais certeza de que não irei gostar. Gostei muito da sinceridade da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Entendo perfeitamente porque esse livro não te chamou a atenção. Esse romance com a sogra já me fez perder totalmente o interesse na obra e depois ficar sabendo que ele fica divagando sobre acasalamentos anteriores só fez aumentar a minha repulsa, então vou deixar de lado essa dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá.

    Esse livro também não me chamou atenção. Achei a capa pouco atrativa e não é um livro que pegaria pra ler. Pena que vc também não gostou muito da leitura, né? Essa história parece ser bem chata e parada. Não leria mesmo. Fica para próxima.

    Beijos!
    Respire Literatura

    ResponderExcluir
  18. Oi Gaby!
    Não conhecia esse livro e agora que não quero conhecer mesmo. Só pelo que você falou já acho o protagonista um babaca completo. E esse preconceito? Odeio qualquer tipo de preconceito! Parece que as pessoas se acham superiores, aff. Já fiquei com ódio desse livro, quero passar é muito longe. rs
    Gosto de resenha assim, sincera <3 haha
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!