terça-feira, 29 de novembro de 2016

A Bela e a Adormecida, de Neil Gaiman

Resultado de imagem para a bela e a adormecida neil gaiman capa
Autor: Neil Gaiman
Título original: The sleeper and the spindle
Editora: Rocco
Ano: 2015
Páginas: 72
Skoob
Sinopse: Em uma sombria e fascinante história, as mais queridas princesas dos contos de fadas são reinventadas de maneira brilhante pelo inglês Neil Gaiman e o ilustrador Chis Riddell. Em A Bela e a Adormecida, uma jovem rainha é informada, na véspera de seu casamento, sobre uma estranha praga que assola as fronteiras do seu reino, um sono mágico que se espalha pelo território vizinho e ameaça os seus domínios. Na companhia de três anões, a rainha abandona o fino vestido da festa, pega sua espada e armadura e parte pelos túneis dos anões para o reino adormecido. Uma viagem repleta de ação e suspense que leva a uma surpreendente descoberta. Misturando o conhecido e o novo com perfeita sintonia, Gaiman cria mais uma obra repleta de magia e aventura capaz de hipnotizar o mais exigente dos leitores.

Neste livro seremos apresentado a três anões que, na busca por um presente para sua Rainha por seu casamento que está próximo, passam por vários reinos até que chegam a um que foi tomado por um misterioso feitiço que fez com que todos os seus abitantes caísse em um sono profundo.

Ao votarem ao reino onde moravam, eles, assustados, encontram a rainha e lhe contam o que viram e sobre a lenda sobre a jovem Princesa adormecida; a Rainha então, intrigada, decide ir até esse local para ver com seus próprios olhos o que está acontecendo e também tentar salvar a jovem desse terrível feitiço; a Rainha imediatamente adia seu casamento que já estava prestes a acontecer e parte na companhia dos anões.

"- Você reparou numa coisa estranha? – perguntou o anão mais baixo.
Eles tinham nome, os anões, mas não era permitido aos seres humanos conhece-los, sendo tais coisas sagradas. A rainha tinha nome, mas, ultimamente, as pessoas só a chamavam de Vossa Majestade. Os nomes estão meio em falta nesta história."

Resultado de imagem para a bela e a adormecida neil gaiman
Ao chegarem a seu destino, se deparam com a população toda sob efeito do feitiço; mas eles percebem que, estranhamente, mesmo sob um sono profundo, eles ainda conseguem conversar entre si e até notar sua presença ali, presença essa que parece ser indesejada, pois toda aquela gente começa uma perseguição contra os visitantes; mas eles conseguem fugir e vão em busca da torre onde a Princesa dormi seu "sono eterno".
"Era o reino mais próximo ao da rainha em linha reta como voa o corvo, mas nem os corvos voavam até lá."
Eles finalmente conseguem encontrar a torre, sobem ao topo e, lá, encontram a Princesa; mas também encontram uma senhora muito estranha que tenta os impedir de salvar a Princesa; mas depois de um tempo eles conseguem driblar a velha, e a Rainha então à beija e ela, junto de toda população, acordam imediatamente.

Resultado de imagem para a bela e a adormecida neil gaiman

Sobre minha experiencia de leitura: A escrita do Neil Gaiman é muito fluida e seus personagens são muito bem desenvolvidos, mas a história em si não me pegou; o livro é bem mais curto do que eu pensei (e que queria principalmente), quando eu estava começando a me interessar pela historia, ela acabou; fiquei com um gosto de "quero mais" e isso me decepcionou muito; achei que o Gaiman poderia ter elaborado muito mais coisas no enredo. Acabei não gostando dos personagens também, achei todos muito sem graça.

A estética do livro é a melhor parte para mim, esse livro contem belíssimas ilustrações (e algumas muito bizarras também, devo dizer) de Chis Riddell nas cores preta e dourada.

Mas valeu mais uma experiencia com o autor, anteriormente eu tinha feito a leitura de O Oceano No Fim Do Caminho, e também não gostei dessa leitura; agora estou com o livro Stardust para fazer a leitura e morrendo de medo de não gostar desse terceiro, pois sou muito fã do filme que foi inspirado nesta obra.

Só um alerta para quem planeja fazer essa leitura procurando romance (que no caso seria um LGBT) e um final feliz: nesse livro não tem nada disso; ele é pura e simplesmente uma releitura bizarra que mistura dois dos mais famosos contos de fadas: Branca De Neve e A Bela Adormecida.

Enfim, recomendo A Bela e a Adormecida para os fãs do autor e para quem gosta de histórias curtas e que não exija muito de quem faz a leitura.

30 comentários :

  1. Eu soube da existência da história quando ganhei um marcador de lançamento na livraria que frequento. Sua resenha é a primeira que eu leio da obra e ficou bem completa, parabéns. Aliás, ela também me lembrou da série "Once Upon a Time" que eu gosto bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid! Fico muito feliz em saber que gostou da resenha. Beijos

      Excluir
  2. Que resenha e obra mais linda gente! Fiquei apaixonada mesmo e acho que ficaria linda na minha estante essa edição branca, dica super anotada.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana! Fico muito feliz em saber que gostou da resenha e espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  3. Finalmente uma resenha que explica melhor alguns detalhes do livro, parece-me bem interessante.
    Nunca li nada do autor, acho que seria legal começar por uma releitura tão bonita.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena! Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste da leitura caso a faça algum dia. Beijos

      Excluir
  4. Olá!
    Nunca li nada do autor, mas tenho curiosidade em ler, vejo várias resenha de livros dele.
    E também nunca li contos de fadas, mas é claro que os conheço. Por fim fiquei curiosa com a mistura dos dois contos.
    Quando comecei a ler a resenha falando dos anões, pensei - Em Bela Adormecida tinha anões? rsrs
    Vou ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia! Espero que goste da leitura quando tiver a oportunidade de fazê-la. Beijos

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o autor e a obra não me fisgou, ao fim da sua resenha vc afirma "Só um alerta para quem planeja fazer essa leitura procurando romance (que no caso seria um LGBT) e um final feliz: nesse livro não tem nada disso" Finais felizes são a minha meta de leitura. Obrigada por avisar. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Já tinha visto o livro mas não sabia que tinha ilustrações.
    Adorei e já quero ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica! Estou bem sim e você? Fico feliz que tenha gostado da dica e espero que goste da leitura. Beijos

      Excluir
  7. Oi, Maria. Tudo bem? Até hoje só lu uma HQ do autor e não curti muito :( E achei isso, personagens fracos e a história muito bizarra hahah. Mas ainda pretendo ler outros para ver se curto, pois muitos falam bem do autor. Mas agora sei que se não curtir, não estarei sozinha ahhahah
    Esse era um livro que eu queria ler, porque essa capa é maravilhosa. Mas depois dos comentários, acho que não leria não :(
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine! Estou bem e você? Essa hq foi realmente bem decepcionante pra mim, espero que tenha sorte na busca por uma obra do autor que te agrade. Beijos

      Excluir
  8. Eu não tive uma boa experiência com Niel Gaiman, justamente com o mesmo livro que você. Mas o fato deste livro ser um releitura de contos de fadas, estou querendo dar sim uma outra chance ao autor. Pelo menos vou estar ciente dos pequenos problemas.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha uma boa "segunda chance" com o autor. Beijos

      Excluir
  9. Nossa! No mês que vem faz um ano que li esse livro!
    Adorei a leitura, mas também queria muito mais dela!
    Gostei bastante do modo como Gaiman trabalhou os dois contos.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a tua experiência com a leitura tenha sido proveitosa. Beijos

      Excluir
  10. Olá, Maria.
    Pode ser bem interessante realizar a leitura desse livro, gostei da mistura das duas histórias e de ser um romance LGBT.
    Pena que você não gostou tanto do livro, mas mesmo assim pretendo realizar a leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  11. Neil Gaiman é rei demais! Acho a escrita dele brilhante.
    Parabéns pela resenha, amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mylena! Fico feliz que tenha gostado da resenha, obrigada. Beijos

      Excluir
  12. Olá, tudo bem? Poxa que pena que você não conseguiu se conectar coma história. Acho que a intenção do Gaiman foi propositalmente essa, de deixar com um gosto de quero mais. Sou fã assumida do cara por causa de Coraline, mas ainda não me aventurei nessa história. Acho a estética muito linda e só compraria por causa disso também haha Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carool! Estou bem e você? Pois é, foi uma pena ter me decepcionado com mais esse livro do Gaiman, mas espero que essa leitura seja proveitosa para você quando a fizer. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos

      Excluir
  13. Olá!
    Já vi muitas pessoas falarem muito bem dessa escrita do Neil Gaiman, infelizmente ainda não tive a oportunidade de conferir. Adorei as ilustrações e fiquei muito curiosa para poder conferir essa história do autor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina! Espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  14. Já li este livro e gostei muito. Achei bem diferente, e adorei o clima sombrio. Li e-book e estou louca para te-lo físico. Foi meu segundo contato com o autor e gostei muito. :)

    Boas leituras.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Que bom que tuas experiências com as obras do autor foram boas, eu infelizmente nunca dou certo com ele. Beijos

      Excluir

  15. Oii, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro, amei a premissa um pouco diferente e as ilustrações então nem se fala, são diferentes, mas são lindas.
    Sua resenha ficou maravilhosas!
    Abraços Mary;)
    Leituras da Mary.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary! Estou bem e você? Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que a tua experiência com essa leitura seja diferente da minha. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!