terça-feira, 27 de setembro de 2016

Proibido, de Tabitha Suzuma

Resultado de imagem para proibido de tabitha suzumaAutora: Tabitha Suzuma
Titulo Original: Forbidden
Ano de Lançamento: 2014
Editora: Valentina
Paginas: 304
Skoob
Sinopse: Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.
Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã.

Este livro conta a história de amor entre Maya e Locham; Maya é uma garota de 16 anos sensível, madura e forte; uma adolescente pobre que cria os três irmãos mais novos, sob uma situação precária, com apenas a ajuda de Locham, já que seu pai abandonou a família quando ela era apenas uma criança, e sua mãe é uma alcoólatra que só tem olhos para o namorado garotão.

Locham é um garoto de 17 anos muito inteligente, responsável e bondoso, mas extremamente anti-social; um jovem que põe o bem estar de seus irmãos acima de tudo. Ele é completamente apaixonado por Maya e ela corresponde ao sentimento; mas esse relacionamento é extremamente proibido, pois eles são irmãos.

Em Proibido vamos acompanhar o dia-a-dia desses dois jovens se tornando cada vez mais como que pais dos próprios irmãos ante ao abandono de sua mãe e sua luta para que a família não seja separada, enquanto tentam lidar com esse sentimento tão forte e puro, mas que pode por tudo que eles tem a perder.
"Ele sempre foi tão mais do que apenas um irmão. Ele é minha alma gêmea, meu oxigênio, a razão pela qual espero com ansiedade pelo momento de acordar todos os dias."

Sobre minha experiencia de leitura: Não sei se vou conseguir expressar aqui tudo o que senti ao longo dessa leitura; só de voltar a história através dessa resenha, meu coração já fica apertado de novo.

Essa história é muito angustiante, me vi em um turbilhão de sentimentos contraditórios durante toda a leitura; ao mesmo tempo que não via motivo para que tal sentimento entre dois nascesse, por mais próximos e únicos responsáveis pela própria família que eles fossem, torci por eles o tempo todo; para que o amor dos dois pudesse dar certo de alguma forma; e o desfecho dessa história acabou comigo.

"- Nesse momento, a única coisa que eu sei é que te amo - digo em meu desespero contido, as palavras se derramando por conta própria. - Eu te amo muito mais do que como um irmão. Eu te amo... de todas as formas possíveis e imagináveis.
- Eu também me sinto assim... - Sua voz soa chocada e ferida. - É um sentimento tão imenso que às vezes acho que vai me engolir. É tão forte que poderia me matar. E não para de crescer, e eu não posso... não sei o que fazer para estancá-lo. Mas... nós não podemos fazer isso... nos amar assim! "

Tabitha Suzuma nos trás aqui, de forma simples e direta, uma história angustiante, polêmica e linda sobre amor proibido e as consequências trágicas que esse sentimento pode acarretar na nossa vida e principalmente na vida das pessoas que mais amamos.

A escrita da Tabitha é muito fluida e sua narrativa e personagens são extremamente bem construídos; o livro é narrado em primeira pessoa sob dois pontos de vista, o da Maya e o do Locham; o que torna nossa experiencia muito mais completa e impactante. Esse foi um dos melhores livros que li na minha vida.

"- Nós não fizemos nada de errado! Como o nosso amor pode ser considerado horrível, quando não estamos fazendo mal a ninguém?
Seus olhos descem aos meus, brilhando úmidos na penumbra.
- Não sei - sussurra. - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa?"

Me desculpem por não saber me expressar bem sobre tudo o que senti com essa leitura, nem falar muito sobre o enredo, pois pra mim é muito difícil falar sobre essa obra sem dar spoilers; mas enfim... Leiam esse livro, por favor.

50 comentários :

  1. Oi Duda,
    Já quero ler esse livro!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamylla, que bom que quer ler, depois eu te empresto hahaha beijos

      Excluir
  2. Eu não conhecia a história desse livro, até ler uma resenha esse ano! Fiquei completamente louca pelo livro, ainda não comprei mas pretendo comprar em breve, e pretendo ler também.
    Amei sua resenha e seu cantinho :D

    Beijos

    www.entre-linhaseparagrafos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara! Fico feliz que tenha interesse em fazer essa leitura, o livro é maravilhoso, tenho certeza que você vai amar e se apaixonar assim como eu. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Obrigada! Beijos

      Excluir
  3. Olá!!

    Eu li esse livro esse ano e fiquei igualmente tocada, chocada, impressionada e sem reação mediante à trama.
    Meu Deus, como eu torci para que esses dois ficassem juntos. Em momento algum o amor deles me incomodou... E o final desse livro, menina? Um golpe de covardia, com certeza.
    Pra mim tbm foi uma leitura maravilhosa e que ficará no meu coração.
    Adorei sua resenha.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid! Então, esse livro acabou comigo; principalmente o desfecho. Fico feliz que tenha gostado tanto da leitura e da minha resenha. Beijos

      Excluir
  4. Olá, bom dia! Já ouvi falar muito desse livro, apesar de ter gostado da sua resenha, o livro não me atrai e não pretendo ler, o tema abordado eu não gosto. Parabéns pela resenha e bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula! Que pena que não tem interesse na leitura; mas fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos

      Excluir
  5. Se existe uma palavra que define este livro é ANGUSTIANTE. Infelizmente quando eu li o livro, já tinha comido tantos spoilres que até a cena fina eu já sabia, então, não teve surpresa, mas nem por isso, teve menos dor. Sofri e é um livro que carrego comigo, em um lugar quentinho do meu coração.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é angustiante, no mínimo. Que bom que os spoilers não atrapalharam a leitura pra você. Beijos Ivi

      Excluir
  6. Olá,
    Lembro que quando a obra foi lançada gerou muita polêmica devido ao amor entre irmãos estarem envolvidos.
    Ainda não fiz a leitura da obra, mas acredito que teria as mesmas impressões que você e também seria pega por um turbilhão de emoções. Sei que é um tema complicado e acho que ficaria torcendo para que tudo desse certo entre eles.
    Fiquei tremendamente curiosa por saber qual o desfecho da trama após seus comentários.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele!
      Não tem como não torcer pelos dois. Espero que goste tanto quanto eu da leitura quando tiver a oportunidade de fazê-la. Beijos

      Excluir
  7. Eu entendo bem o que é não saber expressar bem aquilo que um livro representa. Eu sou assim as vezes e outras vezes é escrevendo que eu consigo me recuperar da ressaca literária e partir para um próximo livro. Sobre esse livro nunca li, mas todo mundo fala o mesmo que você.

    ResponderExcluir
  8. Olá Maria Eduarda,
    É bem difícil encontrar palavras para falar desse livro não é? Ele mexe conosco de uma maneira indescritível e isso me agradou muito, sabe? Como você disse, é impossível não soltar spoiler sobre esse livro, então, se precisar conversar, já li e estou aberta a isso.
    Eu meio que me apaixonei completamente pelos personagens e quis muito fazer as coisas serem diferentes e darem certo.
    Adorei sua resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Até agora é muito difícil falar sobre esse livro, me impactou de um jeito como nenhum outro havia feito antes. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos

      Excluir
  9. Oi Maria,

    Não gosto muito de falar desse livro, pois sempre caio no choro. Esse livros nos faz questionar muito o que é certo ou errado ou o que achamos que é certo ou errado. Mas acho que a maioria torceu para que o livro terminasse de uma outra forma.
    Olha você ainda conseguiu fazer a resenha, mas eu ainda não estou preparada para isso. srsrsr e Li ele logo que lançou.
    Estava apresentando um evento da Valentina e só cometei por cima, porque eu e a galera já estava fungando segurando o choro.
    Adorei sua resenha, expressou muito do que eu mesma desejo por em palavras um dia.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiana!
      É realmente muito difícil falar sobre esse livro, ele é maravilhoso. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos

      Excluir
  10. Olá!
    Esse livro é realmente bem polêmico e fiquei morrendo de vontade de ler depois da sua resenha. Imagino que realmente nos parta o coração porque deve ser uma história de amor bem triste que nos deixa divididos.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline! Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste tanto dessa leitura quando eu gostei quando tiver a oportunidade de fazê-la. Beijos

      Excluir
  11. Oi!

    Eu acredito no amor.
    Esse livro e bem polêmico por causa de dogmas, mas ainda assim quero ler porque muita gente elogia a escrita da autora e a delicadeza dela ao conduzir o assunto. Eu imagino que deva deixar o leitor bem angustiado mesmo, porque eu nem imagino o que essa situação pode levar.. Adorei a resenha! Me lembrou que preciso ler logo


    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise! Espero que goste tanto quanto eu dessa leitura. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Já vi várias resenhas sobre esse elivro e a cada nova fico mais curiosa ainda. Acho interessante a autora ter trazido o amor proibido entre irmãos, nunca li nada sobre isso. O livro parece ter uma carga emocional bem grande mesmo e imagino que deve ser difícil falar sobre ele também. Enfim, espero um dia ler essa obra e gostar também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! Então, esse livro é destruidor. Espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  13. Oi querida,
    Eu já vi esse livro em algumas livrarias e fiquei muito curiosa depois de ler a sua resenha. Assim, vendo um pouco sobre o livro eu acabei gostando do enredo da história. Os personagens são ótimos e bem construídos, e o gênero é um dos meus favoritos. A escrita da autora parece ter te cativado e isso é muito bom para um leitor.

    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice! Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste da leitura tanto quanto eu quando a fizer. Beijos

      Excluir
  14. OI!!

    Já sofri lendo sua resenha!! Como podem ser amar tão profundamente sendo irmãos? COmo ter um final feliz? COmo não chorar ou se angustiar?? Jesus! Já vi que o livro é promissor, mas triste. Sua mensagem trás reflexão e drama. Não sei se sairia "inteira" no final da narrativa e compreendo o pq das palavras estarem "presas", é mais fácil apontar os obstáculos presente numa obra do que apresentar as prerrogativas positivas. beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii...
      Sim! Já faz um mês que fiz essa leitura e ainda não me recuperei. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos

      Excluir
  15. Olá!
    Não conhecia nem a autora, nem a obra;
    Você deu uma aprofundada sobre o livro e é muito detalhista (adoro)
    Acabou contando alguns pontos chaves do livro, mas isso faz aumentar a vontade de lê-lo;
    Sua visão sobre o livro é interessante, pois dá pra perceber que gostou muito dele e que o livro gera muito sentimentos nos leitores. Voce deu um pequeno spoiler, mas de fato, acho que nao tinha como nao dar, haha
    Aderia a dica com amor, Beijoos ⚓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora! Fico feliz que tenha gostado da resenha e que tenha interesse na leitura. Espero que goste quando a fizer. Beijos

      Excluir
  16. Oi!
    Eu já vi algumas resenhas sobre esse livro e todas falavam a mesma coisa que você: que é um sentimento meio conflitante, mas que no final adoraram a leitura.
    Eu tenho vontade de ler por ser um tema muito pouco falado e que para nós é estranho... Não sei como seria a minha sensação lendo, pois romance incesto é algo (para mim) meio complicado. Mas adorei a sua resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/09/a-lista-resenhadesafio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina! Esse livro me trouxe muitos sentimentos contraditórios. É uma excelente leitura. Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste quando lê-lo.

      Excluir
  17. Esse livro já está nas minhas metas de leituras há algum tempo justamente por ser polêmico e de certa forma arrebatador. Tenho muita curiosidade em como a história se desenrola, e pelo que pude perceber é um constate conflito que gera no leitor, o que eu acho bem interessante. Espero me surpreender com a leitura, pois só ouço ótimas opiniões sobre ele.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tammy! Espero que essa leitura seja tão maravilhosa e impactante pra você quanto foi pra mim. Beijos

      Excluir
  18. Que fotos lindas <3
    Amei Proibido. Acho que todo mundo não consegue expressar muito bem o que sentiu com essa leitura, mas sei que todos gostamos. Acho que a ousadia desconstruída é o que mais choca.
    Você se expressou muito bem sim.
    Adorei suas impressões.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rizia!
      As fotos são da Gaby haha
      Não tem como não amar esse livro, né? Ele é maravilhoso!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos

      Excluir
  19. Oie!
    Amei sua resenha, pois você demonstrou muito bem o misto de sentimentos contraditórios que este livro nos causa!
    Na minha opinião a autora deu o final correto, pois apesar de entender o amor, não consegui vencer a barreira do mesmo ser moralmente e socialmente proibido.
    Bjinhos;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine!
      Eu acho que concordo contigo, o desfecho desse livro apesar de ter sido trágico, foi uma saída muito boa para a história. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos

      Excluir
  20. Oi Duda, tudo bem? Mulher eu quero muito muito ler esse livro já faz tempo. Sempre acho que para ler um livro com essa temática, você precisa ir com a cabeça MUITO aberta, procurar entender a mensagem da autora e compreender o sentimento dos personagens e é isso que faz com que eu ache ele tão f#d@!!! Com certeza é uma obra bastante reflexiva e não deixo de ler por nada no mundo! Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana! Estou bem e você?
      Sim, quem for fazer essa leitura tem que ir com a cabeça livre de qualquer preconceito. Espero que goste da leitura quando tiver a oportunidade de fazê-la. Beijos

      Excluir
  21. Oiee Maria ^^
    Sou muito suspeita para falar desse livro. Isso porque ele mexeu comigo de uma forma que nenhum outro jamais fez, e até hoje, quando eu olho para a capa dele, ainda sinto um aperto no peito. A história é maravilhosa, né? Também foi um dos melhores livros que eu li na vida, e estou doida para ler mais obras da Tabitha, pois imagino que sejam tão lindas quanto "Proibido".
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh!
      Sim!!! A história é maravilhosa, acho que não vou conseguir esquecer o que esse livro me causou nunca. Beijos

      Excluir
  22. "- Nesse momento, a única coisa que eu sei é que te amo - digo em meu desespero contido, as palavras se derramando por conta própria. - Eu te amo muito mais do que como um irmão. Eu te amo... de todas as formas possíveis e imagináveis.
    - Eu também me sinto assim... - Sua voz soa chocada e ferida. - É um sentimento tão imenso que às vezes acho que vai me engolir. É tão forte que poderia me matar. E não para de crescer, e eu não posso... não sei o que fazer para estancá-lo. Mas... nós não podemos fazer isso... nos amar assim!

    O tema do livro por si só já é de uma polêmica de fazer tremer os joelhos! Esse diálogo é apenas um trecho, mas já consigo imaginar a carga emocional desse livro, o que aumenta meu interesse por ele, mas definitivamente não pretendo, por agora, ler porque eu sei que vou chorar a cacilda!

    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! Esse livro é mesmo muito pesado; mas é igualmente maravilhoso. Espero que assim como eu, você se apaixone pela leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  23. Olá! Menina, eu sempre me deparo com esse livro e lembro das pessoas falando dessa carga emocional que ele tem (e do final! - mesmo sem spoilers), juro que morro de vontade de ler, mas ainda não tomei coragem pra encarar. Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana! Leia-o logo, cê num sabe o que tá perdendo rsrs
      Beijos

      Excluir
  24. Oi Maria, tudo bem?

    Sempre tive uma relação de amor com este livro e, mesmo sem ter lido nada a respeito, muito menos a sinopse, eu sentia que deveria ler.

    Quando li a primeira resenha descobri o motivo de tamanha atração por este livro. Ainda não tive a oportunidade de ler (são tantos na fila kk)

    Sua resenha conseguiu descrever meu sentimento por esta historia e espero que chegue logo o dia que vou poder finalmente embarcar de cabeça em "Proibido".

    Parabéns pela resenha! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Estou bem e você?
      Passa ele na frente pra ontem, cê não sabe o que tá perdendo. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Obrigada! Beijos

      Excluir
  25. Menina só de ler as quotes eu já fiquei com vontade de chorar, nunca li esse livro, mas já super me recomendaram, to precisando de um drama e tensão na minha meta de leitura desse mês e acho que vou pegar esse pra ler.
    Tu conseguiu passar todas as expetativas altas que tive em relação a ele de ante-mão, parece ser um livro incrível e tu comentando sobre me fez estar no seu lugar, parabéns foi uma super resenha.
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii.. pode passar essa leitura na frente das outras pra ontem!!! Fico feliz que tenha gostado da resenha. Obrigada! Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!