quarta-feira, 6 de julho de 2016

Tag dos 50 % | Melhores e piores do ano até agora | (Gaby)


Olá, leitores! Tudo certo? E, de uma hora para a outra, já estamos na metade do ano! Só eu acho que esse ano está passando rápido demais? Bem, chegou então a hora de revisitar as leituras feitas nesse primeiro semestre, que foi bem corrido, porém proveitoso. Até o presente momento li 51 livros, o que é mais do que eu esperava, já que comecei na universidade esse ano e a correria é grande. 

Vamos lá?

1. O melhor livro que você leu até agora, em 2016.

Eu queria ter respondido essa tag antes, mas estava no meio de uma leitura que seria a resposta para essa questão: Uma Vida Pequena, de Hanya Yanagihara. Livro esse que me despertou inúmeros sentimentos, reações. Um livro realmente maravilhoso; grandioso. E que já tem resenha aqui no blog! É só clicar aqui



Sonhos Com Deuses e Monstros 2. A melhor continuação que você leu até agora, em 2016.

Esse foi um ano de poucas leituras de sequências. Na verdade, acho que li apenas três. 
Esse ano eu FINALMENTE li o terceiro livro da trilogia Feita de Fumaça e Osso, que, para quem não sabe, é uma de minhas favoritas. Eu li Sonhos com Deuses e Monstros com muito, muito medo de me decepcionar, e no começo até pensei que isso de fato fosse acontecer; mas Laini, thanks God, fez um ótimo trabalho nessa conclusão, e apesar de não ter entrado para os favoritos, o livro recebeu merecidas 5 estrelas. 

Vocação Para o Mal 3. Algum lançamento do primeiro semestre que você ainda não leu, mas quer muito.

Vários! Esse ano eu me controlei bastante no quesito compras, o que significa que minha lista de desejados apenas cresceu, devido tantos lançamentos incríveis. Um deles está no topo da lista, sendo a sequência de uma série de livros que eu simplesmente amo: a série do detetive Cormoran Strike. O livro em questão foi traduzido como Vocação para o Mal. E espero poder lê-lo ainda esse ano. 

 4. O livro mais aguardado do segundo semestre.

Muitos livros estão sendo aguardados, porém continuo evitando gastos e, provavelmente, não irei comprar muitos, ou nenhum. Mas um que está me fazendo roer as unhas é O Ano em que Te Conheci, da Cecelia Ahern. Quem acompanha o blog há certo tempo já deve  saber que a Cecelia é uma das minhas autoras favoritas de drama, e não posso esperar que esse livro seja menos que maravilhoso.

Um Passado Sombrio 5. O livro que mais te decepcionou esse ano ate agora.
Eu adoro livros de suspense e terror, mesmo. Porém esse li pouquíssimos que podem ser encaixados no gênero, um deles foi decepção pura: Um Passado Sombrio. Eu nunca li nada do autor, mas na capa do livro tem um comentário de Stephen King elogiando o dito, e por mais que eu também nunca tenha lido nada desse segundo, reconheço seu talento e suas maravilhosas premissas. Um Passado sombrio foi uma leitura chata, daquelas que a gente torce para estar acabando, e com personagens muito bléh. Na minha opinião, pouca coisa se salva desse enredo. Tanto que ele levou apenas duas estrelas. 

Distância de resgate 6. O livro que mais te surpreendeu esse ano ate agora.

Eu tive muitas surpresas agradáveis esse ano, muitas mesmo. Mas pensei bastante e escolhi um livro que realmente me enganou direitinho: Distância de Resgate. Esse livro tem uma premissa simples, e ao mesmo tempo confusa. Relação mãe e filha, agrotóxicos, envenenamento por pesticidas, troca de corpos... Sim, encontra tudo isso e mais um pouco. A autora envereda por caminhos que o leitor nem imagina existirem, e a cada página ele abre um pouco mais a boca do surpreso leitor, que esperava apenas uma novelinha básica para passar o tempo e se vê então preso em uma narrativa de tirar o fôlego, literalmente. Tem resenha dele aqui!

Pequenas Grandes Mentiras 7. Novo autor favorito (que lançou seu primeiro livro nesse semestre, ou que você conheceu recentemente).

Conheci autores simplesmente incríveis esse ano! Com minha parceria com o catálogo da Record, eu tive acesso a leituras que antes eu provavelmente nem leria a sinopse, e essa foi uma das coisas boas que 2016 me trouxe; entre eles posso citar Betty Milan, Samanta Schweblin (autora de Distância de Resgate) e Hanya Yanagihara. E também autores publicados pela Arqueiro: Dani Atkins e Sarah McLean. E, outro que conheci esse ano e foi uma descoberta magnífica: Kazuo Ishiguro. Mas, bem, preciso citar uma em especial que roubou meu coração. Liane Moriarty. Pequenas Grandes Mentiras foi um dos melhores thrilers que já li, e a escrita dessa mulher é realmente viciante. Quero ler tudo o que ela escrever! 

 8. A sua quedinha por personagem fictício mais recente.

Por incrível que pareça eu não caí de amores por nenhum mocinho recentemente, e algo sobre mim é que tenho namorados literários (quem nunca?). Acho que isso se deve ao fato de eu não ter lido tantos romances esse ano, e os que eu li, apesar de muito bons, não tinham mocinhos que me fizessem de fato suspirar. E não pensem que estou feliz com isso! haha

 9. Seu personagem favorito mais recente.


Aqui as coisas mudam um pouco de figura! Apesar de não ter tido crushes literários, muitos personagens poderiam aparecer aqui como favoritos. Para não ser muito cruel, vou citar alguns antes de revelar meu escolhido: Elsie Bovary (Holy Cow), Axl (O Gigante Enterrado) e Calpúrnia Hartwell (Nove Regras a Ignorar Antes de Se Apaixonar). E o escolhido foi: Jude St. Francis, de Uma Vida Pequena. Um personagem que eu, muito provavelmente, nunca irei esquecer.

10. Um livro que te fez chorar nesse primeiro semestre.

Esse ano lembro que chorei apenas uma vez, e não foi lendo um livro. Tenho fé que, até o fim do ano, algum livro vai me fazer derramar umas lágrimas! hahaha

Nove Regras a Ignorar Antes de Se Apaixonar11. Um livro que te deixou feliz nesse primeiro semestre.

Em compensação, muitos livros me deixaram feliz, entre eles o romance de época Nove Regras a Ignorar Antes de se Apaixonar, de Sarah McLean. Eu me diverti MUITO com a personagem principal, a Calpúrnia. Ela é uma personagem que vai evoluindo durante a narrativa, com muito humor e situações constrangedoras, envolvendo o leitor do começo ao fim.


O Regresso 12. Melhor adaptação cinematográfica de um livro que você assistiu até agora, em 2016.
Bem, eu não tive muito tempo para assistir filmes (nem séries, aliás), então não tive que pensar muito para responder essa questão. A melhor adaptação que assisti esse ano até agora foi O Regresso, porém não li o livro. E até o presente momento também não assisti Como Eu Era Antes de Você, mas quero muito.
Agora, vamos combinar, o Leo estava fantástico nesse filme!


13. Sua resenha favorita desse primeiro semestre (escrita ou em vídeo).


As resenhas que mais gostei de ter escrito foram: Distância de Resgate, Uma Vida Pequena, Uma Duas  e Mulheres que não sabem chorar.


 14. O livro mais bonito que você comprou ou ganhou esse ano.


Como eu já disse, esse ano comprei pouquíssimos livros, mas em compensação ganhei vários lindíssimos das editoras parceiras, tanto aqui como no Os Nós da Rede (onde sou resenhista) <3
O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias, Vamos Juntas? e Outlander. Todos muito bonitos.

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias Vamos juntas? Outlander

 15. Quais livros você precisa ou quer muito ler até o final do ano? 

Tenho uma lista quilométrica, mas vamos aos principais:
  • Vocação Para o Mal
  • Todos os livros do Mochileiro das Galáxias 
  • Outlander
  • A Cor Púrpura 
  • Insônia 
  • A Matéria dos Sonhos
  • A Bem-Amada
  • Uma História de Solidão 
  • A Última Dança de Chaplin
Não necessariamente nessa ordem, e definitivamente não são apenas esses. 

E essa foi a tag! 
Eu gostaria muito, muito, muito de ver todo mundo respondendo também! <3 

28 comentários :

  1. Oiiii

    Adorei a tag! Eu adoro tags....

    Saber sua opinião sobre essa sequência de Feita de Fumaça e Osso foi ótimo. ..quero lê-los...

    Adorei as tuas respostas

    ☺ 💗 bjs 😀 💖

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu já conhecia essa tag e até me programei pra responder no meu blog mas ainda não consegui e, na verdade, acho que nem vai dar :(

    Eu ainda não li a maioria dos livros que você mencionou, o único que li foi o "Nove regras a ignorar antes de se apaixonar" e sou louca por ele <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beatriz, tudo bom?
      Nove Regras é mesmo ótimo, não é mesmo?
      Beijos

      Excluir
  3. Adorei essa tag, vou comentar do livro "Uma vida pequena", eu amei esse livro, achei que iria demorar uns 2 meses para ler essa obra e foi em uma semana, leitura super fluida e os personagens são tão encantadores. Compartilho dos seus sentimentos com essa obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael!
      Também li o livro relativamente rápido. É maravilhoso, não é? Estou com saudade dos personagens!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia essa tag, mas achei ela bem legal. Ainda não li nenhum dos livros citados haha

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Gostei bastante da tag e também estou ansiosa para ler "O Ano Em Que Te Conheci".

    Grande Abraço
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Dos livros citados não li nenhum ou me interesso, apenas Pequenas Grandes Mentiras que eu estou super ansiosa para ler e está nos meus desejados, e amo demais a capa desse livro.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pequenas Grandes Mentiras é maravilhoso! Espero que goste.
      Bjs

      Excluir
  7. Oiii, como vai? Que tag incrível gente <3 fiquei aqui babando, confesso que a maioria dos livros não conhecia dos quais você citou e me apaixonei perdidamente pelo primeiro que já foi teu melhor do ano. Quero ler para ontem.
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia mesmo, Morgana! Uma Vida Pequena é simplesmente maravilhoso :)
      Beijos!

      Excluir
  8. Olá! Não li nenhum dos que você mostrou. MAs, temos gostos literários bem parecidos e gostei da premissa de todos, principalmente de O regresso e Uma vida pequena. Fiquei bastante curiosa para ler. beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Postagem interessante, gostei bastante, esse ano li algumas coisas interessantes, mas nada que chegue perto. Esse Insônia é o que virou filme??

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Também respondi essa tag essa semana, dos livros que você citou eu ainda não li nenhum, mas estou louca para ler "A cor púrpura". Adorei as suas respostas. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi!!
    Já vi essa tag e queria fazer no meu blog, mas sempre esqueco.. hahah..
    ainda não li nenhum dos que citou e tem alguns na minha lista.
    bjs

    www.sobrevicios.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Tag bacana, faz tempo que não respondo uma no meu blog. Dos seus citados, queria ler algo do Robert/JK, parece ser bom mesmo. Minha lista de próximas leituras está enorme...

    ResponderExcluir
  13. Oie
    ouvi várias pessoas dizendo que também se decepcionaram com Um passado sombrio e parece realmente ser um livro bom, que pena. Quero muito ler Pequena sgrandes mentiras, a autora parece ser muito boa mesmo, respondi a tag lá no blog também ;)

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Eu vi o livro Uma Vida Pequena, de Hanya Yanagihara e fiquei mto curiosa, mas fique com medo do tamanho do livro hehe.
    To louca para ler trilogia Feita de Fumaça e Osso, mas tao caro, vou esperar a black.
    Todo mundo fala mal de Um Passado sombrio, apesar da capa ser linda, nao devo ler nao hehe.
    Gostei mto da tag, achei interessante suas escolhas.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Adoro essa TAG, tenho visto várias esses dias, mas nossa, sou tão indecisa e gostei de tantos livros que li esse ano, que vou morrer de indecisão na hora de responder hahahahah. Mas vou ver se consigo responder. XD

    ResponderExcluir
  16. Oi!!
    Eu estou preparando essa tag para postar lá no blog. Eu quero muito Vocação do mal, não li os anteriores ainda, mas eles estão na minha estante só esperando. Tenho visto comentários de muitos leitores que estão esperando esse livro O ano em que te conheci, ele não chama a minha atenção na verdade nenhum livro dessa editora chama a minha atenção.
    Eu ainda não assisti O regresso e não estou com pressa rsrs, vou esperar entrar na programação da TV.
    Gostei das escolhas que você fez.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Olá, Gaby! Tudo bem?

    Também tô querendo muito responder essa TAG! *-*

    Amei suas respostas e você me deixou com MUITA vontade de ler Uma Vida Pequena, apesar de não saber do que se trata! Hahaha Seu entusiasmo me contagiou!

    Dessa sua lista eu ainda não li nenhum. Tô com a versão digital e original do Distancia de Resgate pra ler! E eu tinha jogado ele um pouco pra baixo, mas, já coloquei no topo novamente!

    Fiquei bem animada pra ler o Nove Regras a Ignorar Antes de se Apaixonar! Ultimamente estou caindo de amores por romances de época ou históricos e fiquei curiosa a respeito desse! Além de amar essa capa linda!

    Beijos e até mais!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  18. Bom saber que Um Passado Sombrio não é tão bom, porque adoro livros do gênero e essa capa é maravilhosa. Talvez caísse na conversinha da sinopse e me decepcionasse.
    Pequenas Grandes Mentiras é realmente maravilhoso, até falei dele no blog. Comprei O Segredo do Meu Marido, da mesma autora e em breve lerei.
    Também quero muito ler A Cor Púrpura, parece um livro incrível e a edição nova que fizeram está linda.


    Conhece o nosso blog? Estamos sempre retribuindo visitas e comentários de amigos blogueiros: ourbravenewblog.weebly.com :)

    ResponderExcluir
  19. Oi Gaby!
    Tenho super interesse pelo livro Uma Vida Pequena, parece ser ótimo! Eu preciso reler Feita de fumaça & osso e finalizar também a trilogia. Mulher, sou louca pra ler Pequenas Grandes Mentiras... fico aliviada que não irei me decepcionar. rs Gabrielly, como assim não chorasse por nenhum livro? Eu já chorei tanto, aliás, choro por qualquer um. Até eu vou torcer pra nesse segundo semestre tu chorar... XD
    Ótimas respostas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Ola lindona adorei a Tag é tão bom quando um autor nos conquista a ponto de já incluirmos ele em nossos favoritos, a Trilogia Fumaça e Osso ainda não li, mas vejo muitos elogios a ela. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  21. Gaby,
    Agora entendi seu comentário: "Como não ficar feliz com romances histórico".
    Muito legal suas respostas, praticamente não li nada do que você escolheu, mas é sempre bom ficar conhecendo.
    Abraços,

    Dani Moraes

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!