Autora: Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Ano de lançamento: 2016
Páginas: 272
Sinopse: Simon Spier tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
“Branco não devia ser o padrão, assim como hétero não devia ser o padrão. Não devia existir nenhum padrão.”
“Branco não devia ser o padrão, assim como hétero não devia ser o padrão. Não devia existir nenhum padrão.”
Neste livro conhecemos Simon, um garoto de 16 anos como qualquer outro, em pleno ensino médio, com dúvidas sobre quem realmente é, ou quer ser. E Simon tem um segredo: ele é gay; e é sobre isso que se trata essa história. Ele é homossexual sim, mas não acha tão importante assim se assumir, porque, para ele, esse fato não muda em nada quem ele é ou como ele se relaciona com as pessoas ao redor (Tá certíssimo, Simon!); afinal, como ele mesmo fala em determinado momento do livro: “Heterossexuais não têm que sair do armário, não é mesmo?” (Tá certo de novo, Simon!)
A narrativa começa com o nosso protagonista trocando e-mails com um cara pelo qual ele se apaixona; Simon não sabe nada sobre ele, só o apelido pelo qual ele se apresenta (Blue), e que estudam no mesmo colégio. O “romance” se desenrola da melhor maneira possível apesar das circunstâncias, até que um de seus colegas descobre a historia toda das trocas de e-mails entre os dois e passa a chantageá-lo, a partir disso Simon se vê obrigado a decidir se revela seu segredo ou não, além disso passa a temer que seu relacionamento possa acabar a qualquer momento.
"Ele falou sobre o oceano entre as pessoas. E que o objetivo de tudo é encontrar uma margem até a qual vale a pena nadar."
O desenrolar dessa história é apaixonante, todas as trocas de e-mails entre os personagens é muito linda e divertida de se ler. A vida pessoal do personagem com a família é muito real, cheia de conflitos e amor. Como a narrativa é em primeira pessoa nós podemos mergulhar de cabeça dentro da vida do Simon, o que torna a leitura muito mais impactante. Também podemos conhecer mais sobre o Blue através dos e-mails, e vemos como a vida dele com a família também não é fácil.
![](http://estantesfalantes.com/wp-content/uploads/2016/04/12651196_10154136398765579_3506597870522517725_n.jpg)
Em Simon vs A Agenda Homo Sapiens, livro de estreia de Becky Alertalli, a autora soube como abordar um tema importante e atual de forma direta, simples e apaixonante.
Também preciso falar sobre toda a referencia a cultura pop (principalmente ao biscoito oreo e a Harry Potter) que encontramos ao longo de toda a narrativa, o que é um ponto a mais para que o publico alvo do livro possa se identificar com os personagens.
Sobre minha experiencia de leitura: Conheci esse livro por meio do youtube assim que foi lançado e logo fiquei louca pra ler, pois adoro a temática LGBT, e esse livro me sugou de um jeito impressionante, não conseguia parar de ler um minuto sequer (tanto que devorei o livro em um único dia), a escrita da Becky é muito fluida e todos os seus personagens são muito bem construídos; no fim da leitura... Nunca imaginei que o Blue fosse quem ele é (rsrs).
"Você derrubou seu próprio muro. E talvez o meu também."
Já quero mais livros dessa mulher na minha vida!!!
Resenha escrita por Maria Eduarda.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidUTwjq2tccttU642OmUmbM7RLJPSyhKKDnxT6Xdqgxn5A-2VC_oY7jkbEMwjEMAS6PcR_iDs6FDY-L8UBzCgI4YxDcOqeywOEFiN3iOzczSNgBfNel-5oEslQ2WW6ZEgmf4CfMI1UCHc/s640/resenhista+duda+_phixr.jpg)
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirNossa que incrível, eu peguei esse livro hoje a tarde e terminei tem umas duas horas, então, entro no blog e me deparo com a sua resenha. Uma coincidência enorme, né?
Eu AMEI esse livro, AMEI o Simon e o Blue e confesso que descobri quem ele era logo no começo. Não sei como, eu só juntei as peças e tive certeza. <3
Esse é o primeiro livro que li da temática e fiquei apaixonada!
Beijos e até!
www.dreamsandbooks.com
Oi Lorrane. Estou bem e você? Coincidencia mesmo rsrs
ExcluirEsse livro é realmente lindo né? Serio que você sacou a verdadeira identidade do Blue desde o começo? Nossa! Eu nao consegui rsrs
Fico feliz que você também tenha amado esse livro e seus personagens tanto quanto eu. Beijos
Ai que amor de resenha <3
ResponderExcluirJá tinha lido um pouco sobre o livro no Facebook, já tinha gostado da capa, mas agora eu fiquei com mais vontade ainda de lê-lo!
Nunca li um livro com essa temática, mas fiquei muito curiosa e motivada após ler sua resenha!
Beijos, Luh
https://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/
Fico feliz que tenha gostado da resenha e que ela te fez ficar curiosa quanto ao livro, Luiza. Acredito que esse seja um otimo livro pra você começar a ler sobre esse tema. Beijos
ExcluirQue lindeza esse livro, né? Ele está na minha lista de desejados há muito tempo! Eu gosto muitíssimo de histórias assim, com a temática da diversidade - principalmente para o público jovem.
ResponderExcluirBjs,
Jess do blog A Rosa do Príncipe
www.arosadoprincipe.blogspot.com.br
Sim, esse livro é muito lindo; e acredito que seja uma otima forma de os adolescentes conhecerem essa tematica. Espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos
ExcluirOlá, tudo bom? Geralmente não gosto desse tipo de livro,mas já vi tantas resenhas positivas sobre esse que estou tentada a ler hahaha Sua resenha ficou ótima, quando tiver um tempinho vou procurar esse livro para ler ^^
ResponderExcluirBeijos
http://resenhaatual.blogspot.com.br/
PARTICIPE DO NOSSO SORTEIO DE 1 ANO -
http://resenhaatual.blogspot.com.br/2016/06/aniversario-1-ano-resenha-atual.html
Oi Sarah, estou bem sim e você? Fico feliz que tenha gostado da resenha; leia-o sim, você vai gostar. Beijos
ExcluirLouca pra ler esse livro!!! Muito feliz por encontrar mais uma pernambucana no meio literário :* estarei acompanhando seu blog que é muito lindo ♥
ResponderExcluirEspero que goste da leitura quando a fizer. Obrigada pelo carinho. Beijos <3
ExcluirFaz tempo que não leio um YA que realmente vale a pena, mas essa história me chama muito a atenção. Estava na minha lista, até que um amigo meu leu e disse que não é muito a minha cara. Até agora não vi ninguém que não tenha gostado, mas tenho medo dele ter razão hahaha. Esperarei mais um pouquinho (quem sabe uma promoção) :)
ResponderExcluirConhece o nosso blog? Estamos sempre retribuindo visitas e comentários de amigos blogueiros: ourbravenewblog.weebly.com :)
Garanto que esse livro vale muito a pena, espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos
ExcluirOi Maria Eduarda, como vai?
ResponderExcluirConheci o livro na turnê da Intrínseca e desde então namoro esse livro. Quero saber quem é o Blue, rapaz. Na verdade estou curiosa a respeito de tudo, quero saber como são os e-mails trocados, se ele revela ou não. E adorei as colocações, a vida dele, ele não tem que assumir nada. Já o considero pacas... Outra, adorei as referências... HP e Oreo. rs <3
Beijos
Bela resenha!
Espero que possa fazer essa leitura logo, e que também se apaixone por esse livro, seus personagens e a escrita da autora assim como eu. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos
Excluir