sábado, 18 de junho de 2016

Tá Todo Mundo Mal, de Julia Tolezano (Jout Jout) | #Euleionacional

“Escrever tinha virado uma grande crise, mas também me ajudou a entender o quanto, às vezes, é preciso ter uma crise ou outra para saber como sair delas. Revivi crises que na época pareciam eternas, mas quando botei no papel vi que, se ficasse mais um pouquinho sem pensar nelas, eu esqueceria que aquilo um dia me incomodou tanto. Sem crises, parece que você não se transforma. E, se você não muda, você para."    
                    Skoob - 200 Páginas - Companhia das Letras

Do alto de seus 25 anos, Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout, já passou por todo tipo de crise: De achar que seus peitos eram pequenos demais a não saber que carreira seguir.

E é sobre essas crises que se trata o livro Tá Todo Mundo Mal. Aqui Jout Jout reuniu as suas "melhores" angústias em textos tão divertidos e inspirados quanto os vídeos de seu canal no YouTube, "Jout Jout, Prazer".

“É engraçado como chegamos a conclusões muito diferentes quando questionamos um costume que já está arraigado em nossas entranhas. Você percebe que nem concorda com grande parte deles e que só continua fazendo algumas dessas coisas porque nunca as questionou.” 
Família, aparência, inseguranças, relacionamentos amorosos, trabalho, onde morar e o que fazer com os sushis que sobraram no prato são algumas das questões levantadas.


Quem nunca passou por essas crises não é mesmo? Podem não ter sido da mesma forma, até por que somos indivíduos diferentes, mas quem nunca sofreu, por exemplo, com a aparência e os amores, principalmente na adolescência, que atire a primeira pedra.


De forma simples, direta e engraçada, a autora (ou seria, rainha do youtube?) nos faz pensar sobre todas as fases agoniantes pelas quais passamos durante toda nossa vida e como todas essas “crises” nos fazem amadurecer.

Sobre minha experiencia de leitura: Quem nunca ouviu falar em Jout Jout e em seu canal no youtube, não é mesmo? Confesso que não sou fã dela, só vi um vídeo do canal até hoje; mas fiquei muito curiosa com a premissa do livro, e quando surgiu a oportunidade de lê-lo, não exitei, a leitura é muito fluida, Jout Jout escreve muito bem e não tem como não se identificar com todas, ou pelo menos a maioria, das crises relatadas.

Termino aqui essa resenha com mais uma forte indicação!

Resenha escrita por Maria Eduarda.



28 comentários :

  1. Oie, então eu não conheco a julia mas me interesso pelo livro dela justamente porque a maioria de nós acaba tendo essas crises em alguma fase da vida e se ela escreve tão bem fico querendo mais ainda ler. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da dica, Tamara, fico feliz. O livro é realmente muito bom! Beijos

      Excluir
  2. Confesso que só a conheço por nome e por algumas divulgações e entrevistas que ela fez, entretanto ainda não assisti nenhum vídeo dela. Sobre o livro,deve ser interessante justamente pela exploração dessas crises.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto do canal da Julia mas já estou pra lá de saturada de livros de youtubers. Eu nem sabia que ela tinha escrito um livro e mesmo gostando do canal, não me animei para ler não. Na verdade, eu nunca li um livro dessa categoria e não acho que seja lá grande coisa. Acho mesmo que o enorme sucesso de vendas seja popularidade e fama desses jovens. Mas enfim, o livro até parece ser divertido (vindo dela, só poderia né? kkk) mas não é algo que eu tenha curiosidade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li nada de nenhum desses youtubers que estao lançando livro a rodo por ai; so li o livro do Danilo Leonardi do cabine literaria que foi lançado no ano passado e gostei bastante, pôs é muito diferente dos outros por se tratar de um romance. O livro da Jout Jout apesar de ser muito na vibe desses recentes é muito bom tbm!

      Excluir
  4. Olá!! :)

    Ainda bem que gostaste assim do livro! :) Confesso que nao o conhecia nem mesmo a autora (ou o seu canal do Youtube).

    Mas fiqeui curioso agora.. :) Principalmente pelo estilo direto e divertido! :) Bem, mas a premissa, o facto de nos fazer pensar sobre como estes momentos mais dificeis nos fazem crescer, deixam-me bem curioso! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria Eduarda, tudo bem?
    Confesso que eu tenho um pequeno preconceito com livros de youtubers, mas o livro da Jout Jout com certeza já é uma exceção a essa regra, eu já vi alguns vídeos dela e o que mais me agrada é justamente por ela pensar "fora da caixa". Além disso, quem não tem crises? E não tenho dúvidas que os textos devem ser bem divertidos. Fico feliz que tenha gostado da leitura. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna, estou bem sim e você?
      Eu tenho um pouco de preconceito com livros de youtubers ainda, mais os que eu li ate agora (esse e o do Danilo Leonardi do Cabine Literaria) me surpreenderam! Fico feliz que tenha gostado da dica. Beijos

      Excluir
  6. Olá Maria Eduarda,
    Eu sou uma pessoa que não nunca tinha ouvido falar dela até ter visto esse lançamento. Acho que não vivo nesse mundo hahaha
    Eu passei por uma crise parecida, mas era porque tinha peito grande e queria esconder isso de todo mundo, o que foi bem ruim!
    Fiquei bem curiosa em relação a essa leitura e vou anotar a dica, pois acho que vale a pena.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo incrivel você nunca ter ouvido falar da Jout Jout nem do canal dela rsrs
      Sim, vale super a pena fazer essa leitura. Beijos

      Excluir
  7. Estou louca para ler esse livro, mesmo. Eu adoro a Jout Jout, os vídeos dela, os temas que ela aborda são muito bons para aplicar na sociedade e desconstruir coisas. Esse livro me parece ser lindo e cheio de amor. Quero muito ler <3


    ps.: que capa lindaaaaaaaa!

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse livro é muito desconstruidor de temas polemicos e importantes para nossa sociedade. Leia sim, você vai amar! Beijos

      Excluir
  8. Bom, parece que os ensinamentos com as experiências de vida e crises diárias são o tópico central da obra. Acredito que qualquer um pode aprender bastante com esses exemplares, mesmo sendo direcionados para jovens e adolescentes.
    Gostei muito da sua resenha e os pontos que citou! Pelo que percebi, você apreciou bastante o exemplar! Que bom não hesitou em lê-lo. =)
    Continue escrevendo sempre! Grande abraço, Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, qualquer pessoa que ler esse livro vai aprender muito. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Obrigado!

      Excluir
  9. Quando soube do lançamento desse livro fiquei com um tanto de receio, já que a Jout Jout é a minha youtuber favorita e eu poderia acabar me decepcionando, então decidi que não leria Tá Todo Mundo Mal. Mas daí, de uns tempos pra cá, tenho visto muitos comentários positivos sobre a obra e mudei de ideia. Vou tentar encaixá-lo nas minhas próximas leituras. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu conheci a Jout Jout em uma entrevista que ela deu pro Jô no ano passado. Não curto ela, apesar de achá-la engraçada. Não compraria o livro, mas leria caso ganhasse de presente, por exemplo. :D
    Fico feliz que tenha gostando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem nao sou fã dela, so li pq a tematica me interessou e pq tinha em PDF rsrs
      Mas eu acabei gostando bastante da leitura! Beijos

      Excluir
  11. Eu nunca tinha ouvido falar de Jout Jout e de seu canal no youtube até esse livro ser lançado, não acompanho ninguém no youtube, então isso não é nenhuma surpresa. Que bom que curtiu a leitura e acabou se identificando muitas vezes. Sim, todos passamos por crises como essas, claro que já tive crises relacionadas à minha aparência e a relacionamentos amorosos, mas não tenho vontade de ler sobre as de outra pessoa.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não tem interesse nessa leitura, Ju; mas eu te entendo, tem livros que apesar de topo o burburinho que é feito a cerca deles, nao desperta nosso interesse. Beijos

      Excluir
  12. Oi gabrielly!!
    Eu não gosto muito dos livros que os Youtubers lançaram. A única autora que é Youtuber e que eu li seu livro foi a Bruna Viera. Veja bem, não me leve a mal, mas é apenas um relato de uma mulher de 25 anos que ainda tem muito o que viver na vida.
    Eu já vi um vídeo de Julia (Jout Jout), e até gostei dela e do seu canal. Mas não compraria um livro dela.

    Adorei a resenha, mas infelizmente não vou ler o livro. Beijoss, Alice

    www.blogmixbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oiiiii
    Não acredito que você leu esse livro antes de mim. Kkkkk
    Eu amo a Jout Jout e o jeito louco e encantador dela de ser. Que mulher!!

    Eu, com certeza, irei comprar e ler esse livro nesse mês agora. Mal posso esperar e tenho certeza que me diveritei com ele da mesma forma que me divirto com os vídeos dela.

    Parabéns pela dica, amei. ❤

    Abraço
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha fui rapida! Se você ja gosta tanto da Jout Jout, vai adorar mesmo essa leitura, tenho certeza. Fico feliz que tenha gostado da dica. Beijos

      Excluir
  14. Olá, acredita que eu não conhecia esse livro ainda? mas posso te afirmar que fiquei bem curiosa para conhecer a autora e o livro, parece ser bem empolgante e divertido, fiquei bem feliz em ver que você gostou da obra e que recomenda, vou ver se consigo ler em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode apostar que eu acredito rsrs
      Leia sim, é muito bom mesmo. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!