quinta-feira, 16 de junho de 2016

Entrevista com o autor: Alex de França Aleluia | Crown | #euleionacional


O escritor Alex de França Aleluia responde sobre como foi criar o livro Rapunzel & o Reino das Trevas e seus novos projetos com a Editora Crown.


1) O que te motivou escrever Rapunzel & o Reino das Trevas?

Já tinha um projeto de fantasia. O meu menininho Gheb ganhou sua primeira aventura no ano de 2009. Assim, juntei o que ele tinha de melhor e resolvi trabalhar com uma releitura. Escolhi Rapunzel pelo dinamismo das tranças. Achei que poderíamos dar a ela uma visão mais concreta da sua força de mulher. O cabelo é tudo em uma pessoa, mostra seu humor, muitas vezes concatena com o olhar. Daí temos uma personalidade relatada sem que a própria pessoa saiba.

2) O que o leitor pode esperar encontrar em Rapunzel & o Reino das Trevas?

Ele pode esperar muita fantasia. Aventura, descobertas. Terá encantos, adrenalinas e o melhor de tudo, vai torcer pela mocinha como jamais fez.



3) Quais os personagens principais da história? Fale um pouco deles.

Temos em si, 5 principais. Acho que todos são mocinhos. Entendo que ninguém nasce ruim, devido as circunstância da vida, torna-se ruim. A Bruxa Sara é um exemplo disso. O príncipe Huan, também. Rapunzel foi muito bem tratada, mas os complexos da Bruxa pela trajetória de vida, deixou-a neurótica e assim acarretou muitos problemas a ela.
Mas o importante nesta obra é a essência do ser humano. É o que tento passar a vocês.

4) Em sua história, Rapunzel não é uma princesa em perigo, mas uma mulher forte que toma a frente na luta contra a Rainha Bruxa. O que o motivou a fazer esse tipo de alteração no conto clássico?

Tenho em mim que a mulher é forte. Pode passar o que for, saberá como chegar ao êxito. A própria bruxa Sara, não podemos dizer que ela não é forte! Ela se arriscou! Ela foi para cima em virtude de um passado nebuloso. Quanto a Rapunzel, venho mostrar que o poder é girado pelo coração. Quanto mais nobre tu és, mais desafios enfrentará com possibilidades de sucesso. Ela é assim. Não se deixou abater!

5) Encontrar um amor não é a maior preocupação de Rapunzel nesse livro, mas sabemos que ela fica com o coração dividido,qual a mensagem que você quer passar sobre esses "príncipes" que ela encontra em sua jornada?

Uma coisa que tive certeza na vida é que semelhante atrai semelhante. E quanto mais lucidez você tem, mais conseguirá enxergar as coisas em sua frente. Rapunzel vem com alguns pretendentes em sua trajetória. Ela poderia tudo, até escolher com quem permanecer para o resto de sua vida, mas seu coração a guiou em um sentido, sabe por quê? Porque ela é igual ao seu amado.

6) Levando em conta que você é professor, quando escreve com protagonistas mulheres, você tem preocupações feministas de igualdade de gênero?

Sinceramente não. Escrever é observar. Ser humano é ser humano. O que muda? A trajetória de vida. Preocupo-me com isso.

7) Sabemos que Rapunzel terá uma continuação, mas que o livro termina com uma finalização de enredo e novos desafios são propostos. O que podemos esperar no próximo livro?

Muita paixão. Inveja, desafios e personagens curiosos. Além de muitas buscas e aprendizagens pela Rapunzel.

8) Você pretende escrever e publicar mais releituras de contos clássicos?

Ainda não pensei no assunto. Mas gostei disso... sô!

9) Quais os seus próximos projetos com a Editora Crown?

Temos em mente alguns suspenses psicológicos. Uma reformulação de um livro meu e sua continuação. Além, claro, da continuação de Rapunzel que já está reservada para ela!

Para quem quer seguir o autor Alex de França Aleluia, abaixo, os links de suas redes sociais:
Snap - profalexfranca
Twitter: @escritoralexf
Face: Prof. e escritor Alex de França Aleluia
Site: www.professoralexdefranca.wordpress.com

Sobre a obra:

“Rapunzel, jogue suas tranças!”
Rapunzel é uma criança raptada e condenada a viver por muitos anos em uma grande torre por sua mãe adotiva, uma bruxa de coração gelado. Seu destino trará um príncipe diferente dos contos de fadas, mas esse encontro desencadeará uma guerra ameaçando o Reino de Zafon.
Em meio à mistérios sobre sua origem, Rapunzel terá de desvendar seu verdadeiro passado e vencer a Rainha de Zafon se quiser salvar seu reino.






Gostaram do post? Estou bem ansiosa para conferir essa leitura! 

Compre o livro Rapunzel & o Reino das Trevas no site da editora: http://www.editoracrown.com.br/rapunzel-o-reino-das-trevas/ 

14 comentários :

  1. Olá,
    Gostei bastante de ler essa entrevista e conhecer um pouco mais sobre o autor, ele se mostrou bem simpático nas respostas. Estou curiosa com esse livro da Rapunzel e para conhecer mais projetos do autor.

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Eu conheço o autor pelo face, gostei de conhecer um pouco mais dele na entrevista.
    Fiquei curiosa com o livro. Não gosto muito de pessoas na capa, mas achei essa interessante.
    Parabéns pela entrevista.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A releitura que ele fez, me parece ser muito boa. Espero ter oportunidade de ler seus livros.

    ResponderExcluir
  4. Oie, que bacana gostei da ideia da releitura de rapunzel e espero que ele enrede mais no caminho das releitura de clássicos, eu adoro isso. Também adorei saber que ele vai escrever suspenses psicológicos, já quero saber mais sobre isso. Sucesso para o autor.

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem?
    Que entrevista incrível, me apaixonei completamente pela obra, leria com toda certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o autor, mas adorei saber um pouquinho sobre ele. E fiquei super curiosa para ler seu livro sobre a Rapunzel que fez parte da minha infância.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Confesso que olhando a capa do livro ela não me chamou a atenção. Não conhecia o autor também, mas através da sua entrevista fiquei empolgada com o que li e curiosa com a história do livro.
    Gosto muito dessas releituras de clássicos.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  8. Oii,

    Adorei a entrevista, pois não conhecia o autor e a sua obra. Adorei essa releitura de Rapunzel e com certeza fiquei curiosa para ler e saber mais sobre a mesma. Adoro releituras que trazem uma história diferente e surpreendente.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu não sabia do lançamento desse livro, mas achei a premissa bem interessante. Eu gosto de releitura assim como de histórias que trazem uma mulher forte e decidida. Acredito que já foi o tempo de mocinhas frágeis e bobas kkk
    Bjs!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oi...

    Não conhecia o autor ainda, mas adorei conhecê-lo agora. Me interessei muito pelo livro dele, vai ser mais uma leitura que farei.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Não conhecia o autor e nem o livro, mas gostei bastante das respostas. Parece ser bem simpático e fiquei com vontade de ler essa releitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie
    que legal o livro do autor, ainda não conhecia mas parece ser bem interessante, parabéns pela parceria e que venham muitas outras, sucesso ao blog e ao autor

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, que bacana essa obra, não conhecia e fiquei curiosa. Parabéns pela parceria, vou aguardar a resenha.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Não conhecia o livro mas achei a premissa bem interessante, adoro releituras e o autor parece ser muito simpático. Aguardarei a sua resenha. =)

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!