quarta-feira, 22 de junho de 2016

A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr | #EuLeioNacional

"Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final.

Skoob || 588 páginas || Editora Versus
Sinopse: Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final. Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. Único sobrevivente do expurgo, o líder dos renegados é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedon, o embate final entre o Céu e o Inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro do universo. Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano; das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval. A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana, mas é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, cheio de lutas heróicas, magia, romance e suspense.

"A certeza não existe, nem a perfeita verdade. Mas sempre nos resta a fé,que nos faz confiar no impossível.E o impossível, com frequência, se torna concreto."

Este livro narra a historia de Ablon, um anjo renegado, da casta dos Querubins, que foi expulso do céu e preso a um corpo humano após liderar um levante contra a tropa dos arcanjos a favor da humanidade.O Rio de Janeiro foi o local escolhido para que ele pudesse esconder-se dos que querem por fim aos renegados, e tudo corre como o planejado, ate que ele recebe a inesperada visita de dois demônios: Orion, um velho amigo, e Apollyon, um de seus maiores inimigos, que estão ali para dar-lhe um recado de Lúcifer:  Ele quer o renegado a seu lado contra o arcanjo Miguel.

Nós passamos a saber mais sobre a vida do personagem por meio de flashbacks. Alguns deles no céu, antes de sua expulsão, mas a maior parte acontece na haled (Termo usado pelos celestes para se referir a Terra).

Neste livro também conhecemos Shamira, uma feiticeira necromante muito poderosa. Ablon e ela se conhecem há 2330 anos a.C na antiga Babel onde foi chamada para invocar o espirito do pai do imperador Nimrond. Os dois tornam-se amigos após ele te-la salvo em sua fuga, quando estava prestes a ser morte por soldados babilônicos, e durante sua recuperação, amizade essa que dura até os tempos atuais.


"Tudo o que vislumbramos são caminhos, trajetórias abertas. Cabe a cada um, homem ou anjo, deus ou demônio, escolher seu destino."


A Batalha do Apocalipse foi minha primeira experiencia com a literatura fantástica nacional, (com a literatura fantástica como um todo, na verdade), e também com o autor, e posso dizer sem sombra de duvidas que foi uma excelente porta de entrada para esse gênero, que, a partir de então, se tornou meu favorito.
Como a historia é ambientada no Brasil, o leitor sente-se imerso na leitura, já que esse é um ambiente mais condizente com a realidade da grande maioria dos fãs do autor.

Essa não foi minha unica experiencia com o Spohr; também já li a trilogia Filhos do Éden, que narra acontecimentos anteriores aos de ABdA.

Sem querer ser clichê mas já sendo: Até se o Eduardo Spohr publicasse sua lista de compras de supermercado, eu compraria. Sou apaixonada por sua escrita e criações.

Enfim, essa é mais uma super indicação para quem gosta de livros desse gênero,  principalmente quando se trata sobre anjos e demônios.


Resenha escrita por Maria Eduarda.

51 comentários :

  1. Olá Maria Eduarda! Adorei a sua resenha, especialmente por ser de um livro tão comentado e de forma positiva. Infelizmente eu ainda não o li, mas pretendo ler assim que tiver a oportunidade. Eu gosto bastante desse gênero, por isso acho que seria uma ótima leitura para mim. Pelo jeito empolgante como você comentou, fiquei bem curiosa sobre o desenvolvimento e personagens também.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer! Se você já gosta desse genero, muito provavelmente vai amar o livro, ele é realmente incrivel. Beijos

      Excluir
  2. Oi Maria Eduarda, eu não tenho costume de ler fantasia, mas as melhores que li estão dentro da literatura nacional. Ainda não conheço a escrita do Spohr, mas não foi por falta de elogios e indicações. Achei a premissa deste aqui bem bacana e mesmo sendo clichê, quando a gente se identifica com um autor,m tá valendo ler a lista de compras dele... rs
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi, que bom que se interessou pela historia, espero que goste da leitura quando tiver a opotunidade de fazê-la. Beijos

      Excluir
  3. Ola Maria eu amo livros de fantasia, ainda não li esse livro mas leio muitos elogios a escrita do autor, fico feliz que tenha gostado, amo histórias com anjos, e tendo como pano de fundo o RJ o que agrega ainda mais a valorização de nossos autores nacionais. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce, que bom que gostou da dica, fico feliz. Se ja gosta do genero, com certeza vai amar os livros do Spohr. Beijos

      Excluir
  4. Olá!! :)

    COnfesso que nao conhecia mas ate quero ler!! :) Adoro fantasia e ate essas lutas entre bem e mal, anjos e demonios... :)

    Que bom que gostaste assim do livro e do estilo do autor, escrita, etc. VOu guardar!! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ja gosta do genero, tenho certeza que vai adorar essa leitura! Beijos

      Excluir
  5. Este livro é realmente muito bom. Gostei da narrativa e das quebras com flashbacks, assim a leitura não fica tão massante.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Duda,
    Gosto muito de livros de fantasia, eles nos tiram da nossa realidade e jogam em outra completamente diferente. Não fazia idéia de sobre o que era o livro mas já vi muita gente falando desse autor. Gostei muito da premissa, essa coisa de anjos e demônios são bem... Eletrizantes. Estou super curiosa sobre o livro e vou dar uma chance para a leitura.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessa pela leitura desse livro, é realmente maravilhoso. Feco feliz que tenha gostado da resenha. Obrigada, beijos!

      Excluir
  7. Olá!
    Esse livro é incrível. Foi a única experiência que tive com o autor e adorei casa elemento que ele apresentou na história.
    Ler sua resenha foi como relembrar tudo o que senti. Até hoje, nunca li um livro tão incrível.
    Também leria a lista de compras dele haha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é realmente incrivel! Que bom que a resenha te fez reviver isso. A trilogia filhos do Eden é igualmente maravilhosa, espero que leia. Beijos

      Excluir
  8. OI!

    Adoro livros sobrenaturais e principalmente que envolva anjos, nefilins e afins. Não conhecia o livro e o autor, entretanto amei o enredo e o fato de se passar no Brasil. COm certeza irei ler essa obra, todo esse mundo parece deslumbrante, obrigada pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já gosta desse gênero, vale muito a pena ler esse livro sim, ele é incrivel! Beijos

      Excluir
  9. Quando vi esse livro em minha escola corri para ler e me decepcionei não consegui passar da página 100, apesar de vc falar mt bem sobre o mesmo não gostaria de ler novamente !

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria Eduarda, tudo bem? Já tentei ler esse livro uma vez, mas por algum motivo não consegui engrenar a leitura. Adorei a sua resenha e decidi dar mais uma chance para o livro. Obrigada pela resenha.
    Beijos,
    dontmesswithmycoffeeblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha decidido dar mais uma chance para essa leitura, pois ela é realmente incrivel. Que bom que gostou da resenha! Beijos

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?
    Eu quero esse livro há séculos mas nunca consegui comprar, seja porque não achei quando fui procurar ou porque esqueci dele mesmo hahaha Mas eu adoro literatura fantástica! E realmente, por se passar no Brasil, acredito que conseguimos imaginar melhor todos os ambientes e situações. Quero muito ler, vou ver se consigo comprar agora hahaha
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oie, que bacana ver que você gostou bastante desse livro e apesar de não gostar tanto de histórias envolvendo anjos e batalhas e tudo mais eu talvez daria uma chance para o enredo de tantos elogios que recebe. Gostei de saber que o cenário é o rio de janeiro, uma ambientação nacional acaba dando um charme a mais para a obra né? Acho que será uma leitura bem positiva para mim para conhecer o autor.

    ResponderExcluir
  13. Amei o universo criado no livro, totalmente mágico e rico, ainda não li essa obra, mas não sabia que era nacional, adorei a menção do RJ, que deve ser muito bem descrito na obra, amo livros desse gênero, a escrita do autor parece ser super envolvente e quero conhecer por meio dessa série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a escrita é super envolvente e os cenarios muito bem construidos, espero que tenha a oportunidade de ler e que goste tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  14. Eu amo esse gênero!
    Já tinha ouvido falar nesse livro e já estava na wishlist, mas sabendo que te agradou tanto aumentou minha curiosidade pra ler.
    Vai ser bem legal ler um livro de fantasia ambientado no Brasil, acho que nunca li algo assim.
    Me animei mesmo ao saber que ele virou seu favorito!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Eu morro de vontade de ler essa série do autor, porque amo temáticas de guerras de anjos, e quando é ambientado no nosso país tem tudo pra ser ainda mais incrível.
    Espero um dia ter oportunidade de ler, pois pela sua resenha deu pra ver que o autor é incrível e conquista logo no primeiro livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tanto esse livro quanto os outros do Spohr são incriveis.

      Excluir
  16. EU necessito ler este livros, só a capa dele me conquista, e sua resenha ficou muito boa, me animou ainda mais, incentivou a minha necessidade de ler rsrs Obrigada pela dica. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Esse foi um dos primeiros livros que comprei na vida, olha, quando lançou acho, e não li até hoje! Por falta de tempo mesmo. Eu gosto do gênero fantástico misturado nessa coisa apocalíptica. E o autor parece ser fera, tenho muito curiosidade para ler!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um conselho: leia logo, você não vai se arrepender! Beijos

      Excluir
  18. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas é uma história que tenho curiosidade para conferir. Ainda não conheço o trabalho do autor, mas tenho ótimas indicações sobre a história. Acrediot que eu vou gostar dessa leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Oie, linda...
    Então, nunca li esse livro porque não é um gênero que eu gosto, apesar disso gostei de sua resenha e dos quotes que você selecionou.
    Em algum momento talvez eu dê uma chance por que a premissa é interessante.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha. De uma chance sim a essa leitura, você vai gostar. Beijos

      Excluir
  20. Olá!

    Já ouvi falar muito do autor, mas ainda não tive a oportunidade de ler seus livros. Gostaria muito de ler suas obras, pois o universo fantástico que ele criou é mesmo maravilhoso. E algo que gosto é ele ter valorizado o Brasil é colocado a história se passando por aqui, o que a maioria dos autores não costuma fazer e acho que valorizar nosso país é essencial. Podemos sim ter uma literatura fantástica que se passa aqui... não precisa se passar na Europa ou nos EUA. Espero poder ler este livro em breve!


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também jugo muito importante que os autores nacionais ambientem seus livros no nosso pais, pois a historia fica muito mais interessante. Que bom que tem interesse em realizar essa leitura, espero que goste tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu já vi vários comentários sempre esse livro e geralmente são sempre positivos, mas eu não costumo ler livros assim e esse é bem "gordinho", logo não fico muito animada, sabe? Mas o livro tem vários pontos bacanas, sendo um dos mais bacanas o fato de a história ser ambientada no Brasil.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo! Espero que um dia faça essa leitura, pois vale muito a pena. Beijos

      Excluir
  22. Oii

    Já ouvi muitos elogios para com os livros e a escrita do autor, adoro o genero e nunca li nenhuma fantasia nacional, mesmo ele sendo bem grandinho morro de vonatde de conhecer. Mesmo sendo clichê quando ele nos envolve vale a pena, sua resenha provou isso <3

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha! Espero que faça essa leitura e que goste do livro. Beijos

      Excluir
  23. Olá, tudo bem?
    acredita que eu tenho esse livro aqui em casa e não li ainda? mais por falta de tempo mesmo porque sou apaixonada por histórias de anjos e demônios, e sinto que essa obra é maravilhosa. Gostei muito do seu ponto de vista e de ver que você gostou do livro, com certeza tentarei ler em breve.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs acredito sim, mas espero que passe essa leitura na frente da fila, pq vale muito a pena. Beijos

      Excluir
  24. Comecei a ler esse livro ano passado e confesso que abandonei por achar arrastado. Acho que o autor poderia ter cortado algumas digressões, ter feito um livro menor ou com mais ação, apesar de só ter lido apenas a primeira parte e um pouco da segunda. Estou com um pé atrás, mas pretendo retornar a leitura um dia. Bj!

    http://umaliterariaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sim, que legal saber que vocês também são pernambucanas 💜.

      Excluir
    2. Realmente, no começo do livro nao tem muita ação mesmo, mas da metade pro final melhora muito nesse aspecto rsrs
      Bom saber que pretende retomar a leitura, vale muito a pena. Beijos

      Sim, somos pernambucanas <3

      Excluir
  25. Por obséquio, acabo de ler o livro é gostaria de um ponto de vista de alguém que já leu... SPOILER no final, ele volta para qual momento? Ficou subentendido e eu não vi, ou realmente não fala para onde exatamente ele voltou e o que mudou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, desculpa a demora da resposta, espero que ela ainda seja válida! Então, no último capítulo o Ablon volta para o tempo "atual" e termina o livro no interior de Portugal, já o que mudou... Eles conseguiram impedir o apocalipse. Espero ter ajudado! Abraço

      Excluir

Obrigada por comentar!