quarta-feira, 2 de março de 2016

Lugares Escuros, de Gillian Flynn

"Eu tenho a maldade dentro de mim, tão real quanto um órgão.
 (...) É o sangue dos Day. Há algo de errado com ele."



Depois de ler outros dois livros da autora, Objetos Cortantes e Garota Exemplar, e me encantar com a escrita dela e com seus personagens maravilhosamente bem construídos, me convenci que iria ler qualquer coisa que Gillian Flynn escrevesse, independente do gênero. E foi com muita ansiedade e certeza que seria uma boa leitura que peguei Lugares Escuros, livro que foi adaptado para o cinema em 2015, estrelado por Charlize Theron. 

Neste livro conhecemos a mordaz e pouco amável Libby Day, já com seus 31 anos, falida, e sem nenhuma perspectiva para o futuro, já que passou anos e anos apenas gastando o dinheiro que era depositado em sua conta quando ainda era uma garotinha e as pessoas se importavam com ela, com o caso Day. 

Quando tinha 7 anos, Libby sobreviveu ao massacre que matou sua mãe e suas irmãs na fazenda onde moravam, no Kansas. O caso ficou conhecido como Sacrifício Satânico de Kinnakee, e o irmão da menina, Ben, de 15 anos na época, foi preso e acusado dos crimes. A pequena Libby colocou o irmão atrás das grades, mesmo sem nunca ter tido completa certeza sobre o que aconteceu naquela noite. O fato é que tudo isso vem atona agora, 25 anos depois, em forma de um grupo intitulado Kill Club, onde pessoas obcecadas por casos de assassinato fazem reuniões para debater sobre o assunto e criar teorias. 

Eles pagam pelo tempo de Libby, que precisa do dinheiro e não vê outra saída, para que ela vá atrás das pessoas do seu passado que podem ter algo a ver com a morte de sua família. Todos acreditam que Ben é inocente, e precisam convence-la disso para que ela volte atrás em seu depoimento e faça com que seu irmão saia da cadeia. 
Quanto mais Libby tenta se lembrar dos detalhes daquela noite e quanto mais investiga sobre o caso, mais ela se questiona sobre o que realmente aconteceu. 

"Ninguém ri de mim. Tudo o que digo ou faço é levado muito, muito a sério. Ninguém debocha de uma vítima. Não sou objeto de diversão."


A narrativa é dividida sob o ponto de vista de 3 personagens: Libby, no presente e em primeira pessoa, Patty (sua mãe) e Ben, no passado e em terceira pessoa.
É dessa forma que conhecemos a família Day e ficamos por dentro dos detalhes de tudo o que antecedeu os assassinatos naquele dia. 

Libby é, definitivamente, uma personagem desagradável; totalmente ápatica. Mas uma coisa vou dizer: é impossível não torcer por ela! Só Gillian Flynn para fazer algo assim. 

A leitura me prendeu do começo ao fim em suas 350 páginas; mas nem tudo são flores quando falamos de Lugares Escuros. Esse foi, em minha opinião, o livro de menor impacto da autora até agora. O mistério foi sim bem construído, mas sua resolução foi insatisfatória. Criei muitas teorias sobre a noite do massacre, e quão grande foi minha surpresa quando descubro que a primeiríssima era a correta? Esperei algo mais surpreendente, mais elaborado e também mais fechado, pois algumas pontas ficam soltas. 

Eu gostei da leitura, achei original e bem bolada, apesar dos pesares. Uma característica da autora é que ela cria personagens humanos, e de tão humanos e críveis, eles nos assustam. Continuo fã da autora e ainda disposta a ler tudo o que ela escrever!

Leitura indicada aos que curtem um bom suspense e terror psicológico. 

42 comentários :

  1. Gente que livro insano, insano de verdade. Li uma vez um conto da autora e nunca mais quis ler algo dela por não ter gostado. Porém acho que finalmente achei um livro que poderá me prender.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena dar mais uma chance à autora, Helana ♥
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá,

    adorei sua publicação, gostei também pela obra ser suspense com terror psicológico, parece ser um livro muito louco. Vou procurar saber mais. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu nunca li nada da Gillian Flynn, pra não falar nada eu li um conto uma vez. Esse livro me desperta curiosidade e mesmo que eu não goste tanto do gênero, esse me parece ser muito bom. Sua resenha ficou ótima e deixou a curiosidade no ar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia os livros dela, são leituras muito boas!
      Fico feliz que tenha gostado! ♥
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi, tudo bom amei sua resenha apesar da sua decepção porque essa é Gillian Flynn na verdade, mas, chega aqui me conta , a assassina é a menina ou é o irmão mesmo? Ou nenhum dos dois?
    hahahhahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK se eu contar vai perder "a graça" da leitura! kkkk
      Fico feliz que tenha gostado ♥
      Beijos!

      Excluir
  5. Eu já assisti Garota Exemplar, e fico desejando Objetos Cortantes desde a turnê da intrínseca, pena que ainda não pude comprar. Eu assisti o filme Lugares Escuros, é um filme bem forte e emocionante, pretendo ler o livro para ter mais detalhes da história.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não assisti o filme todo, mas quero muito. Espero que leia o livro e goste bastante também.
      Beijos!

      Excluir
  6. Vichi! Tô muito atrasado... Não me lembro de ter ouvido falar nesse livro/filme.
    Preciso estar por dentro.


    Juntamente com um blog amigo estamos fazendo uma promo! Espero que participe.
    É só acessar esse LINK.


    Bjs! Sucesso.
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu ainda não li nada da autora e mesmo achando a premissa desse livro super interessante e estando curiosíssima para saber como termina a história, pretendo ler Garota Exemplar antes.

    ResponderExcluir
  8. Oi *--*

    Que enredo é esse!!! Fiquei mega curiosa em saber quem é o assassino, se é seu irmão ou outra pessoa. Nunca li nada da autora mas acho que á achei o primeiro q lerei <3 O filme já saiu também ne, quero ler primeiro para poder comparar.

    Bjos. Ótima resenha você soube expor muito bem seus pontos de vita sobre a estória, ficou bem claro que você gostou ahaha.

    Bjos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gaby, eu ainda estou tentando compreender a escrita de Gillian desde Garota exemplar, lugares escuros tem uma premissa que deixa o leitor curioso, e na sua resenha tbm senti isso. Vou dar uma chance para essa leitura. Bjkas

    ResponderExcluir
  10. Oi Flor, que resenha incrível, confesso que não sabia muito sobre a obra antes disso e fiquei muito curiosa a respeito. Já adicionei na minha lista de desejados <3

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  11. u já tinha ouvido falar em quão forte é essa história, e não fazia ideia que era sobre assassinatos e tudo o mais... fiquei super a fim de ler...
    Apesar dos pontos negativos que vc citou, eu até que gostaria de conferir a trama por mim mesma, acredito que eu vá gostar da escrita d autora...
    bjs, Gabby ^^

    ResponderExcluir
  12. Eu ganhei Garota Exemplar e dei para uma amiga, não curti muito. Mas achei o enredo de Lugares Escuros bem interessante, acho que talvez seja a hora de ler novamente a autora, quem sabe eu curta mais esse livro. pois, como você cita na resenha, o enredo parece original.

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca li nenhum livro dessa autora, mas assistir ao filme de Garota Exemplar e achei simplesmente maravilhoso. Gillian é uma autora que está na minha lista de próximas leituras e eu quero muito ler algo dela ainda esse ano.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Ainda não li nada da autora, mas quero muito, pelo menos Garota Exemplar.
    Este livro não me atrai tanto quanto GE, mas ainda sim me atrai, e pretendo ler para poder assistir o filme depois, que me chamou bastante a atenção.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Não tenho coragem pra ler esse livro, a Gillian escreve de uma maneira que me dá medo! haha brincadeiras a parte, a história parece ser muito bem escrita, com personagens que tiram o fôlego e uma trama que não deixa pontas soltas!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Não li ainda, mas pela sua resenha parece que esse livro é absurdamente envolvente, misterioso e cheio de coisas que eu preferia que não existissem, tipo o Kill Club (além do assassinato, claro). Gillian realmente escreve muito bem <3 Ótima resenha!

    Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie
    muuuito legal a resenha, eu sou louca para ler algo da autora e espero poder em breve pois vi o filme Garota exemplar e amei, curto bastante esse tipo de gênero, boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi! Tudo bem?

    Hum... eu nunca li nada da autora e sinto que preciso ler pelo menos uma obra dela para tirar minhas próprias conclusões. Acho a premissa de "Lugares Escuros" bem instigante... Pretendo ver ao filme também. Uma coisa que me desanimou nesse livro é saber que a resolução dos conflitos apresentados é insatisfatória. :/

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  19. Nunca li nada da autora e tenho muita vontade.
    Que bom que apesar dos pesares você até gostou da história.
    Só o fato da autora fazer a gente torcer pela personagem mesmo ela não sendo agradável já é fantástico.

    Esse livro está aqui para ser minha próxima leitura e assim como você eu sou louca por fantasia e surtei quando vi o nome arquimago.
    Espero gostar tanto da leitura como você ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gillian é mestre em criar personagens desagradáveis que cativam o leitor kkk é algo que gosto muito no estilo dela ♥

      Excluir
  20. Oiii, como vai?
    Nunca li nada da autora, mas tenho muita curiosidade.
    Sempre penso em dar uma chance, mas acho que tenho medo em me viciar nela e acabar me apaixonando do mesmo jeito que foi com o Nicholas Sparks.... li pela primeira vez e quis ler todos os livros dele.
    Vou tentar tirar um tempinho para ler, dica anotada.

    Beijos, Lali
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  21. Olá! Eu nunca li anda da autora, até porque falta tempo pra essa leitura.
    Esse livro em si eu passaria com toda certeza, cheguei de ver o filme e não gostei da personagem, é uma boa trama, mas deveria ter sido mais produzida e surpreendente para os leitores, o que acabou não acontecendo.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  22. Oi Gabrielly, sua linda, tudo bem
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas eu vi o filme baseado no primeiro livro dela, Garota Exemplar. E confesso que fiquei triste com o final, o que me desanimou para ler o livro. Mas quando vi esse segundo livro, achei a trama super interessante, que pena que a autora novamente não está conseguindo dar um desfecho corresponde a expectativa que cria no leitor. Gostei muito da sinceridade da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Cila! Tudo bom?
      Eu gostei do filme e do livro, mas sei que o final é bem divisor de águas... muita gente gosta e muita gente odeia. Eu gostei ♥
      Obrigada!!
      Beijos

      Excluir
  23. Oi, tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha, eu ainda não li nenhum livro da autora, confesso que não chamam muito a minha atenção, sabe? Mas gosto der autores que criam personagens humanos, por isso pretendo conhecer alguma história da Gillian ainda.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  24. Oi, já li o livro "garota exemplar", da Flynn, e gostei. Desde dele, fico com vontade de ler os outros, mas nunca tenho oportunidade. Gostei da resenha, apesar de umas críticas suas. Mas não costumo desistir de obras de autores que curto, então leria. Talvez, volte aqui e te diga o que achei tbm! :)

    HTTP://PORREDELIVROS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da FLynn, acho que tenho um na estante, depois de sua resenha vou até dar uma chance!
    Tenho duas autoras que não importa o que lançam eu quero ler: Tess Gerritsen e Nora Roberts(para descansar a cabeça hahaha)
    Lugares Escuros me atraiu quando vi o trailer do filme, mas na época eu comecei a ver o filme e perdi o animo, algumas coisas soltas ou que não me agradaram. Engraçado como as obras que menos nos impactam de um autor se tornam filme né? já aconteceu comigo algumas vezes
    Estou mais interessada em Garota Exemplar, o filme me conquistou e espero ansiosa pela chance de ler.
    Um abraço!
    Pandora
    Pan's Mind

    ResponderExcluir
  26. Pena que você achou esse o livro de menor impacto da autora até agora... é sempre ruim quando a resolução é insatisfatória. Não sinto muita atração pelos livros da Gillian, mas se for ler algum evitarei esse. Que bom que gostou da leitura apesar dos pesares!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  27. AMO suspense e terror psicológico, e ainda não li nada da autora!!! Pretendo ler todos, assim como você, e amei muito o seu texto.

    ResponderExcluir
  28. Ei, tudo bem?
    Até hoje eu só li um conto da autora, e ela conseguiu me conquistar de uma forma que nem eu entendo. Agora eu quero ler todos os livros dela, porque sua escrita é maravilhosa e envolvente. Espero curtir bastante esse livro quando eu o for ler.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  29. oii, tudo bem?
    Não conhecia esse livro dela, só tinha ouvido falar dos outros dois livros dela Objetos cortantes e Garota exemplar ambos muito elogiado pela critica, espero que esse seja tão bom quanto os outros.
    bjs :)
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá, a história da protagonista parece bem interessante, apesar deu não engolir muito essa de ela ser paga pra revisitar o passado e ela remexer nesse trauma por dinheiro... Não sei se leria, muito provavelmente não, tá mei longe do meu estilo literário,mazenfim. Abraço!

    ResponderExcluir
  31. Oie,


    sou louca para ler algo da autora! Só ouço e vejo elogios em relação aos seus livros! Quando gostamos muito de autor, sempre vai ter aquele livro que a gente fica insatisfeito por algum ponto que poderia ser melhor em algo! Fiquei bem curiosa com esse livro em questão, o que será que realmente aconteceu na noite do crime?

    Mayla

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!