segunda-feira, 29 de junho de 2015

O Álbum - Timothy Lewis

O ÁlbumAutor(a): Timothy Lewis
Gênero: Romance
Nro Páginas: 240
ISBN: 9788581637365

Livro no Skoob.
Nota: 4/5

Sinopse:

Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.

Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.


Adam não acredita mais no amor; pelo menos não antes de encontrar os cartões postais que Gabe Alexander enviava para sua esposa Pearl toda sexta-feira, por 60 anos.
Divorciado, Adam Colby é um negociante de objetos usados e  em uma de suas caças ao tesouro ele encontra um álbum aparentemente comum, como qualquer outro, mas que guarda uma linda e verdadeira história de amor que ele fará de tudo para entender melhor. 

Gabe Alexander não acreditou em seus próprios olhos quando avistou aquela bela moça de olhos cor de café; tinha que falar com ela, e entre elogios e um flerte sem malícia sabia que suas vidas estavam ligadas e que acabara de encontrar a mulher que mudaria sua vida, bem ali na loja de frutos do mar onde trabalhava.

Pearl Huckabee, ou melhor, Huck Huckabee como preferia ser chamada desde muito nova, ficou encantada com Gabe Alexander assim que o viu. Seus olhos cor de céu e mar a hipnotizavam; aquele dia em que se conheceram ficaria em sua memória para sempre. Sua alma chorou um pouco quando teve que recusar seu pedido para um jantar a dois, afinal ela já estava noiva de outro homem, com o qual namorou por muito tempo.

Gabe e Huck não param de pensar um no outro desde aquele rápido encontro e o destino agirá a favor desse amor. 



















O Álbum é um romance narrado por vários pontos de vista e em tempos diferentes. 
Acompanhamos Adam, 2006, buscando entender o casamento feliz e duradouro de Gabe e Huck para assim tentar achar o erro que cometeu em seu casamento e o que poderia fazer para ter um relacionamento como o dos dois. E é por meio dos cartões postais, com poemas originais e 
Temos também, principalmente no comecinho, a visão de Huck sobre a história em 1926, quando conheceu Gabe, e em 2004; agora em um asilo. Os relatos dela sobre sua vida junto ao homem mais romântico e cavalheiro do Texas é de deixar qualquer um com lágrimas nos olhos e uma sensação boa na alma, com vontade de encontrar um amor como aquele. 
A narrativa quando em 1926 é em terceira pessoa. Assim podemos conhecer e saber melhor sobre o casal e seu relacionamento cheio de momentos incríveis e também de cortar o coração, provando que pode sim existir o tal amor incondicional... 

"Alguns grandes romances que valem a pena contar nunca são contados, e os amantes saem de fininho pelas rachaduras da vida, marcadas pelo tempo, sendo substituídos pelo lixo do dia anterior." (Adam Colby, página 5)
















Uma leitura rápida, gostosa e emocionante, que me arrancou risadas e lágrimas. Não precisa ser fã de romances para admitir o talento e sensibilidade do autor que, em poucas páginas, consegue prender a atenção do leitor e nos fazer pensar em nossas próprias vidas, nossas escolhas e nossos relacionamentos. 
Os personagens foram bem construídos e cada um tem uma característica marcante: Huck tem sua fé inabalável; Gabe tem seu senso de humor e seu romantismo; e Adam tem sua curiosidade, que vai ajudá-lo a desvendar os segredos de um casamento maravilhoso. 

A escrita do autor e a premissa do livro me lembraram muito do estilo de Nicholas Sparks, autor de vários best sellers. Isso é bom ou ruim? Bem, Sparks é um escritor e tanto e o Timothy ter uma escrita que lembra a dele é bom. Mas no caso da premissa eu achei parecida com dois romances do Sparks em especial, o Diário de uma Paixão e O Casamento. Não é nada muito explicito, apenas uma coisa ou outra que me fez lembrar desses títulos. 
Uma coisa muito legal e que me surpreendeu é que esse livro foi inspirado em uma história real. A inspiração veio para o autor quando o mesmo encontrou cartões-postais com poemas escritos por seu tio para a mulher dele. 

"Huck ficou escutando o quebrar das ondas e mediu o pulso de seus sentimentos. Muito mais que um sentimento, aquela paixão era um fato, um fato altamente protegido e baseado na gentileza compartilhada por almas gêmeas." (página 84)

A edição está muito bonita e encontrei apenas pequenos erros de revisão (coisa difícil de acontecer com os livros da NC), nada que me prejudicasse. No começo da maioria dos capítulos temos a imagem de um cartão postal com algum dos poemas escritos pelo personagem, um charme. 
Indico O Álbum para todos que gostam de ler histórias de amor intensas e inspiradoras, com emoção mas também com humor.

32 comentários :

  1. tô bem curiosa pra ler esse livro, achei a premissa formidável, apesar de não ser mt fã de romances :D
    A capa dele é muito linda...
    melhor ainda é que foi baseado em uma história real, isso me deixa ainda mais animada pra ler a obra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, Maria, foi uma leitura muito boa e espero que aprecie também :)

      Excluir
  2. to tão ansiosa para ler, só esperando meu exemplar chegar para me jogar na leitura
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Gaby..
    Gostei desse lançamento assim que vi. Que bom que indica o livro.
    Eu amo histórias assim. Saber que arrancou atá algumas risadas de você também instiga o leitor a ler.
    Linda resenha! Com certeza uma ótima dica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá
    achei muito linda a capa desse livro, ainda não tinha visto a resenha dele, muito menos os detalhes fofos que foi sua diagramação, acho muito bom livros desse gênero, espero gostar do livro
    bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindona né? Também gostei muito. Depois me conta se gostou! :D

      Excluir
  5. Gaby, sua resenha é a primeira que leio do livro.
    Antes não queria ler, não tinha despertado minha curiosidade, mas sua resenha fez eu pensar o contrário.
    Parece ser uma história linda e que eu provavelmente me apaixonaria.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Estou com o livro aqui para ler e adorei sua resenha! Principalmente por mencionar a semelhança com a escrita de Sparks, do qual sou fã.
    Acredito que a leitura irá me agradar tanto quanto lhe agradou.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou.
      Espero que aprecie a leitura, Aline! :D
      Obrigada <3

      Excluir
  7. Oi, Gaby!
    Confesso que na primeira vez que vi a capa do livro e li sua sinopse, não me interessei muito por ele, mas sua resenha está me fazendo mudar de ideia. Gostei de ele ter sua carga de emocional bem construída e de ter sido baseado em uma história real. Espero ser arrebatada assim como você foi!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um livro muito, muito bonito...
      Espero que leia e goste bastante :D

      Excluir
  8. Que história mais linda.
    Sua resenha me deixou muito curiosa pelo livro, ainda não o conhecia.

    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  9. Desde que vi o livro, imaginei que iria gostar, sua resenha o apresentou de forma sublime, ficou linda, me encantei com a história. A capa e o título são lindos, nada clichê ou estereotipado.

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de narrativas em terceira pessoa, mas confesso que não me interessei muito pela trama, ela não me pareceu muito atraente, pois foge e muito do gênero que costumo consumir.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu gostei demais da premissa de O Álbum, e eu quero muito realizar essa leitura em breve!
    Eu adoro narrativas que trazem cartas ou postais no caso desse livro!
    Gosto muito de romances intensos e cheios de emoção e esse parece ser ótimo!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  12. Recebi esse livro hoje, mas não estou muito ansiosa para ler-lo não. Pelo fato que a trama não me chamou atenção logo no inicio sabe? A capa é linda, mas não é um livro que eu compraria em uma livraria apenas se lesse a sinopse. Gostei muito da sua resenha e depois dela, irei sim dar uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
  13. Oi, engraçado que li uma resenha desse livro ontem e pensei como você, me lembrou muito mesmo o estilo de escrita do Tio Nick. Eu amei essa premissa do livro,cartas de amor, a possibilidade de um amor, e principalmente uma história baseada em fatos reais. Preciso ler esse livro e espero conseguir o mais rápido possível.

    Ótima resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Pela premissa não imaginei que seria romance, lendo sua resenha vi que realmente não é meu forte mesmo =/

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Minha resenhista vai ler esse livro e ele parece ter uma história tocante. Gosto de romances como esse, em que temos dois períodos diferentes e histórias indiretamente interligadas por algum assunto. É bacana o uso dos postais para auxiliar a narrativa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    A premissa do livro é interessante e eu adoro romances, então acredito que seria conquistada por essa história, além disso adoro quando o livro é narrado por vários pontos de vista, pois assim dá para ter uma noção maior da história. Enfim, gostei bastante da sua resenha e acredito que se eu ler esse livro também irei gostar muito dele.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Tem lido resenhas apontando aspectos positivos desse livro e fico muito contente, pois será uma das minhas próximas leituras. Acho que cartões postais têm toque muito retrô, hoje em dia, que não traz bons sentimentos.
    Acho que vou gostar da leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Quando eu vi esse livro, eu confesso que a leitura não me interessou tanto, mas agora, depois de conhecer melhor o enredo através da sua resenha, percebi que talvez esse seja um livro interessante pra mim. Me lembrou muito um livro da Jojo Moyes e aquele "The Long Ride" do Nicholas Sparks.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oiee, eu nao fiquei muito interessada nesse livro, tanto que nem pedi ele de parceria, rsrs, apos ler tua resenha posso ver que fiz bem em n pedir, hahaha, não é bem meu estilo de leitura :p
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. OIe, flor!
    Não curto romances, mas a sinopse chamou atenção. Mesmo assim não é muito minha cara! Ponto para a diagramação e capa, aliás. Parabéns para a editora!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Gaby!
    Eu tenho esse livro por aqui, confesso que solicitei ele só por conta da capa e já li algumas resenhas a respeito dessa obra e fiquei meio dividido, pois alguns não gostaram e outros sim, a sua resenha me chamou bastante atenção e o enredo em si parece ser bastante interessante. Gostei também de saber que ele foi uma inspiração de uma história real, o que me deixou ainda mais curioso a respeito! Ótima resenha (:

    Beijos,
    Luan | http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Quero ler muito mais agora, adoro livro que deixam um sentimento novo dentro dos leitores, e esse que você falou, a sensação de saber que há um amor verdadeiro, com certeza eu quero experimentar! Adorei a resenha!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oii,
    Não me interessei muito pelo livro, apesar de ser todo trabalhado a história não é muito meu estilo. Gostei muito da resenha.

    Beijos

    Aline Lima
    Sempre Nerd (http://alinenerd.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  24. Oiii.
    Otima resenha, esse livro tem uma capa maravilhosa muito charmosa amei, fiquei com vontade de ler só pela capa kkkk, mas parece que a história é muito boa, espero ler em breve.
    Bjs
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!