segunda-feira, 22 de junho de 2015

A Lista - Cecelia Ahern


Autor(a): Cecelia Ahern
Gênero: Drama
Nro Páginas: 384
ISBN: 9788581636832


Sinopse:

Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.

Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.

Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.




Kitty Logan está desmoronando. Depois de cometer um grave erro em uma matéria que foi ao ar e ter que conviver com a culpa de ter incriminado um homem inocente sua carreira está por um fio. Seu namorado a largou sem mais nem menos e sua melhor amiga está morrendo. Não tinha como piorar. 

Antes de morrer, Constance entrega para Kitty uma lista com 100 nomes, a matéria que não teve tempo de escrever. Essa lista misteriosa pode ser a chance de Kitty de recuperar a credibilidade que perdeu com a última matéria que escreveu e ela irá dedicar todas as suas forças para fazer a vontade da amiga. Só não imaginava o quanto seria difícil. 

Com um prazo apertado e cem nomes que aparentemente não possuem nenhum vínculo Kitty tem em mãos a matéria mais desafiadora de sua carreira. Como fará para entrevistar pessoas nunca ouviu falar sobre, e quando não tem ideia do terá que escrever sobre elas? 

Com a ajuda do amigo Steve, que está sempre disposto a ajudar e puxar sua orelha quando necessário, e de pessoas que entram em sua vida e mais parecem anjos Kitty verá que essas cem pessoas tem mais a dizer do que ela pensava. Cada nome, uma história; algumas tristes e outras divertidas, mas todas elas vão inspirar e impulsionar Kitty, além de fazê-la amadurecer e começar a acreditar no impossível. 


























Eu estava super ansiosa para ler esse livro, e com as expectativas nas alturas! 
Eu já li dois livros da Cecelia Ahern antes desse e os dois foram ótimas leituras, foi impossível não esperar coisa boa desse aqui. E não me decepcionei. 

Cecelia Ahern tem o dom de encantar e prender seus leitores com suas premissas simples e seus personagens "comuns", além de arrancar risadas com seu bom humor que fica evidente a cada virar de páginas. Isso tudo encontramos também em A Lista, apesar da sinopse simples é um livro cheio de significados e aprendizados. 

Kitty Logan é uma personagem que passa por grandes transformações durante a narrativa, que é em terceira pessoa. No começo nos deparamos com uma personagem egocêntrica, desinteressada pelos sentimentos alheios e que mesmo tendo detonado a imagem de um homem inocente em rede nacional só conseguia pensar na própria carreira. Seu melhor amigo, Steve, é quem tenta fazê-la enxergar o que seu erro causou àquele homem e que a culpa era dela, culpa essa que Kitty tenta empurrar para os colegas. 

A lista em si tem um papel muito importante no amadurecimento da personagem. A cada encontro com alguma pessoa da lista Kitty aprende algo maravilhoso. Aquelas pessoas que parecem não possuir nenhuma ligação especial estão dispostas a lhe contar suas histórias, só resta a Kitty escutar e seguir em frente com o desejo de Constance. 

"Todo indivíduo em qualquer parte do mundo tem uma história para contar. Talvez pensemos que somos pessoas comuns, que nossa vida é entediante porque não estamos fazendo nada de extraordinário nem estampando as capas dos jornais, tampouco suas manchetes, nem ganhamos prêmios memoráveis. Mas a verdade é que todos nós fazemos coisas fascinantes, admiráveis e das quais deveríamos sentir orgulho. Todos os dias as pessoas fazem coisas que não são comemoradas. Coisas que deveriam ser estampadas nos jornais. Os heróis anônimos, as pessoas que não se consideram heroínas porque estão fazendo simplesmente o que acreditam que têm de ser feito em sua vida." 

Uma leitura rápida, fluída e muito proveitosa. Cecelia Ahern mais uma vez prova que menos é mais, que uma história simples pode sim tocar e surpreender o leitor. O final poderia ter sido melhor, admito que esperava um pouquinho mais do desfecho e achei que foi um pouco rápido, mas é aceitável e muito emocionante. 

30 comentários :

  1. Eu não esperava um livro divertido aqui! A sinopse dele não mostra muito isso, mas que bom que você conseguiu rir! Eu só li um da Cecelia (simplesmente acontece) e não me decepcionei. Apesar de ter mais dois livros dela aqui ainda não os li... espero fazer em breve e adicionar A Lista à lista (oi?). HAHAHAHAHA Ótima resenha, Gabi. Bem objetiva. beijos,
    whoosthatgirrl.blogspot.com
    sobrelivroscafeefilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu também não esperava dar risada com essa leitura, mas foi o que aconteceu, e adorei! Que bom que gostou da resenha, Renata!! :D

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu concordo que a escrita da Cecelia é boa mesmo, e não sabia que neste livro tinha um pitada de divertimento. Eu já queria ler este livro, e adorei saber que gostou e ver seus elogios.
    Ela tem mesmo o dom de criar personagens comuns.

    livrosvamosdevoralos.bogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, da pra se divertir bastante com os diálogos da Kitty e Steve <3 Leia mesmo, é bem legal!!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Da Cecília eu só li o P.S Eu te Amo e amei o livro! Quero muito ler mais livros dela e com certeza A Lista está no topo dos que mais quero ler! O livro tem uma premissa muito linda e tenho acompanhado algumas resenhas desse livro e estou cada vez mais maravilhada com ele.
    Espero ler em breve e gostar tanto quanto você!

    Beijo :*
    http://livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também li P.S Eu te Amo e gostei bastante, apesar de ter odiado muito a personagem em algumas partes. O meu favorito da autora até agora é O Presente <3
      Leia mesmo, e espero que goste da leitura!
      Beijos

      Excluir
  4. Olá!

    A Cecelia tem uma escrita muito legal! Adoro como os personagens se desenvolvem, estou louca pra ler!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá :) Sua resenha fez eu ficar interessada, achei o assundo muito legal e diferente, acho que nunca li nada parecido, a proposta desse livro é muito atrativa, depertou a minha curiosidade. :D
    O drama de Kitty aparenta ser envolvente, acredito que trata-se de uma leitura muito boa, agradável e misteriosa. ^^ :D Amei a resenha! *-* beijão!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  6. Olá
    estou muito curioso para ler essa história rsrs, amo de mais a escrita dessa autora, espero amar esse livro, já vi vários comentários bem legais sobre essa belezinha
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Só o fato de você dizer que estava com altíssimas expectativas e, ainda assim, não se decepcionar já me faz desejar ler A Lista para ontem! Haha.
    Flor, que história! Promete um emocionante desfecho… Adoro quando diferentes vidas parecem se articular e o mistério que envolve a lista certamente me deixaria com os olhos grudados nas páginas desse livro.

    Já anotei a dica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi. concordo com tudo o que você disse em sua resenha, a personagem foi se encontrando no mundo pela herança que recebeu da amiga, foi trabalhoso e doloroso, mas um caminho interessante, só fiquei com ressalva por algumas faltas que percebi na obra e acredito que tenha sido devido a tradução...

    ResponderExcluir
  9. Oi! Tudo bem?
    Eu ainda não tenho uma opinião formada sobre a autora. Li A Vez da Minha Vida e não gostei, mas, por outro lado, me apaixonei por Simplesmente Acontece. Fico sempre com um pé atrás quando vou ler algo escrito por ela, mas A Lista é um livro que me parece bastante interessante. Resta saber se a autora irá falhar em minha percepção. Espero ler para tomar minhas próprias conclusões.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nenhum livro dessa autora, mas tenho interesse e essa capa ficou linda.
    SUA ESTANTE

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Acredita que ainda não li nada da autora?! Eu tenho um livro dela aqui e morro de curiosidade em relação a escrita dela, mas me falta é tempo =[
    Adorei sua resenha, esse parece ser um livro muito bonito e tocante, e com certeza irei lê-lo.
    Ótima resenha!
    Um beijo!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  12. Até hj só li um livro da Cecelia, o "Simplesmente acontece" e foi uma leitura incrível.

    Realmente o que mai fez eu gostar de Simplesmente acontece foram os personagens reais e a trama relativamente simples, como você falou, menos é mais.

    Estou muito curioso para ler "A Lista" e tenho expectativa altíssimas!

    Beijos,
    http://www.lanaminhaestante.com

    ResponderExcluir
  13. Eu não sou fã de romances porém amei os filmes ps eu te amo e simplesmente acontece, não sei se leria eles mas amei a adaptação,eu já tinha lido uma resenha desse livro e ficado bem curiosa com a premissa e tua resenha reforçou um pouco disso apesar de eu ter ainda minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Adorei sua resenha e ela me deixou bem ansiosa para tirar meu livro da estante e começar a ler haha nunca li nada da Cecelia e acredito que vou começar com o pé direito :)

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!!
    Sua resenha aumentou ainda mais minha vontade de ler este livro. Na verdade, estou lendo muitos resenhas positivas elogiando o mais novo trabalho da Cecelia. Este parece ter mais uma narrativa emocionante e não vejo a hora de de ter o meu exemplar em mãos ^^
    Parabéns pelo blog!! Estou seguindo e voltarei mais vezes :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie! Tudo bem?

    Nunca li nada da autora, mas solicitei esse livro para poder saber se é tudo isso que falam mesmo. Ainda não o li, mas está em minhas próximas leituras. :) Bela resenha! Como sempre... Adoro seu cantinho.


    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  17. Gabrielly, já li muitas resenhas sobre esse livro e acho que a sua é a segunda que diz que gostou.
    Mas algo nessa narrativa não me convence e não desperta meu interesse.
    Quero tentar outros livros da Cecelia antes.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu já li outro livro da autora e gostei muito, mas confesso que esse não tinha chamado muito a minha atenção, sabe? Mas então fui lendo alguns comentários e fiquei curiosa, deve ser uma barra para Kitty ver tudo desmoronando ao redor dela, né? E eu fiquei bem animada em ver que o livro conseguiu alcançar suas expectativas o/ Enfim, gostei bastante da sua resenha e espero um dia ler esse livro e gostar tanto quanto você.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oie como vai?
    Apesar de não ser fã de romances esse livro me deixou bem animada porque não parece focar num romance e enrolar nele tem algo a mais.

    ResponderExcluir
  20. Oie, Gabrielly!
    Mesmo com todos os elogios que o livro tem recebido, eu sinceramente não sei se o leria. A capa é linda, isso não posso negar, mas estou fugindo de dramas e indo atrás de livros que me deixem animada hahahah de drama já basta no livro que estou tentando escrever! Amei sua resenha.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oie Gabrielly! ;)
    Primeiro livro eu li da autora e ameiiii A Lista, já to louca para conferir mais da escrita da Cecelia! <3
    Mesmo sendo uma história simples, ela conseguiu me envolver de uma forma que eu não esperava e me emocionei bastante em algumas partes, principalmente com o final. <3

    Beijocas e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi, flor!
    Amei sua resenha, estou ansiosa para ler esse livro e depois de ler toda sua resenha me deu uma vontade de pular todos os livros e pegar logo ele hehe.

    Essa autora ganhou meu coração com Quando o amor acontece! :D

    Obrigada pela dica!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  23. Oii, tudo bem?
    Eu estou querendo muito ler este livro, pois fiquei curiosa com essa lista que é deixada para ela. E espero que a Kitty mude mesmo, porque acho que no começo dá vontade de bater nela, kkkkk.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  24. Ainda não li nada da Cecelia Ahern, não por falta de oportunidade, mas sim por falta de tempo. A história parece interessante, mas não faz parte do meu estilo favorito, então acabo passando outros livros na frente.

    Abraços,

    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Não deve ser fácil ter a carreira por um fio e sua chance de salva-la ser bem desconexa(pelo menos foi essa a impressão que eu tive). A personagem parece bem divertida e o livro não parece ser um romance romântico e meloso, estou certo? Espero que sim, pois em breve lerei A Lista e espero não me decepcionar

    ResponderExcluir
  26. Oi, Gabrielly!
    Eu li apenas um livro da autora e como ela foca mais no drama e eu tenho um pouco de rejeição ao gênero, os livros dela acabam não chamando muito minha atenção. E com esse não foi diferente, a história não conseguiu despertar meu interesse por isso não sei se leria um dia. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  27. Olá. Estou ansiosa para ler este livro! Amo a escrita da autora e imagino como deve ser uma leitura tocante e uma leitura fluída.
    Achei esta capa maravilhosa e não vejo a hora de ler ele.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!