terça-feira, 26 de maio de 2015

Magisterium: O Desafio de Ferro - Holly Black & Cassandra Clare























O Desafio de Ferro é o primeiro livro de uma serie de 5 volumes, escrita por duas autoras best sellers: Holly Black e Cassandra Claire.

O livro conta a história de Callum Hunt, que desde muito pequeno fora alertado pelo pai para ficar longe de magia e todas as coisas ruins que ela pode trazer. Por isso, no dia de seu teste para a escola de magia Magisterium ele fará de tudo para falhar, enquanto outras dezenas de crianças fazem de tudo para conseguir uma vaga.
Callum, ou apenas Call, não quer decepcionar o pai, mas tem curiosidade com aquele lugar, aliás: o que tem de tão ruim em ser um mago? Mas foi alertado e, naquele dia, tudo tinha que dar certo... ou errado.
Ele falha em praticamente todas as provas, mas ainda assim é escolhido pelo Mestre Rufus para ser seu aprendiz.

Agora Call está dentro do Magisterium, lugar incrível e sinistro ao mesmo tempo, onde ele, junto com seus colegas, terá que ficar até o fim do período, longe da família e do mundo exterior, aprendendo a controlar e intensificar seus poderes e habilidades com o fogo, a água, o ar e a terra. Naqueles túneis escuros e misteriosos Call irá descobrir mais de seu passado e de si mesmo do que, em toda sua vida, pode saber. Será que o pai dele, Alastair, contou a verdade sobre seu nascimento? Sobre o que aconteceu com a perna de Call quando ele era bebê e a deixou deformada? Sobre a morte de sua mãe...

Ele irá contar com ajuda de seus novos e únicos amigos,Aaron e Tamara, para não se meter em encrenca, mas não será tão fácil quanto parece já que Call parece ter um imã para a confusão. O que antes parecia um lugar terrível agora é uma casa para ele, um lugar com pessoas tão diferentes e desajeitadas quanto Call, que procuram ser grandes Magos.

"Todos os elementos possuem um contrapeso. O fogo é o contrapeso da água. O ar é o contrapeso da terra. O contrapeso do caos é a alma." 

Com uma guerra sendo esperada em breve, os Mestres estão procurando mais que nunca alunos que dominam o Caos, capazes de lutar com o Inimigo da Morte.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos apenas a visão de Call. 
As duas autoras têm uma escrita muio boa (já li livros de ambas) porém no decorrer da narrativa não consegui distinguir quem era que estava escrevendo, o que é incrível. 

A leitura tem auto e baixos, mas é rápida e instigante. Quando começamos a ler ficamos tão ligados no que está acontecendo que não podemos parar, é viciante. 
As autoras colocaram elementos de fantasia no enredo, mas nenhum objeto famoso específico como varinhas e ingredientes mágicos. Aqui elas saem um pouco do comum e os magos usam o poder da mente para movimentar e dominar os elementos. Existem elementais e Dominados pelo Caos.

Callum é um personagem corajoso, mas não me cativou tanto quanto seus amigos, Tamara e Aaron, que foram melhores construídos, em minha opinião. Ainda sim Call sofre uma transformação no decorrer do livro e no fim ele está mais maduro, acredito que nos outros livros ele será melhor aproveitado. 

Não posso deixar de citar que achei detalhes no livro muito parecidos com alguns encontrados em Harry Potter. Isso não atrapalhou ou me influenciou durante a leitura, mas é notório que as autoras se inspiraram no mundo de HP para criarem o ambiente no qual o livro se passa e os personagens, que me lembraram Harry, Hermione e Draco. Ainda assim outros elementos colocados foram originais e muito interessantes. 

Por ser o primeiro de cinco livros, O Desafio de Ferro é mais uma introdução ao mundo de Magisterium, onde somos apresentados aos personagens, à magia e aos elementos. 
O final deixou pontas soltas que, espero, serão melhores explicadas no segundo livro, que será lançado pela editora Record. 

Indico o livro para os amantes de fantasia e juvenis, não irão se arrepender :) O trabalho da editora NC com essa edição ficou ótimo, as fontes são grandes e, no começo de cada capítulo, temos uma pequena ilustração. 

26 comentários :

  1. Olá!
    Esses dias encontrei esse livro por apenas R$10,00 na saraiva perto de casa e eu resisti à vontade de comprar. Agora me arrependo, sua resenha me deixou curiosa e é a primeira resenha que leio sobre esse livro.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei ele por exatamente 10 dilmas, hahaha. No meu caso comprei no site da Saraiva. Volta lá pra ver se ainda tem, vale a pena! :D
      Beijos

      Excluir
  2. Amiga acredita que eu não li o livro até hoje?
    Estou com bastante receio de fazer a leitura, mas mesmo assim
    acho que irei me arriscar, porque todos tem falado muito bem dele.
    Só fiquei triste de saber que a continuação agora vai sair pela GALERA RECORD -.-


    Mas mesmo assim espero poder ler os próximos se eu gostar do primeiro.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-anna-e-o-beijo-frances.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não fiquei muito feliz ao saber que o restante será lançado por outra editora :/ Mas ainda assim quero ler.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá!
    Primeira vez te visitando. =D
    Só li um livro da Cassandra Clare, mas achei super legal você não ter conseguido diferenciar, quer dizer que as autoras trabalharam muito bem juntas! Parece um livro bem divertido.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Cinco volumes? Nossa, é muito!
    Tenho gostado de alguns lançamentos desse selo da Novo Conceito. Gostei desse livro, mas o fato de ser parecido com Harry Potter, pois outras pessoas já me disseram isso, faz com que eu não o compre. Nesse caso, é melhor ficar com o original.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, já li algumas resenhas do livro mas gostei especialmente da sua, me deu uma visão maior sobre a história. Quando saírem os próximos volumes, talvez eu me anime mais para ler a série.

    http://petalasdeliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu não dava nada por esse livro, eu comprei só por comprar sabe? Depois eu olhei ele na minha estante e resolvi ler. Cara, ele é muito bom. Primeiro por que eu amo história que envolva magias, coisas misticas e mistérios grandiosos. Quando comecei a ler eu jurava que o Callum era aquele que todos no magisterium procurava, todos os indícios ia para ele... maaaaaaaaaaas, elas fizeram uma reviravolta e tanta. Eu amei tudo do livro, o enredo, a construção dos personagens e principalmente o preço que paguei... comprei por R$ 7,00!!
    Sou apaixonada por esse livro, virou meu queridinho e espero que a continuação saia logo, o livro não podia terminar daquele jeito, não mesmo.
    Bjs
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/2015/05/1-favorito-do-momento.html

    ResponderExcluir
  7. Oi, flor!
    Ainda não li Magisterium, mas o tenho por aqui. Uma pena que a NC não publicará o segundo volume, porque a edição dos seus livros é impecável. Espero que a Record consiga manter tal qualidade. Não conhecia muito sobre a história do livro e achei bastante interessante! Quando tiver um tempo, sei que vou apreciar conhecer esses personagens e acompanhas suas aventuras. Só não quero me arrepender por ser um livro que serve mais de introdução aos outros volumes… Eu não gosto quando isso acontece.

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Amo esses livros mais juvenis! <3
    Que bom saber que tem uma leitura rápida. É por isso que adoro o gênero, é sempre leve, divertido e descontraído!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Lembra muito HP! A escola, um garoto para vencer o mal, esses são aspectos que têm sido bastante usados nos livros juvenis.
    Não sei se lerei, ainda mais que é uma série. Precisa de muito folego na narrativa para continuar encantados os leitores.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi oiiii!
    Ainda não conhecia o livro e parece ser bem legal. Realmente tem uma pegada bem Harry Potter, oque me deixou com um pé atrás. Mas parece ser legal e a capa é linda.
    Bom saber que é uma leitura rápida e descontraída. Quem sabe eu não dê um chance...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oiee!!
    Já li esse livro e me apaixonei pela história.
    Também achei suuuper parecido com Harry Potter mas acho que no lugar do Draco quis dizer Rony não?
    E a mudança principal que percebi é que ao contrario do que acontece em HP em que somente o Harry é o cara e somente com ele acontecem as coisas neste o Aaron teve um destaque bastante legal.
    Amei sua resenha.
    ;**

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É apaixonante mesmo, quero muito ler o segundo!
      Quis dizer Draco mesmo, rsrsrs, achei o Jasper meio parecido com ele.
      Fico contente que tenha gostado :D
      Beijos

      Excluir
  12. Eu já havia visto algumas resenhas deste livro, mas nenhuma havia mostrado a diagramação. Eu certamente leria esse livro, embora não tenha lido nada da Cassandra, espero poder ler em breve haha

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Em um livro assim acho que não é possível não pensar pelo menos um pouquinho em HP. Como você já li livros das duas autoras e concordo que ambas escrevem muito bem (mesmo que o livro que li da Holly não tenha me agradado tanto assim) portanto compraria o livro sem peso no coração, mesmo com a comparação a Harry Potter.

    ResponderExcluir
  14. O Gaby, tudo bem?
    Li a resenha imaginando que lembrava HP, que eu não gosto, quando você falou que alguns pontos são parecidos tiver certeza que é uma leitura que não me agradaria.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  15. Oie! Tudo certo?

    Eu comecei a ler HP esse ano e estou amando!! Já li em outras resenhas que há semelhanças sim, mas que em muitos pontos são bem diferentes. Bom, acho que terei que ler para tirar as próprias conclusões.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  16. Oieeee! Eu quero muito ler este livro, ele parece se bem diferente de outros livros que vemos por ai, mas tem a mesma essência: A magia! Adorei sua resenha e fiquei curioso para saber o destinos do trio, eu conheço uma menina chamada Tamara, isso me lembrou uma música (Inapropriada)... Eu quando era mais jovem (e até hoje), gostaria de poder controlar os elementos, principalmente o ar!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Esse é um livro que fiquei curiosa assim que vi ele na bienal, no espaço da Nc tinha ele gigante imagine minha alegria, desde então estou querendo o livro, que por sinal acabei ganhando de presente tempo depois, por ser uma serie, fiquei com o pé atrás, uma vez que sempre fujo delas, mas nesse caso acredito que vale a pena.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  18. Oi Gabrielly
    Gosto muito de fantasia e apesar dos pontos tão positivos levantados na resenha, eu não tenho muita vontade de ler este livro!
    Mas que bom que a leitura foi proveitosa pra você!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Não gostei desse livro, ainda seguirei com a série mas... Senti a semelhança com Harry Potter incomoda, além de situações sem lógica alguma. E o trio, aquela amizade saiu do nada, não senti nenhum tipo de ligação com os personagens.
    Espero que no próximo supere e melhore.

    ResponderExcluir
  20. Eu estou louca pra conseguir ler essa série porque eu gosto muito de livros de fantasia. Eu só não procurei o livro ainda por falta de tempo pra ler ainda!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Eu não tenho o hábito de ler livros de fantasia e essa série nunca chamou minha atenção. Mas quem sabe um dia? Achei interessante elas não usarem um elemento físico de magia na narrativa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!