sábado, 18 de abril de 2015

Corações Feridos - Louisa Reid




















 Quando Hephzibah morre, Rebecca apenas confirma o que sempre soube: não existe uma maneira de sair viva daquele lugar. A sua irmã tentou escapar, e deu no que deu.

Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins, que deformou seu rosto; é cuidadosa e não tem amigos, vive na sombra da irmã, que é linda e encantadora. 

As duas sempre foram amigas mas quando vão cursar o ensino médio na escola local a última coisa que Hephzi deseja é ter a irmã estranha grudada nela o tempo todo e vai fazer amizade com a turma popular do lugar. Reb encontra um refúgio na biblioteca, onde devora os livros e pode viver a vida de outras pessoas. Mas levar os livros para casa está fora de cogitação.

A vida em casa sempre foi terrível mas agora está ainda mais insuportável depois da morte de sua irmã. Agora é Reb quem recebe, sozinha, todos os castigos que antes eram aplicados nas duas. 
Quando a porta de casa é fechada, seu pai, Roderick, pastor visto como exemplo na pequena cidade, mostra sua verdadeira face. Um religioso fanático e sem escrúpulos que fez da vida das duas irmãs um verdadeiro inferno. 

Tendo que manter essa triste realidade em segredo, Rebecca não quer nem pensar no que lhe aconteceria caso abrisse a boca, mas seu dia a dia e as agressões constantes fazem com que comesse a vislumbrar um futuro sem abusos e perseguições, sem os pais

Agora ela tem que criar coragem para realizar o que sua irmã morreu tentando: conquistar sua liberdade. Mas quem acreditaria nela? Quem poderia acreditar que aquele homem de fé aparentemente perfeito pudesse ser tão cruel e inescrupuloso? 
Rebecca precisa ser cuidadosa. Ou seria melhor escutar a voz de sua irmã, que implora diariamente para que Reb fuja, para que não pense duas vezes? 

"Gravei o dia de hoje na memória como mais um dia negro, e está lá, uma dura história inscrita em meu coração. As histórias que eu tenho escondidas dentro de mim; se você pudesse abrir-me, leria a verdade. Olhe para dentro, retire a pele, a carne e os ossos e encontrará uma biblioteca de sofrimentos. (...) Mas algumas coisas são terríveis demais para serem contadas, e essas palavras estão enterradas profundamente."

Corações Feridos traz ao leitor uma história marcante e profundamente triste. De leitura "fácil" e narrativa acelerada, mas difícil de digerir e por muitas vezes chocante. 

As duas irmãs participam dessa narrativa intercalada por capítulos onde Rebecca narra o presente e Hephzibah narra suas descobertas e aventuras da adolescência, até seu fim. Desse modo conhecemos duas personagens fortes, bem construídas mas muito diferentes uma da outra. 

Enquanto os capítulos da Hephzi são mais acelerados e um tanto intensos; os de Reb são melancólicos e desesperadores. Sim, é desesperador acompanhar tamanho sofrimento e angústia e por muitas vezes é necessário parar um pouco para tentar digerir o que acabamos de ler. 

Com uma narrativa cruelmente inteligente e comovente, somos jogados dentro de um turbilhão de emoções do qual é impossível sair sem levar alguma coisa. Em poucas paginas somos conquistados e levados a querer proteger e, ao mesmo tempo, bofetear as personagens, além de odiar Roderick e sua total falta de humanidade. 
Essa é definitivamente uma história que permanece conosco muito tempo após a leitura. Incrível.

2 comentários :

  1. Eu já estive com este livro na mão mas não li e acabei dando para outro resenha-lo para o blog. Pela sua resenha a história é bem dramática e acredito que iria me afatar um puco, ando fugindo de dramas pois outros tipos de leituras são mais fáceis e me distarem mais, mas não quero deixar de ler o gênero. Ótima Resenha.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisela!
      É um drama sim, mas um drama muito bem trabalhado e bem instigante.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!! :)

      Beijos!

      Excluir

Obrigada por comentar!