quinta-feira, 5 de março de 2015

O Sumiço de Beatriz - Carolina Matsuo

O Sumiço de Beatriz
Em meio a acordos entre a petrolífera brasileira e a venezuelana, uma organização paramilitar liderada por corruptos faz negociações com militares venezuelanos para produzir um instrumento de guerra, que apenas duas pessoas são capazes de desenvolver: Beatriz, uma estilista que ganhou vários prêmios como figurinista e maquiadora, criada por sua tia, Giselda; e o professor Dr. Yaacov Baum, um professor-pesquisador judeu de uma prestigiada universidade.
Durante a negociação do projeto de tal instrumento, num evento responsável por uma série explosões, Beatriz foge do cativeiro, mas o professor é ferido, e sua tia, que estava no local, é dada como morta.
Beatriz recorre ao seu amigo de infância, Tomaz, e tenta lhe contar os fatos. Porém, antes mesmo que ela explique o que está acontecendo, é obrigada a fugir dos militares que a perseguia.
Tomaz, chef de cozinha e dono do Tradicional Café, sem entender o que está acontecendo, e preocupado com a atitude da amiga, mergulha em uma profunda investigação para encontrá-la. Eventualmente, ele acaba descobrindo uma rede de intrigas e corrupção que envolve um mercador de armas, as FARC e algo além do que ele poderia imaginar.

Onde vocês podem comprar o e-book:   Saraiva   /    Amazon   /   Kobo  

 Fanpage do Livro (compre o livro físico direto com a autora)


Olá leitores! Como vocês já sabem o blog agora é parceiro da autora de O Sumiço de Beatriz, como coloco as leituras de parceria sempre na frente eu comecei essa leitura assim que recebi o e-book. Eu conclui a leitura mais rápido do que esperava então hoje eu vim contar para vocês tudo o que achei do livro. Lembrando que é a MINHA opinião e sou sempre sincera sobre o que leio. 


Neste romance de estréia da autora Carolina Matsuo acompanhamos a busca de Tomaz, chef do Tradicional Café, por Beatriz, amiga de infância por quem ele sempre teve uma queda. O relacionamento dos dois nos últimos anos foi complicado por conta das viagens de Beatriz pelo mundo à trabalho e a algum tempo eles não se falam. Até Tomaz receber a seguinte mensagem de Bia em seu celular: "Me espere no Tradicional Café, às vinte horas. Bia.".

Ansioso com o reencontro, Tomaz faz o que ela pede e a espera em seu Café. Mas ele não sabia o quanto esse encontro seria conturbado. Após trocar pouquíssimas palavras com uma Bia fantasiada e nervosa, o Café de Tomaz é invadido por homens desconhecidos que foram atrás dela, mas à essa hora ela já tinha fugido, deixando o velho amigo confuso e preocupado. 
Tomaz resolve investigar o que aconteceu com a amiga e parte para a velha casa que conhece tão bem, onde passou boa parte de sua infância, em busca de respostas para as perguntas que Bia deixou com seu desaparecimento súbito. Ali os mistérios se multiplicam e Tomaz fica cada vez mais preocupado e disposto a descobrir o que aconteceu. 


Paralelo a isso, um instrumento de guerra está sendo desenvolvido por debaixo dos panos e militares corruptos do Brasil e Venezuela estão por trás de tudo, desencadeando um conflito de interesses. Apenas duas pessoas poderiam desenvolver esse instrumento; uma roupa que permite deixar uma pessoa invisível, camuflando conforme o ambiente; Yaacov Baum e Beatriz. O primeiro está morto, deixando Bia, uma jovem e promissora estilista, como única alternativa. 
Na busca por respostas, Tomaz acaba encontrando pessoas interessantes no caminho, uma dessas pessoas é Sara, uma estudante e pesquisadora que logo chama a atenção do rapaz, que sente uma química entre eles logo de cara.
 "Olhei ao redor, e agradeci por aquela escuridão me ajudar naquele momento aflito; ninguém havia notado minha presença. Meu coração batia tão forte que era audível sem precisar de qualquer estetoscópio." 


Entre intrigas e muito mistério, os personagens desse livro precisam usar a inteligência e a força de vontade para lutar contra poderosos e inescrupulosos bandidos que estão dispostos a fazer de tudo para conseguirem o que foram contratados a pegar: Beatriz e a pesquisa de Yaacov Baum; para isso eles perseguem Tomaz e professores que podem ou não ter algo haver com o sumiço das pesquisas. Isso tudo com a chegada de uma Guerra entre nações que tudo indica estar perto de acontecer. 




O Sumiço de Beatriz mescla suspense e mistério de uma forma que deu certo. É todo ambientado no Brasil, o que me deixou muito feliz pois isso não acontece tanto quanto eu gostaria mesmo em nacionais, pois é. 
A construção da narrativa foi boa mas senti falta de uma contínua pois temos a visão de, pelo menos, 2 grupos de personagens além da visão do Tomaz em terceira pessoa e da Sara em primeira. Os bandidos têm sua visão da trama narrada em terceira pessoa. 
"A ansiedade se transformou em um breve desalento. Continuei a andar à minha maneira e, por um instante, estranhei o silêncio que havia ali. Até aquele momento não havia me dado conta de que não se ouvia barulho algum. A minha concentração em me manter em pé e as dores os pés eram tão grandes, que se alguma coisa fizesse barulho por lá, seriam os meus pensamentos." 

A construção dos personagens foi algo que me encantou na escrita da Carolina. Ela conseguiu criar personagens cativantes e incrivelmente reais. O Tomaz apesar de corajoso é muito "humano", consegui imaginá-lo em base na descrição que a Carolina fez e gostei do que vi. 
Mas, pesar de ser um personagem importantíssimo, Tomaz fica boa parte da narrativa "no escuro" isso porquê ele não tem consciência do que está por trás do sumiço de Beatriz e o quão grande pode ser a confusão que ele está se metendo, nem quem está por trás de tudo. 

A construção da estória em si foi fantástica. A criatividade da autora está presente no livro todo. Para cada mistério ela tinha uma solução que beirava a perfeição, e no final nos apresentou respostas que, tenho certeza, ninguém durante a leitura poderia imaginar. Um desfecho um pouco rápido, para o meu gosto, mas mesmo assim digno de muitos elogios, pois nenhuma ponta ficou solta e a autora ainda nos dá espaço para imaginar algo além do que ela escreveu.

-
Esse ótimo suspense veio para provar que a literatura brasileira atual está cada dia melhor, e que autores mesmo em seus primeiros romances, podem surpreender. Além de ser um suspense em ótima forma, tem uma pitada de romance e situações constrangedoras para arrancar suspiros e risadas.
Como O Sumiço de Beatriz é o primeiríssimo livro que a autora publica, não pude ignorar algumas coisas que citei ali em cima. Acredito que ela será ainda melhor sucedida nos próximos livros que torço para que ela escreva!

Me diverti muito lendo esse livro, o que é muito importante, mas também tirei coisas que vou levar comigo sempre, o que é ainda melhor. Carolina merece muitos elogios por ter criado algo tão novo e totalmente interessante e instigante! 
Indico para todo mundo que curte mistério, suspense, intrigas... Tudo isso, claro, com aquela crítica à sociedade que deixa tudo mais interessante. 

Aqui embaixo vou deixar o link para os outros posts que já fiz sobre o livro, ok? 
Não esqueçam de comentar aqui o que vocês acharam!
Beijos e até mais. 


Booktrailer, playlist e mais: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2015/03/um-pouco-sobre-o-sumico-de-beatriz_2.html
Apresentação da parceria: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2015/02/parceria-autora-carolina-matsuo-o.html
Ler o primeiro capítulo: http://issuu.com/carolinamatsuo/docs/capitulo1_osb/1

17 comentários :

  1. Olá :) Amei a resenha! *-* Ficou ótima! :D Adorei saber a sua opinião sobre esse livro. ;)
    Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro, :/ chamou a minha atenção, :D gostei do assunto abordado, pois achei interessante e diferente, acredito que a história desse livro foi muito bem desenvolvida. :) Adoro livros que possuem mistérios e suspense. Fiquei com vontade de ler... quero descobrir o que aconteceu com a Beatriz. :o rs
    Beijos! *-*
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Xará!!
      É um belo suspense, tenho certeza que irá apreciar a leitura!
      Beijos!!

      Excluir
  2. Oiiiiiê, adorei tua resenha, sério! Tu fizeste ótimas críticas sobre o livro, e a tua descrição dos personagens foi igualmente ótima. Fiquei super curiosa para com a história, e, realmente, parece ser algo bem diferente. Brasil e Venezuela trabalhando juntos? Uma coisa da qual eu nunca pensaria. E a roupa de camuflagem? Outra boa, mas muito boa, pedida. Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que amoooor, Jessica! Sério, muito obrigada, isso é tão importante <3
      Leia mesmo, tenho certeza que irá gostar!
      Beijos <3

      Excluir
  3. Gabrielly, é com muita alegria e satisfação que eu leio essa linda resenha. Agradeço pela sua opinião. Você citou algumas passagens da trama bastante relevantes, demonstrando a sua compreensão sobre os acontecimentos. Fiquei muito feliz! :)
    Espero que os demais leitores tenham esse entretimento!
    Bjo, bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, Carolina! Eu adorei ler O Sumiço de Beatriz e já quero ler tudo o que você escrever, viu?
      Beeeijos <3

      Excluir
  4. Oi Gabi!

    Parabéns pela resenha, quero muito lê-lo, mas não consigo comprar e-books =( Quero ele em livro físico mesmo, rs. Apesar de ter uma relação de amor/ódio pela capa, a história deve ser fascinante! Brasil x Venezuela em uma união! Quem diria né? Quero muito ler. Adorei.

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta, tudo bem?! Tem O Sumiço de Beatriz em formato impresso também. :) Só que tenho poucos exemplares no momento. Bjs

      Excluir
    2. Fico muito feliz que tenha gostado da resenha, Roberta! Compre o livro físico, vale a pena tê-lo na estante :D

      Beijos

      Excluir
  5. Olá!!

    Vi a divulgação do livro e essa é a primeira resenha!
    Fiquei bem interessada com o rumo da história, gosteidesse enredo, tem tudo a ver comigo, adoro um suspense fico tentando adivinhar o que aconteceu e tals.
    Gostei de saber que a escrita da autora é algo envolvente e que a leitura foi satisfatória, mesmo com o final sendo rápido demais!

    Desejo sucesso para autora e parabéns pela parceria :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana! Tudo bem?
      O enredo é incrível, mistério do início ao fim! Também adoro suspense, por isso quis tanto ler o mais rápido possível.
      Acho que todo livro tem seus altos e baixos... o final corrido foi o ponto baixo.
      Obrigada!

      Beijos <3

      Excluir
  6. Oi Gabi, como vai?

    Super curti o fato da história acontecer aqui no Brasil! Adoro isso, pois está "promovendo" o nosso país e claro, a literatura nacional! Gostei da premissa e o leria, com certeza!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caroline! Estou bem e vc?

      O fato de se passar totalmente no Brasil ganhou muitos pontos comigo! Espero que leia e aproveite a estória!

      Beijos

      Excluir
  7. Na minha opinião a literatura nacional está no mesmo patamar que a estrangeira, e como em todos os lugares, existem livros bons e ruins. Como a mídia hoje em dia está muito propagada temos sempre em mãos os lançamentos de livros e que nos deixa sempre com muitas opções de leitura. O Difícil é escolher o próximo livro que irei ler.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Gisela. A literatura nacional sempre foi boa, mas agora está recebendo mais atenção e, consequentemente, crescendo cada dia mais.
      O Sumiço de Beatriz é uma boa opção ;)

      Beijos

      Excluir
  8. Oie, tudo bom?
    Eu fiquei muito curiosa para ler esse livro depois da semana especial que ocorreu em vários blogs. A trama tem mistério e suspense e isso me deixa bem curiosa para conhecer a narrativa. Uma nova opção de leitura entre os nacionais.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Aline! Tudo bem?
      Leia mesmo, é incrível, emoção do começo ao fim, vale apena :D
      Beijos!

      Excluir

Obrigada por comentar!