Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
Ter lido esse livro foi uma das melhores escolhas que fiz esse ano (na vida como leitor, rs)! Além da sinopse, algo que me chamou a atenção logo de primeira foi o comentário do John Green na capa, e se vocês já sabem do meu amor com esse autor devem imaginar o quanto fiquei ansiosa pra ler esse livro e saber se ele era "tudo aquilo" mesmo. E vamos combinar, os comentários na contracapa também foram muito animadores.
Eleanor é uma adolescente que já passou por momentos muito traumáticos na vida e que ainda passa por maus bocados em uma casa pequena e pobre, onde mora com a mãe, os 4 irmãos e o padastro que é um alcoólatra que bate em sua mãe e odeia Eleanor. No lar abusivo certamente ela não tem o mínimo de conforto mas logo no primeiro dia de aula e uma viagem de ônibus ela conhece Park que, no começo, acaba sendo rude com ela e não dá a minima para a novata mas mesmo assim oferece que ela se sente perto dele.
Park é um adolescente que mora com os pais e o irmão mais novo. É reservado e tem poucos amigos mas consegue não chamar atenção para piadas no ônibus, coisa que ele quer preservas mas não parece mas possível passar despercebido desde que a aluna nova (uma garota de cabelos cor de fogo que usa roupas chamativas, muitas vezes roupas masculinas) começou a sentar do seu lado.
"Por algum motivo, não queria ler na frente dele. Seria como deixar que ele assistisse a ela comendo. Seria como... admitir alguma coisa." Página 45
Logo os dois passam a ignorar todos ao seu redor e se fecham em um mundo só deles: um mundo com quadrinhos, fitas com músicas legais gravadas e algo muito importante que os dois passam a querer preservar: uma amizade iminente que, entre histórias de super-heróis e punk-rock passa a virar amor. O primeiro amor.
"Só queria partir essa música em pedaços - ela falou - e amar todos até a morte." Página 62
Ambos enfrentam problemas em casa mas, quando estão juntos, nenhum problema parece maior que a vontade de ficarem cada vez mais unidos, a sós e longe de todo mundo que possa dar um fim a essa relação. Ambos aceitam um ao outro da maneira como são, e isso é o mais importante para eles.
"Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo." Página 74
"Desintegrada. Como se estivesse dado algo errado em seu transporte para a Enterprise.Se vocẽ, alguma vez, já parou para pensar na sensação de ser teletransportado, concluíra queé muito similar derreter, só que mais violento.*
Mesmo estilhaçada em milhões de pedaços, Eleanor ainda sentia o toque de Park em sua mão.(...) Talvez Park a paralisara usando magia ninja, seu punho vulcano, e estava prestes a devorá-la.
Isso seria incrível." Página 75
Vou dizer uma coisa: essa foi, sem sombras de dúvida, uma das melhores leituras que fiz esse ano, e na vida inteira. Não o melhor, mas chegou perto e isso significa que o livro é realmente maravilhoso.
A leitura foi ridiculamente rápida! Li em menos de um dia, e se eu consegui vocês também conseguem :D
Se ela tinha saudade? Queria perder-se dentro dele. Amarrar os braços em torno dele feito um torniquete. Se lhe mostrasse o quanto precisava dele, ele sairia correndo. Página 158
"(...) ela abriu um sorriso. E, quando Eleanor sorriu, alguma coisa se partiu dentro dele. Isso sempre acontecia." Página 165
Não tenho nem o que falar da escrita da Rainbow! Ela soube reunir perfeitamente dois pontos de vista (escritos em terceira pessoa), como se isso fosse fácil, há. Além disso ela soube também descrever os personagens de forma lindamente poética, mas muito crua. Isso faz sentido pra vocês? Porque isso me deixou maravilhada.
Absolutamente tudo nesse livro me deixou encantada: desde o começo despretensioso, o clímax absolutamente bem planejado e executado, ao final inconclusivo mas muito, muito real e plausível.
Tudo isso fez com que eu devorasse o livro, mas ficasse triste ao terminar e ver que teria que me despedir da história, apenas em parte, claro. Uma história assim não sai da nossa cabeça tão fácil.
Estou louca pra ler os outros livros dela!
Ps: Vai ter filme desse livro! A notícia me deixou muito animada *-*
Quero muito muito muito ler!
ResponderExcluir*.*
Da autora já li Fangirl e simplesmente fiquei apaixonada.
Rainbow Rowell é maravilhosa.
Lançou Anexos também que eu quero ler.
Beijoooos
www.casosacasoselivros.com
Leeeeia Teca!! É muito fofo.
ExcluirQuero demais ler Fangirl, na verdade quero ler tudo o que essa mulher escrever, hahaha.
Beeeijos <3
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEleanor & Park com toda certeza foi uma das minhas melhores leituras este ano e eu finalmente pude comprar o livro nesta black friday, fiquei muito feliz.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Oii Ana, sim e com você? *-*
ExcluirEle é muito perfeito né? Até agora estou digerindo a história *-----*
Consegui fazer troca dele com minha irmã, dei 2 livros épicos (que ela ama) e ela me deu esse, haha.
Beeeijos linda.
Ebaaa!!! Já curiosa para ver o filme, mas claro vou querer ler o livro antes ;)
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com/
Leia mesmo Luiza!
ExcluirTambém quero MUITO assistir o filme *-*
Beijos!
Oieee! ^^
ResponderExcluirTo muito empolgada para ler os Livros dessa autora! FanGirl é outro que todas as resenhas que leio só falam bem!
Estou muito ansiosa, só falta encontrar ele para comprar!!! :)
Beijos e até! ^^
Sou do Blog:
http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/
Leia Amanda!!! Sério, leia, pra ontem, haha.
ExcluirTambém quero MUITO ler Fangirl porque tipo... é da mesma autora então... é claro que quero ler! Hahaha
Beijo <3
Que legal sua empolgação com o livro!!!
ResponderExcluirPara falar a verdade eu não conhecia o livro mas me empolguei tb!!! O problema é que não tenho dinheiro então comprar "sem chance"...
http://www.conversandocomdragoes.com/
Fiquei bem empolgada mesmo!!
ExcluirQue bom que ficou empolgada pra ler!! Assim que tiver uma graninha compre, não vai se arrepender ;)
Beijos!!
Eu to louca pra ler algo dessa mulher. Todo mundo só fala bem, só elogia e eu no escuro, sem poder opinar. Quero ler todos, mas pretendo começar por esse, mas ainda não consegui comprar o livro. Ai tomara que eu ame muito também!!
ResponderExcluirBjs, @dnisin
www.seja-cult.com
Ah Denise, leia mesmo, tenho certeza que irá amar! A Rainbow escreve divinamente bem, quero muito ler outros livros dela!!!
ExcluirBeijos <3
Fiquei namorando esse livro desde o dia que foi lançado, e ainda não o comprei. Depois dessa sua resenha, eu tô meio que necessitando! hahaha. Adorei a resenha, parece ser o tipo de leitura que vou amar igual você! :D
ResponderExcluirBeijos,
Renata.
viciadas-em-livros.blogspot.com.br
Compre, Renata! Sério, leia!
ExcluirEspero que ame tanto quanto eu, se isso é possível, hahaha <3
Quero muito ler esse e todos os outros livros da Rainbow! Eles parecem ser maravilhosos e muito divertidos.
ResponderExcluirSério que você conseguiu ler em menos de um dia? :O /inveja
Ótima resenha, adorei as quotes que você escolheu.
2surrealistas.blogspot.com.br/
Também quero ler todos os livros dela o/
ExcluirSim, fiquei surpresa comigo mesma.
Fico muito feliz que tenha gostado!!
Beijos
Gaby que resenha linda!!!
ResponderExcluirEu amei tuudooo inclusive as fotos e as cores! Já li o livro mas sua resenha me deixou até com vontade de reler! Fantástico! Faz sempre assiiim =DDDD
Ficou demais mesmo! Vc tem vontade de ler fangirl? quero $$ pra comprar!
Beijão (reapareci) kkkkk
Que bom que gostou Ká!!!
ExcluirAssim que li o livro tive vontade de abrir de novo e reler tudo! Fantástico.T
Quero MUITO ler Fangirl, assim que eu tiver $$ sobrando (bem difícil isso) eu compro, rsrs.
Obrigada pelo carinho Ká, fico feliz que tenha reaparecido <3