sábado, 25 de janeiro de 2014

Resenha #32] Água para Elefantes - Sara Gruen

Quer saber o que achei de Água para Elefantes? Continue lendo.






Editora: Arqueiro - Sextante
Título Original: Water for Elephants
Ano: 2006 by Sara Gruen
Numero de páginas: 272
Gênero: Romance
Tradução por: Anna Olga de Barros Barreto
Nota:  1111 4/5

-






Aos 23 anos, Jacob Jankowski era um estudante de veterinária exemplar mas quando recebe a noticia que seus pais morreram em um acidente de carro ele descobre que está sozinho no mundo e que não tem dinheiro nenhum. Abalado pela tragédia ele sai de casa apenas com uma mala e simplesmente continua andando, até que ele pula dentro de um trem em movimento. 
Ele não sabia, mas tinha acabado de pular no Esquadrão Voador do circo dos Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais ele sofrerá nas mãos do Tio Al, empresário do circo e de August o bipolar chefe do setor dos animais e marido da encantadora Marlena que é infeliz no casamento e por quem Jacob se apaixona perdidamente. Ele também se apaixona por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. 
Durante 70 anos Jacob não contou a ninguém sobre o período que trabalhou no circo, vivendo em uma casa de repouso, essa é a primeira vez que ele destranca seu passado.

-

Vou começar falando que esperava bem menos do livro e acabei me surpreendendo.
O livro é todo narrado em primeira pessoa pelo Jacob.
Esse é um livro extremamente difícil de resenhar, é difícil colocar em palavras o que eu senti ao decorrer da leitura.

Sara Gruen criou uma história linda, ambientada em um cenário especial e com personagens secundários maravilhosos. Não gostei do Jacob idoso, muito menos do Jacob jovem, era muito perturbador quando as coisas aconteciam ao redor dele e ele ficava parado ou então quando ele presenciava os maus tratos feitos pelo August com os animais e não mexia um dedo para ajudar.
O que falar sobre a elefanta? A autora deixa ela de fora da história por muitas vezes, senti falta de mais páginas com a Rosie, ela sim merecia atenção já que as coisas começam a acontecer quando ela chega ao circo.

 A única coisa que me irritou profundamente foi a falta de atitude do Jacob com as coisas ruins que aconteciam ao seu redor.

Quando o personagem narrador do livro me irrita é difícil terminar a leitura mas isso não aconteceu com Água para Elefantes, foi uma leitura lenta mas que me agradou bastante e que em alguns momentos me deixou nostálgica. Como eu disse esse é um livro difícil de resenhar pois eu não consigo dizer o que realmente me encantou na história. Se você está em dúvida em ler ou não... leia  e tire suas próprias conclusões da história. Infelizmente não é um livro que agrada todo mundo.

O livro é sim bem escrito e a história é sim bem construída, a autora aprofunda cada detalhe e faz o leitor mergulhar na história, demora, mas a gente acaba mergulhando.Por esses e outros motivos ele vai levar 4 estrelas.


E você, já leu? O que achou? 
Não esqueçam de comentar e se você já resenhou o livro, deixe o link aqui em baixo para que eu possa visitar seu blog e ler sua resenha.
É isso amores, beijos e até a próxima.

Um comentário :

  1. Estou pensando em comprar o livro, mas estou com medo de decepcionar com a leitura. Com essa resenha fiquei com um pouco de curiosidade. Mas é assim que nós começamos uma nova leitura com um pouco de curiosidade.

    Xoxo

    www.blogmixbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!