quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

[Resenha #30] O Chamado do Cuco - Robert Galbraith (J.K Rowling)




Titulo Original: The Cuckoo's Calling

Editora: Rocco (Clique aqui)
Ano: 2013
Numero de páginas: 447
Edição: Brochura
Livro Policial
Tradução por: Ryta Vinagre
Nota: 111115/5
No Skoob.

Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.





Nesse romance policial Robert Galbraith (J.K Rowling) trás ao leitor a história de dois personagens completamente diferentes um do outro, mas que nutrem um amor em comum: desvendar crimes.

Robin Ellacott é uma mulher de 25 anos, decidida e de personalidade forte. Noiva de Matthew, namorado de longa data, ela vem trabalhando em empregos temporários desde que foi morar com o noivo em Londres. Os empregos só podem durar uma semana e nenhum parece agrada-la, ela queria um pouco de "ação" no trabalho.
Cormoran Strike é um detetive que está em decadência: sem dinheiro, sem casa e sem clientes. Se não bastasse isso, a empresa Temporary Solutions manda uma secretária para o escritório dele. Strike não tem como pagar pelo serviço de Robin ( que está radiante em poder trabalhar para um detetive) mas aceita assim mesmo.

Como que por milagre, Strike é contratado para desvendar um suposto assassinato cuja vitima é a famosa super-modelo Lula Landry, que ocorreu 3 meses antes.
O caso, por falta de provas consistentes, foi arquivado como suicídio mas John Bristow, irmão de Lula, acredita que foi um crime e oferece ao detetive muito dinheiro para que ele investigue o caso. No começo, Strike não quer aceitar o caso, mas depois de estudar sua situação precária e de suas dividas ele aceita o caso com certa relutância pois também acredita que foi suicídio.
Com a ajuda de Robin ele tenta descobrir o que realmente aconteceu com a super-modelo e para isso ele tem que mergulhar no mundo complexo de Lula Landry e todas as pessoas com quem ela convivia: Rappers, estilistas, drogas e ligações ilícitas.

-
Quando comecei a ler esse livro não pensei que fosse me agradar tanto, o único contato que tive com J.K foi em HP e a Pedra Filosofal (não li os outros livros ainda);
A narrativa é em terceira pessoa e a história é contada sob dois pontos de vista, o da Robin e o do Strike.
Posso começar falando que adorei a narrativa, confesso que no começo as muitas descrições me incomodou um pouco, mas depois acabei me acostumando com a escrita da autora nesse livro e mergulhei na história. O dom da autora é sugar nós, leitores, para dentro de seus livros e assim fazer com que a gente compreenda seus personagens peculiares e únicos.
O Strike é um soldado de guerra que foi dispensado após perder metade da perna, completamente peludo, muito alto e fora de forma.
A Robin é uma mulher atraente mas não é linda, em alguns momentos no livro o detetive deixa isso claro.
A coragem da autora de criar um mocinho e uma mocinha com vários defeitos na aparência não me passou despercebido e eu adorei isso. Ninguém no livro é perfeito.
O desfecho da estória me impressionou. Na verdade o livro todo me impressionou, o modo como ela deixa claro o modo de falar de cada um, com girias e palavrões foi  fantástico.

Emfim, não é um livro que eu indico pra todo mundo; se você gosta de Romance Policial mas parado vale a pena ler, a tensão desse livro está toda nas últimas páginas e só temos uma cena de luta, não esperem nenhum James Patterson e nem nenhum Harlan Coben.

Um livro ótimo!

Ps: essa capa é maravilhosa! 

4 comentários :

  1. Estou querendo ler esse livro, amo HP e meio que estou vendo resenhas sobre esse livro, tenho enorme medo d eme decepcionar com a autora, mais achei otimo vc falar para não esperar nenhum James Patterson e nenhum Harlan Coben. Curto muito romance policial e se eu tiver oportunidade, irei com menos sede ao pote.
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lindona!
      Leia mesmo, se voce gosta de romance policial. No comeco eu achei que nao iria gostar mas depois acabei apaixonada, rs.
      Obg por comentar!
      Um super beijo.

      Excluir
  2. Olá, Gaby!
    Essa é minha leitura do momento, ainda estou na página 120, mas é uma leitura rápida, que está me prendendo bastante.
    O Strike tá meio rabugento e dramático agora, espero que ele fique melhor no decorrer da história hehe
    Não vejo a hora de terminar e saber o que aconteceu com a Landry. Amo a JK Rowling por causa de HP, mas esse é um estilo totalmente diferente e acho que ela tem jeito pra coisa :)

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Strike é muito dramático no começo, depois piora (risos). Brincadeira!
      A escrita da altora é deliciosa e prende o leitor de um jeito...
      Eu acho que você vai ficar surpresa com o final, é muito legal.

      Beeeijos Rayssa. Volte sempre.

      Excluir

Obrigada por comentar!