Favoritos de 2014 (em construção)

sábado, 2 de janeiro de 2016

Então eu li... Garota Exemplar, de Gillian Flynn

"É uma época muito difícil para ser uma pessoa, apenas uma pessoa real, de verdade, em vez de uma coleção de traços de personalidade, escolhidos de uma interminável máquina automática de personagens.E se todos nós estamos atuando, não pode existir algo como uma alma gêmea, porque não temos almas genuínas."
Garota Exemplar - Gillian Flynn
Editora Intrínseca 

Sinopse: Desde sua publicação, em 2012, Garota exemplar tornou-se sucesso de público e crítica, alcançando o topo das mais prestigiadas listas de mais vendidos ao redor do mundo e consagrando sua autora, Gillian Flynn, como a mais aclamada escritora de suspense da atualidade. Agora, a trama sobre o casamento que sai tragicamente dos eixos chega aos cinemas, numa superprodução da Twentieth Century Fox dirigida por David Fincher (A rede social e Clube da luta) e estrelada por Ben Affleck e Rosamund Pike. O roteiro é assinado pela própria Gillian Flynn.
O livro começa no dia do quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne, quando a linda e inteligente esposa de Nick desaparece da casa deles às margens do rio Mississippi. Sinais indicam que se trata de um sequestro violento e Nick rapidamente se torna o principal suspeito. Sob pressão da polícia, da mídia e dos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamento inapropriado. Ele é evasivo e amargo mas seria um assassino? Ao mesmo tempo, passagens
do diário de Amy revelam um casamento tumultuado mas ela estaria contando toda a história?
Alternando entre os pontos de vista de Nick e Amy, Flynn cria uma aura de dúvidas em que o cenário muda a cada capítulo. À medida que as revelações surgem, fica claro que, se existe alguma verdade nos discursos de Nick e Amy, ela é mais sombria, distorcida e assustadora do que podemos imaginar. Magistralmente bem construído do início ao fim, Garota exemplar é um daqueles livros impossíveis de largar e sobre o qual se quer debater assim que a leitura termina.



Garota Exemplar é um dos livros mais comentados nos últimos 3 anos na blogosfera e em canais do youtube. Foram tantas, tantas as resenhas positivas que li sobre ele que não pude resistir. Finalmente realizei a leitura e agora venho falar um pouquinho sobre essa experiência. 

Eu já tinha lido um livro da Gillian Flynn: Objetos Cortantes, do qual gostei bastante apesar de algumas ressalvas (leia a resenha aqui). A escrita da autora é muito descritiva; e por ser tão descritiva a leitura acaba se arrastando até que peguemos o ritmo da narrativa. 
Nesse livro o ritmo é bem lento. A autora começa apresentando os personagens aos leitores. Tudo bem detalhado e explorado. O Nick nos narra o presente e conhecemos a Amy com base em anotações de seu diário. 
Temos um panorama de como era a vida de ambos antes de se conhecerem e depois de casados sob os dois pontos de vista. São duas visões muito diferentes que podem ou não ser verdadeiras. 

"Eu me contenho e compartimento a um ponto que chega a ser inquietante: no meu porão-barriga há centenas de garrafas de fúria, desespero, medo, mas você nunca diria isso ao olhar para mim."

Algo que me atrai bastante nos livros da autora é a construção de personagem. Ela faz isso com maestria! O perfil psicológico, físico, tudo. É tudo sempre muito bem construído e faz com que o leitor de certa forma se aproxime ainda mais dos personagens; por mais doentes, manipuladores e mentirosos que eles sejam. 

Outra coisa que ela faz e faz muito bem é manter um suspense da primeira a última pagina. Por mais que,  em certo ponto do livro, o mistério seja revelado, a autora sempre dá aquele plot twist que deixa o leitor totalmente desnorteado. São essas viradas que, para mim, deixam o livro ainda melhor. 

O mistério em si não me pegou desprevenida. A autora vai soltando algumas pistas durante o enredo e acabei imaginando o final antes do tempo, e não é que estava certa? Porém o plot twist que a autora faz lá na terceira e última parte do livro foi totalmente surpreendente para mim. 

Como lidamos durante a leitura com dois personagens mentirosos, fica difícil escolher um lado. Nos primeiros capítulos me apaixonei pelo Nick! Sei que muita gente odeia o personagem, mas eu gostei demais dele. Depois mudei e fui pro lado da Amy. Um lado mais doentio, digamos assim. Enquanto o Nick fica planejando, ela já fez há muito tempo, por exemplo. 

Enfim, essa foi uma leitura incrível. Inteligente, instigante, misteriosa; formidável. Uma leitura que exigiu muito de mim enquanto leitora. São muitas e muitas páginas e a narrativa é densa, lenta. Vai melhorando no decorrer conforme as revelações vão sendo feitas. Mas antes disso não esperem algo que os deixará sem fôlego. É um livro com seu próprio tempo, seu próprio ritmo; precisamos estar no clima para lê-lo. 

Se você, como minha irmã, acabou abandonando o livro, sugiro que retome a leitura. Vale a pena! 

Ainda não consegui assistir o filme inteiro, mas posso dizer que o roteiro está incrível. Possui sim algumas diferenças do livro, claro, mas como um filme de suspense está fantástico. 

Agora me digam: vocês já leram esse livro? Sentem curiosidade? Vamos dialogar! :D
Beijos e até a próxima! 

P.s: Então eu li.... é uma coluna no blog onde escrevo sobre alguns livros que leio, mas nada muito aprofundadoNão é uma resenha, então me abstenho de falar muito sobre a estória em si, aproveitando o espaço para falar diretamente com o leitor e trocar algumas ideias sobre minha experiência de leitura. 

24 comentários :

  1. então eu vi o filme e desandou tudo.... tava louca pelo livro, ralei pra caramba, comprei e vi o filme, agora acabou a minha vontade de ler!
    espero que seja algo temporário e eu em breve me renda a forma de Gillian escrever
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já li ótimas resenhas sobre esse livro e não assisti o filme ainda pois só que assim fazer quando ler o livro :D
    Desejo lê-lo em breve, pois conheci a escrita da autora em Caixa de Pássaros e gostei bastante
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie, eu nunca li nada da autora.
    Assisti o filme e achei ele bem interessante, apensar de não gostar do Ben como ator.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Eu comecei a ler esse livro ano passado, mas devido à muitas parcerias e leituras atrasadas tive de abandonar. Não peguei muito da história e não vi o filme ainda. Sua resenha me reanimou para ler.
    -Mari

    ResponderExcluir
  5. Oi. Eu ganhei Garota Exemplar de um conhecido e achei chato, acabei dando, não é meu estilo de leitura.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não assisti o filme, mas ja li o livro.
    Fiqei surpresa com td o qe acontecia, e n desconfiei de nada.
    Qando vinha uma revelacao, ficava desnorteada.
    Eu procurei por um inocente, um lado certo.
    Como vc disse, e demorei pra entender, os 2 sao mentirosos.
    No fim da leitura, cheguei a conclusao de qe ambos se merecem.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Ainda não li nada da autora, mas sei que a escrita da autora é bem envolvente apesar de descritiva demais. Ela vai dando várias pistas falsas. Ainda não li e nem assisti ao filme, mas posso imaginar que o final seja sensacional. Espero não me decepcionar, rs. Parabéns pela resenha :)

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiiie
    Que bom que você gostou, eu vi o filme e adorei e estou mega animada pelo livro ainda mais sabendo que o final é diferente, eu adoro esse gênero e sua resenha ficou ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já li várias resenhas do livro - como você mesmo comentou, esse livro foi muito comentado na blogosfera... Mesmo assim, acredita que não me empolguei para ler o livro? Nem o filme eu assisti. E olha que para nem o Ben Affleck chamar a minha atenção é por que alguma coisa está errada... Acho que fiquei saturada da história de tanto ouvir falar dela. Maas, quem sabe?
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oiii
    Li o livro! estava amando a leitura, mas o final para mim ficou muito nada a ver! O modo como a autora desenvolveu a narrativa ficou perfeito! O filme eu achei sem graça!
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Até hoje só li um conto da autora que eu gostei muito por sinal.
    Tenho muita curiosidade de ler esses livro porque a escrita da autora me cativou, apesar do gênero não ser dos que mais me agradam.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Já li todos os livros da autora publicados no Brasil, e acho ela sensacional, adoro suas tramas e seus personagens nada convencionais. BJs

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca li o livro, nem assisti o filme. Pelo que vi, é um livro bom pois li mais resenhas positivas do que negativas. De qualquer modo, está na minha lista para eu tirar minhas próprias conclusões!

    ResponderExcluir
  14. oii
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro e nem assistir o filme, mas morro de vontade de fazer isso, apesar de ter um pouco de medo, a curiosidade é mais forte.
    Espero ler esse ano ainda.
    Gostei muito da sua resenha, parabens.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Já comecei a assistir ao filme, duas vezes, mas sempre parei por querer ler o livro primeiro, mas na verdade não sei quando isso vai acontecer, não tenho o livro na estante, e já tenho muitos não lidos aqui e não quero acumular mais por agora. Amei a postagem, beijos.
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Eu estou morrendo de vontade de ler esse livro e até hoje não tive a oportunidade de fazer a leitura. Eu tenho que comprar o livro, todo mundo fala que a autora é fantastica. Sua resenha está bem legal, continue assim :D!

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Realmente, foi um livro muito citado pela blogosfera, várias resenhas positivas. Esse livro nunca me chamou a atenção, mesmo com muitas críticas positivas. Quem sabe um dia eu pego pra ler.
    Beijos,
    Blog ABCD dos Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem!?
    Sempre quis ler algo da gillian, mas o engraçado que não tinha lido nenhuma resenha que ressaltasse essa coisa da autora ser descritiva demais e se tem algo que me irrita são essas infinitas descrições que não nos deixa imaginar como a gente quer!! Ponto negativo!
    Mas, ai vem a construção do personagem e saber que ela é boa nisso me deixa animada de novo. Deve ser por isso que sempre fico na dúvida de ler algo da Gillian!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?
    Eu tenho o livro aqui, mas ainda não li. Eu comprei depois de ter visto o filme, que achei incrível! Sério mesmo. Sei que deve haver diferenças entre o filme e o livro, mas o filme é muito bom. Acredito que está no lado das boas adaptações!
    Adorei a sua resenha, vou ver se leio este livro mês que vem :D Tenho certeza de que também irei ficar mudando a minha torcida.
    Bjs

    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ei, tudo bem?
    Até hoje só li um conto da autora, e já achei a escrita dela genial. O modo como ela constrói os personagens, o quanto ela mexe com a nossa cabeça, tudo isso é incrível. Esse ano quero ler todos os livros lançados dela, porque tenho certeza de que vou gostar bastante.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  21. Olá

    Nunca li nada da autora,era uma meta do ano passado e até agora nada,gostei da resenha, vou ver se finalmente consigo ler esse ano.

    Bjss

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu não tenho vontade de ler esse livro. Pois já vi várias resenhas dizendo que a leitura só é boa do meio pra frente. Eu vi o filme e achei meio sem pé nem cabeça. Pra quem gosta desse tipo de leitura é bom, mas eu não me animei para ler.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi!! Tudo bem?
    Então nunca li esse livro, mas já vi o trailer do filme, quis assistir, mas acabei deixando para lá. Adoro livros que tenho personagens bem feitos sabe, gosto q tb tenham boa descrição das coisas e que a história flua na medida certa.
    N sei, mas nunca pensei em lê-lo! Ótima resenha, parabéns querida! 😊
    Beijos, Maria Clara Vieira.
    nasnuvenscmc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi!! Tudo bem?
    Então nunca li esse livro, mas já vi o trailer do filme, quis assistir, mas acabei deixando para lá. Adoro livros que tenho personagens bem feitos sabe, gosto q tb tenham boa descrição das coisas e que a história flua na medida certa.
    N sei, mas nunca pensei em lê-lo! Ótima resenha, parabéns querida! 😊
    Beijos, Maria Clara Vieira.
    nasnuvenscmc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!